Vegetti deve ir para o banco de reservas? Veja opiniões de comentaristas 

O atacante Vegetti enfrenta sua maior seca de gols no Vasco da Gama e tem sua titularidade questionada por torcedores.

Vegetti em Vasco x Internacional
Vegetti em Vasco x Internacional (Foto: Alexandre Durão)

Vegetti vive sua fase mais contestada desde sua chegada ao Vasco. O atacante não marca há sete jogos e enfrenta sua maior seca de gols no clube carioca. ,A cada jogo, um questionamento vem à tona: chegou a hora do argentino ir para o banco de reservas?

Ao longo deste período sem gols de Vegetti, Fernando Diniz é rotineiramente questionado nas coletivas de imprensa sobre a presença do atacante argentino no time titular. A resposta normalmente indica o papel importante no ponto de vista tático para a equipe e a esperança de que o retorno ao caminho dos gols saia naturalmente.

Na última coletiva, porém, o treinador do Vasco falou sobre “respeitar o momento de todo mundo”, ao explicar a escolha pela entrada de Andrés Gómez no lugar de Vegetti ainda no intervalo, no triunfo por 4 a 3 diante do Vitória, na última rodada do Brasileirão.

Ramon Motta

“Primeiramente, eu acho que esse movimento de que o Vegetti não serve mais, para mim, não existe. O Vegetti foi, é e vai continuar sendo importante para o elenco do Vasco. A liderança que ele tem dentro do vestiário poucos têm ou pode ser o único que tenha dentro daquele vestiário. Porém, o momento dele não é boa. Isso é normal, todo atleta passa por essas fases, por essa gangorra de fases boas e ruins.

Mas o jogo em si que o Diniz já implementou no elenco, um jogo mais de mais associação, de mais ataque ao espaço, de velocidade. E não é característica dele entregar esse tipo de jogo. Eu discordo quando falam que o Vegetti não ajuda na marcação. Pelo contrário. O Vegetti se mata de marcar, ajuda muito. Mas, realmente, quando tem que desenvolver um jogo mais elaborado com os pés, não é característica dele.

Eu acho que, hoje, sim depois da janela de verão europeu do meio do ano, o Vasco conseguiu boas peças e pode ter o Rayan sendo esse falso nove ali. Ele tem potência, altura para conseguir fazer gols de cabeça, como fez um antes do último jogo agora e quase fez o segundo de cabeça no início do segundo tempo contra o Vitória. É um jogador que ataca espaço, tem um jogo elaborado associado com os pés, finaliza muito bem, é potente, veloz e pode entregar o Vasco, hoje, mais do que o Vegetti entrega. Então, sem se desfazer do Vegetti, que pode te entregar uma estratégia diferente, eu acho sim que ele tem que ir para o banco”.

Cabral Neto

“Vegetti está na contramão da força ofensiva do Vasco. Enquanto o time melhorou seu desempenho no ataque, desde a chegada de Fernando Diniz, o rendimento dele caiu na mesmo proporção.

Não há dúvida de sua dedicação em campo, a forma como contribui na marcação e sua boa utilidade em jogadas de bola parada defensiva, mas essas virtudes, hoje, não estão compensando sua baixa participação na frente e os poucos gols que marcou recentemente.

Já são sete jogos sem balançar as redes e seus últimos três gols foram de pênalti, já são mais de dois meses sem um gol sequer com a bola rolando. Nem mesmo sua costumeira imposição no jogo aéreo tem aparecido. Claro que é preciso considerar sua história no clube e sua imensa potencialidade, ele não é um centroavante comum e já foi, por muito tempo, a única solução ofensiva do Vasco.

Eu acredito que Diniz precisa encontrar uma outra solução e deixar Vegetti no banco, não para escantear o atleta, mas para recuperá-lo. O time já teve a necessidade de jogar em função dele, hoje não mais e é preciso saber aproveitar esse momento. Vários atacantes do Vasco estão respondendo bem em campo e merecendo mais oportunidades.

