Vasco x Grêmio marca o reencontro entre Ramon e Renato Gaúcho
Ramon Menezes foi comandado por Renato Gaúcho em 2006 no Vasco da Gama; relação entre os dois terminou conturbada.
A partida entre Vasco da Gama e Grêmio, no próximo domingo (23), às 16h, em São Januário, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcará o reencontro entre Ramon Menezes, atual técnico do Gigante da Colina, e Renato Gaúcho, que desde 2016 comanda o Tricolor gaúcho.
O atual comandante cruzmaltino foi treinado por Renato Gaúcho durante sua passagem pelo Vasco em 2006, ano em que o time de São Januário foi vice-campeão da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro na 6ª colocação, deixando escapar na última rodada a classificação à Libertadores de 2007.
Embora a referida temporada tenha sido uma das melhores do Vasco no século 21, a relação entre os dois esteve longe de ser tranquila. À época com 34 anos, Ramon, mesmo tendo sido titular e capitão da equipe em boa parte do ano, acabou deixando o Clube no início de 2007 acusando Renato Gaúcho como o principal responsável por sua saída.
– Deixo claro que estou saindo exclusivamente por causa do treinador. O ano passado já foi muito desgastante. O treinador estava me substituindo em todos os jogos, independentemente se eu estava bem ou não. É direito do treinador trocar quem quiser, mas não como estava acontecendo – disse Ramon, na ocasião, ao portal Terra.
Renato Gaúcho, por sua vez, ainda sem o status de treinador renomado que veio a ter anos depois, sendo campeão da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017 pelo próprio Grêmio, preferiu pôr panos quentes no assunto.
– Se cada jogador que sair de um clube resolver culpar o treinador, não precisa ter mais treinador em nenhum clube. Não vou polemizar em torno do assunto, não preciso dar resposta a ninguém. Ele tem o direito de falar o que quiser, mas tem que lembrar que foi titular o ano inteiro e quase sempre como capitão – disse, à época, ao Jornal de Brasília.
A temporada de 2006 acabou sendo a última de Ramon com a camisa do Vasco como jogador. Antes dela, ele havia jogado em 2002, quando fez boa dupla com Petkovic no meio de campo cruzmaltino, e entre 1996 e 2000, período em que foi campeão brasileiro (1997), carioca (1998), da Libertadores (1998) e do Torneio Rio-São Paulo (1999).
Já Renato Gaúcho, que nunca atuou como jogador pelo Vasco, como treinador cruzmaltino, além da passagem entre 2005 e 2007, esteve no Clube também na reta final de 2008, quando acabou não conseguindo evitar o primeiro rebaixamento cruzmaltino à Série B.
Obs.: reprodução não permitida.