Vasco x Fluminense fazem clássico em reencontro de treinadores e clubes

Fernando Diniz e Renato Gaúcho têm semelhanças dentro e fora de campo e voltam ao comando de Vasco e Fluminense.

Renato Gaúcho e Fernando Diniz, técnicos de Fluminense e Vasco
Renato Gaúcho e Fernando Diniz, técnicos de Fluminense e Vasco (Foto: Reprodução/Extra)

Técnicos icônicos do futebol nacional, Renato Gaúcho e Fernando Diniz medem forças no clássico entre Fluminense e Vasco, hoje, às 18h30, no Maracanã, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar dos contextos distintos em cada clube, ambos carregam semelhanças dentro e fora de campo que os levaram de volta ao comando de um time no Rio de Janeiro. Se o primeiro carrega toda a mística da idolatria como ex-jogador tricolor, o segundo reencontra, desta vez como rival, a equipe com a qual fez história ao conquistar a Libertadores de 2023.

Renato leva vantagem no retrospecto: só perdeu uma vez para Diniz, (cinco vitórias e quatro empates). Por coincidências do mercado da bola, os treinadores poderiam perfeitamente estar em lados opostos no confronto. Ao deixar o Grêmio após três temporadas consecutivas, Renato virou o plano A do presidente Pedrinho para iniciar 2025, mas recusou a proposta cruz-maltina — onde teve duas passagens (2005 e 2008) — para “descansar a cabeça e curtir com a família” após um ano conturbado em razão das enchentes no Rio Grande do Sul. Já Diniz, que deixou o Cruzeiro ainda em janeiro, voltou a ter seu nome ventilado em Laranjeiras com a demissão de Mano Menezes no fim de março.

Os técnicos foram contratados para recolocar suas respectivas equipes no caminho do protagonismo, rompendo com os estilos mais defensivistas dos técnicos anteriores, Mano Menezes (Flu) e Fábio Carille (Vasco). Diante de trabalhos que se tornaram praticamente insustentáveis pela insatisfação das torcidas, os novos comandantes assumiram a missão de recuperar times que podiam render mais do que vinham apresentando na temporada. Entre as características que os credenciaram para tais cargos, destacam-se a capacidade de energizar o ambiente do clube e a identificação com o torcedor — elementos percebidos logo de início, embora, agora, os dois vivam estágios distintos de seus projetos.

Com direito ao “Rap do Renato” no anúncio oficial, o autor do emblemático gol de barriga na final do Carioca de 1995 começou com o pé direito e conseguiu mudar o astral da equipe com quatro vitórias consecutivas e seis jogos de invencibilidade. Em meio a um calendário recheado de partidas, mas com poucos treinamentos, o desempenho do time, por sua vez, não escapou das vaias da torcida em um recorte recente — são dois jogos sem vencer no Brasileiro —, o que já traz instabilidades a uma relação que, até então, parecia difícil de estremecer.

Mesmo estreando com derrota para o Lanús-ARG na Sul-Americana, Diniz já teve seu nome gritado pela torcida após uma vitória contundente por 3 a 0 sobre o Fortaleza, pelo Brasileiro, em sua estreia em São Januário. Antes, com Carille, nem os três pontos eram suficientes para conter as reclamações sobre o desempenho da equipe. Agora, o torcedor espera saborear mais resultados positivos com o bordão “Vitória, Vasco”, de Diniz.

Vitória que não veio e quase complicou o Vasco na Copa do Brasil, que precisou dos pênaltis para avançar após empate com o Operário-PR, na terça-feira. Após superar o primeiro susto no comando cruz-maltino, o técnico, em discurso no vestiário após o jogo, já mirava o reencontro com seu ex-clube: “Vamos descansar. Acabou. Sábado é final contra o Fluminense”.

Desfalque e novidades

Diniz não poderá contar com Philippe Coutinho, expulso contra o Fortaleza. Uma das alternativas é escalar Nuno Moreira mais centralizado, o que deixaria uma vaga em aberto no lado esquerdo do ataque. Loide Augusto e Adson aparecem como os substitutos mais prováveis, enquanto Alex Teixeira, Garré, Paulinho e Zuccarello também podem exercer a função. Payet seria o substituto ideal, mas o francês está em fase final de recuperação de uma lesão no joelho direito. Há ainda a possibilidade de Tchê Tchê atuar mais avançado, formando uma trinca de volantes na ausência do camisa 11.

Do lado tricolor, Keno e Lima devem ser novidades para o clássico. O atacante, que já teve boas atuações sob o comando de Renato, foi poupado dos últimos dois jogos para controle de carga; já o meia, que não joga desde o dia 3 de maio, contra o Sport, estava em transição para os trabalhos em grupo após contusão na coxa direita, segundo a última atualização do clube. Preservado diante da Aparecidense, a tendência é que o zagueiro Freytes volte a ser relacionado. Sem sair do banco no jogo da Copa do Brasil, Thiago Silva volta ao time titular.

Fonte: Extra

Mais sobre:Fluminense
Comente

Veja também
Veja quais jogadores têm mais chance de fazer gol em Fluminense x Vasco

O Vasco da Gama enfrenta o Fluminense neste sábado e deposita todas as fichas em Vegetti para balançar a rede.

Renato Gaúcho critica estilo de jogo de Fernando Diniz

Renato Gaúcho já deixou bem claro que não concorda com o estilo de Fernando Diniz, ambos duelam neste sábado.

Verônica Coutinho projeta reta final do Vasco na fase de grupos do Brasileiro

Verônica Coutinho projetou os dois jogos decisivos que definirão o futuro do Vasco no Brasileiro nessa temporada.

Diniz enfrenta o Fluminense pela 1ª vez no comando do Vasco e agita clássico

Fernando Diniz enfrenta o Fluminense pela primeira vez no comando do Vasco da Gama e busca a vitória neste sábado.

IA crava resultado do clássico Fluminense x Vasco

Fluminense e Vasco da Gama se enfrentam neste sábado, no Maracanã, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Diniz terá grande desafio no reencontro com o Fluminense

Fernando Diniz liga alerta para desempenho do Vasco sem Coutinho e busca sua 1ª vitória contra Fluminense após saída.

Olho no rival! Escalação do Fluminense contra o Vasco

Confira a escalação do Fluminense para o jogo contra o Vasco da Gama neste sábado no maracanã, pelo Brasileiro.

Vasco enfrenta o Fluminense neste sábado no Maracanã, pelo Brasileiro

O clássico entre Vasco e Fluminense será a partir das 18h30min deste sábado, válido pela 10ª rodada do Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Fluminense

Confira a escalação do Vasco da Gama contra o Fluminense na partida deste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Veja as respostas de Pedrinho a Vitor Roma no processo movido pelo ex-VP

O ex-vice-presidente de de marketing, Vitor Roma, interpelou Pedrinho na Justiça e o presidente do Vasco da Gama o respondeu.