Vegetti deixou de ser protagonista da equipe há várias rodadas e não dá pra encobrir esse fato apenas por respeito ao seu histórico no clube. É preciso pensar de forma objetiva, o Vasco atual é o Vasco de Rayan, de Philippe Coutinho e Nuno, além de David e Andrés Gomez.

Há boas opções na equipe. Nesse momento há vida no ataque vascaíno sem Vegetti, aliás há mais vida no ataque vascaíno sem Vegetti. O centroavante vai seguir sendo ídolo da torcida e não precisa sumir dos jogos. Certamente ele pode ser muito útil ao longo da competição, não mais como titular, mas como uma possibilidade de acréscimo ao longo das partidas.

Com o passar do tempo e a possibilidade de recuperação do atleta, a retomada da titularidade poderá acontecer de forma natural.

Pedro Moreno

É inegável a queda abrupta de rendimento de Vegetti. E, com o acréscimo de qualidade do elenco na última janela, é normal se pensar em alternativas para que o time seja mais móvel e mais eficiente também no ataque. Num primeiro momento, a saída de Vegetti acaba provocando a mudança de posicionamento de Rayan, melhor jogador do time nesse momento, vindo pra uma faixa mais central do ataque. Porém, diferentemente do primeiro semestre, hoje o Vasco tem outras opções de lado, como David, Nuno e Andrés Gómez.

Além disso, você tem nomes surgindo como GB, e até Matheus França, que também pode agregar ao setor ofensivo. Embora, no alto dos seus 36 anos, se entregue demais na parte física e seja um exímio finalizador, sobretudo pelo alto, é de conhecimento geral as limitações técnicas que Vegetti possui com a bola no chão, em termos de associação e aceleração na troca de passes com os companheiros, ponto forte do jogo de Diniz. Então, se nesse momento, ele não está conseguindo entregar o ponto de maior contribuição do seu jogo, é justo que o treinador procure alternativas. E isso não faz com que ele deixe de ser uma grande referência e liderança do elenco cruzmaltino.”

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Pablo Vegetti
Comente

Veja também
Saiba detalhes do interesse do Vasco em Luciano, do São Paulo

Vasco da Gama estaria de olho no atacante Luciano, que defende o São Paulo e tem contrato com o Clube até o final de 2026.

Vasco mira vitórias e deixa cálculos do Brasileiro em 2º plano

Em 11º lugar no Brasileiro, Vasco da Gama quer somar o maior número de pontos possíveis até o final do campeonato.

Gabriel Pec chega ao 31º gol pelo LA Galaxy e Vasco receberá valor milionário

Cria do Vasco da Gama, Gabriel Pec atingiu mais uma meta com a camisa do LA Galaxy e colocou mais dinheiro nos cofres do Gigante da Colina.

Rayan trilha passos de Adriano Imperador e semelhança rende comparações

Atacante revelado no Vasco da Gama, Rayan vive grande fase e vem sendo apontado como novo Adriano Imperador.

Paulinho vive gangorra de emoções em período da Data Fifa

Paulinho teria sua primeira chance como titular no Vasco, mas sofreu lesão e vira terceiro caso cirúrgico do Vasco no ano.

Torcedora mirim Giovana explica seu amor pelo Vasco

Giovana Antunes, torcedora mirim do Vasco da Gama, ganhou popularidade nas redes sociais ao comentar os jogos do time.

Vasco se despede da Liga Sul-Americana de Basquete

O Vasco se despediu do Sul-Americano de Basquete, disputado em Sucre, na Bolívia, com vitória diante do Motilones del Norte.

Radialista e vascaíno Áureo Ameno morre aos 92 anos; Vasco lamenta

Aos 92 anos, o jornalista Áureo Ameno, ilustre vascaíno, morreu neste sábado devido a complicações em tratamento renal.

Saiba quem são os maiores jogadores revelados pelo Vasco

Conheça os sete maiores jogadores revelados pelo Vasco da Gama, que marcou seu nome na história do futebol.

Campeão! Vasco empata com o Bangu e conquista a Taça Guanabara Sub-20

Com gol de Léo Jacó, Vasco da Gama fica no empate com o Bangu por 1×1 e conquista o tetra da Taça Guanabara Sub-20.