Vasco x Nacional: duelo do navegador português com o militar José Art

Lendas da História mundial inspiraram o Vasco e o Nacional nesta quinta, às 21h50, no Estádio Parque Central, em Montevidéo.

Em termos de objetivos, o jogo entre Vasco e Nacional (URU), nesta quinta, às 21h50 (horário de Brasília), no Estádio Parque Central, em Montevidéo (URU), não tem grandes apelos. No quesito histórico, porém, o confronto é rico em detalhes, e as origens dos clubes fazem os estudiosos voltarem no tempo.

O Gigante da Colina, por exemplo, foi batizado como Vasco da Gama, nome do navegador português que descobriu o caminho para as Índias. Já o Nacional foi totalmente inspirado em José Artigas, militar que virou heroi do país por lutar pela independência do Uruguai contra os espanhois e os próprios lusitanos.

Grande parte desta inspiração dos hermanos está no terreno onde os jogadores pisarão com suas chuteiras hoje. Foi lá, antes da construção do Parque Central, que ocorreu a assembleia “Quinta de la Paraguaya”, onde Artigas foi nomeado Chefe dos Orientais (como era chamada a população que habitava a margem oriental do Rio Uruguai).

Comandante da nau cruz-maltina, o técnico Cristovão Borges quer desbravar a liderança do Grupo 5, e aguarda um Nacional lutando pela honra, assim como fez sua grande fonte de inspiração.

– Eles jogarão uma partida em que não vão buscar nada em termos de classificação, mas vão buscar a vitória para dar uma satisfação à sua torcida.

O Vasco tem baixas importantes na sua tropa, como Juninho e Felipe. Já o Nacional levará ao “front” os reservas. Em jogo, para o Gigante da Colina, está uma liderança que poderá levá-lo a decidir partidas em casa na fase do mata-mata.

Na capital uruguaia, a caravela cruz-maltina passa por um capítulo a mais na rota traçada para conquistar a América novamente.

AS INSPIRAÇÕES

Vasco da Gama e o Clube de Regatas Vasco da Gama

Foi fundado em 21 de Agosto de 1898 por um grupo de remadores que, inspirados nas celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, batizaram-o com o nome do navegador português.

Nacional e José Artigas

No terreno onde atualmente se localiza o Parque Central, José Artigas foi nomeado Chefe dos Orientais, em 1811. O reflexo disso foi a inspiração no nome do clube, no escudo e uniforme, que leva as cores da bandeira de Artigas.

O lado social

O Vasco se orgulha de ter aceitado negros e pobres num período em que o futebol era um esporte elitizado. Desta forma, quebrou barreiras e mudou o cenário da questão no Brasil.

O Nacional orgulha-se de ter sido o primeiro clube das Américas fundado por jogadores nascidos no continente. O Peñarol, seu rival, surgiu de uma fábrica britânica.

lancenet

Comente

Veja também
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.

CBF define árbitro do 2º jogo entre Vasco e Atlético-MG pela semifinal da Copa do Brasil

Vasco e Atlético-MG se enfrentam no dia 19, às 18h30min, em São Januário, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.

Membros da banda Living Colour ganham camisas do Vasco

Conhecida por romper barreiras no rock and roll e ter todos os integrantes negros, a banda Living Colour ganha camisa do Vasco da Gama.

Sair da versão mobile