Vasco x Bahia ganha tom de confronto direto no Brasileiro

Vasco da Gama e Bahia superam campanha de 2023, mudam roteiro no Brasileiro e lutam por vaga na Libertadores.

Léo em campo contra o Bahia
Léo em campo contra o Bahia (Foto: André Durão/GE)

Adversários nesta segunda-feira, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, Vasco e Bahia têm mais em comum do que a recente venda de suas Sociedades Anônimas de Futebol (SAF). Os dois clubes viveram roteiros semelhantes nos últimos anos, com alto investimento, briga contra o rebaixamento em 2023 e dias mais tranquilos na atual temporada.

No ano passado, Bahia e Vasco confirmaram a permanência na elite do futebol brasileiro apenas na última rodada, já no mês de dezembro. Quase um ano depois, as equipes se encontram na reta final de um Brasileirão bem mais tranquilo, com alvinegros e tricolores no G-10 e de olho em vaga na Libertadores para 2025.

Como chegam os times

O Vasco oscilou ao longo do Campeonato Brasileiro, mas esteve longe de repetir o sofrimento de 2023. O Cruz-Maltino terminou três rodadas na zona de rebaixamento, todas no primeiro turno. E em outras onze oportunidades esteve entre os dez primeiros colocados.

Em campo, o Vasco teve as suas dificuldades, com as demissões de Ramón Díaz e Álvaro Pacheco no primeiro semestre, mas vive maior calmaria desde que Rafael Paiva assumiu o time, que chegou às semifinais da Copa do Brasil.

Os momentos de maior turbulência do clube carioca no ano foram fora de campo. Em maio, a 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro tirou o clube das mãos da 777 Partners. Desde então há um litígio entre as partes, e o Cruz-Maltino busca por um novo comprador para a SAF.

Já o Bahia conquistou uma campanha ainda mais segura dentro de campo, sem qualquer problema com a zona de rebaixamento desde o início do Brasileiro. O Tricolor passou 27 das 30 rodadas disputadas até agora entre os sete primeiros colocados e chegou a frequentar o G-4 do Brasileirão.

A campanha mais segura do Bahia dentro de campo é reflexo de um time que passou por menos turbulências dentro e fora das quatro linhas. Desde o fim do ano passado o Tricolor é comandado por Rogério Ceni, que conseguiu implementar sua filosofia no clube.

E o jogo entre as equipes, nesta segunda-feira, ganhou um tom de confronto direto depois da vitória do Vasco sobre o Cuiabá, na última sexta-feira. Em sétimo lugar, o Tricolor tem seis pontos a mais que o clube carioca, que está em 10º.

Vasco e Bahia se enfrentam às 21h desta segunda-feira (horário de Brasília), em São Januário. Enquanto a partida não começa, use o simulador do ge para projetar a reta final do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Jean David sofre para se firmar no Vasco e Paiva pede paciência

O chileno Jean David ganha chances, mas ainda não conseguiu se firmar no Vasco da Gama, mesmo com desfalques na posição.

Vasco busca sequência positiva por vaga em competição internacional

Após vencer o Cuiabá e chegar aos 40 pontos, o Vasco da Gama busca vitória contra o Bahia para conquistar vaga em competição internacional.

Camisa do Vasco é a 18ª mais cara do futebol brasileiro

No levantamento entre equipes da Série A e B do Campeonato Brasileiro, a camisa do Vasco da Gama é a 18ª mais cara.

Rafael Paiva tem o 7º melhor aproveitamento no Campeonato Brasileiro

Com um trabalho sólido no Vasco da Gama, Rafael Paiva é o sétimo técnico com melhor aproveitamento no Campeonato Brasileiro.

Vasco voltará a jogar sem Vegetti; relembre como foi o último jogo sem o atacante

Suspenso, Vegetti é desfalque do Vasco da Gama para o duelo contra o Bahia; relembre como foi o último jogo sem o argentino.

Sair da versão mobile