Vegetti completa 100 jogos pelo Vasco sendo referência do time
Aos 36 anos, o atacante Vegetti irá completar 100 jogos com a camisa do Vasco da Gama na partida contra o Puerto Cabello.

Nesta quarta-feira (7), contra o Puerto Cabello, o centroavante Pablo Vegetti irá completar 100 jogos com a camisa do Vasco da Gama. Ídolo da torcida e artilheiro do clube, o argentino de 36 anos alcança a marca centenária em meio a um momento que não é dos melhores para o time. Mas o carinho dos vascaínos pelo camisa 99 supera até a má fase da equipe, da qual o atacante é o capitão. Sua chegada, há quase dois anos, marcou um ponto de virada para o time.
Vegetti estreou em julho de 2023, recém-chegado do Belgrano, da Argentina. Muito identificado com o clube de seu país, o atacante logo começou a brilhar pelo Vasco. Tanto é que seus gols importantes foram decisivos na luta contra o rebaixamento à Série B do Brasileirão. Se chamou atenção positivamente em seu primeiro (meio) ano no clube, o argentino brilhou mais ainda na temporada seguinte, quando foi artilheiro da Copa do Brasil. Em 2025, esteve entre os goleadores do Campeonato Carioca.
Se ainda não conquistou títulos – o que o próprio Vegetti considera uma lacuna a preencher com a camisa do Vasco -, o centroavante é querido pelos torcedores, que até já lhe brindaram com uma bandeira com sua imagem. Titular absoluto, o argentino já é o segundo maior artilheiro estrangeiro do clube. Aliás, falando em artilharia, Vegetti é o maior goleador não-brasileiro do Século XXI com a Cruz de Malta.
Estreia explosiva
Contra o Grêmio, fez seu primeiro jogo pelo Vasco. Entrou no segundo tempo, na vaga do paraguaio Sebastián Ferreira. Num São Januário vazio, por causa de uma punição, ele fez o gol da vitória, por 1 a 0, aos 35 minutos do segundo tempo, ajudando no começo de uma arrancada histórica para evitar o rebaixamento.
Decisivo no clássico
Vegetti jogou seu primeiro clássico pelo Vasco diante do Fluminense. Foi também o primeiro gol do centroavante diante da torcida vascaína no Rio. A importante virada, por 4 a 2, viu não só um tento do argentino, mas também um passe para um dos gols. De fato, Vegetti se tornou nome iluminado contra os tricolores, contra os quais já marcou três vezes.
Classificação dramática
Diante do Fortaleza, pela Copa do Brasil de 2024, o jogo foi dramático, com dois gols de Vegetti – um de pênalti e outro com bola rolando. Apesar do empate em 3 a 3, o argentino não se fez de rogado nos pênaltis, acertando sua cobrança e, com a ajuda de uma defesa de Léo Jardim, assegurou a classificação para as quartas de final.
Garantindo a vaga
Mais à frente, na mesma Copa do Brasil, Vegetti salvou o Vasco contra o Athletico-PR. Fora de casa, ele marcou um gol na derrota por 2 a 1, resultado que levou a decisão para os pênaltis: sem ele, o Cruzmaltino teria sido eliminado. Nas penalidades, filme repetido em relação ao jogo anterior: Jardim defendeu uma cobrança e Vegetti marcou, desta vez, o gol da vitória nos penais.
Cinco gols em quatro jogos
O início de Vegetti na temporada de 2025 foi espetacular, com cinco gols em apenas quatro jogos. Na altura, anotou diante de Madureira, Portuguesa (2) e Volta Redonda (2), sempre no Campeonato Carioca. Aliás, o argentino terminou o Estadual como artilheiro, com seis gols. Dessa forma, repetiu a dose da Copa do Brasil anterior, na qual foi goleador máximo, com sete tentos.
‘Bis’ já veio quatro vezes
Neste ano, Vegetti marcou dois gols em mais duas oportunidades, além do Estadual: contra Melgar e Sport. Se ainda está devendo um ‘hat-trick’ desde que chegou ao clube, ele já desponta com incríveis 47 gols em menos de dois anos. Números raramente igualados pelos atacantes do futebol brasileiro dos tempos atuais.
Fonte: Itatiaia