Vasco volta à Sul-Americana em busca de título inédito; veja participações

Vasco da Gama irá disputar a Copa Sul-Americana após terminar o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação, com 50 pontos.

Vasco x Atlético-MG em São Januário
Vasco x Atlético-MG em São Januário (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Ao terminar o Brasileirão em décimo, o Vasco se garantiu na Copa Sul-Americana 2025, competição que não disputa desde 2020. E que, aliás, o Cruz-Maltino jamais venceu em 23 edições (disputou sete vezes).

Assim, este é um dos poucos troféus que faltam à vasta galeria do Vasco, composta por três títulos Sul-Americanos. O clube da Cruz de Malta fez história ao tornar-se o primeiro campeão continental do mundo ao vencer o Sul-Americano de Clubes em 1948, ano de seu cinquentenário. O torneio é considerado pela própria Conmebol como o precursor da Libertadores.

50 anos depois, no centenário, o Vasco voltou a ser campeão sul-americano. Bateu o Barcelona de Guayaquil (EQU) por 4 a 1 (agregado) e venceu a Libertadores pela primeira vez, em 1998. Na ocasião, o time eliminou os três campeões anteriores nas fase de mata-mata. O Cruzeiro (campeão de 97, nas oitavas); o Grêmio (campeão de 95, nas quartas) e River Plate (campeão de 96, na semi), em uma das mais emblemáticas campanhas brasileiras na competição.

Dois anos mais tarde, o Vasco venceu a extinta Copa Mercosul, em 2000. Foi na penúltima edição do torneio, contra o Palmeiras, em final épica no Palestra Itália (antigo estádio do Verdão). Após sair perdendo por 3 a 0 no intervalo, o Gigante da Colina – que contava com uma Seleção em campo – virou para 4 a 3, sagrando-se tricampeão sul-americano na conhecida “Virada do Milênio”.

Mas e a história do Vasco na Sul-Americana?

A Copa Sul-Americana foi instaurada em 2002, mas não substitui exatamente a Mercosul: são competições diferentes. Apesar de ter 11 finalistas brasileiros, somente quatro brasucas venceram a ‘Sula’, como é apelidada. Athletico (em 2018 e 2021), São Paulo (em 2012), Chapecoense (em 2016) e Inter (em 2008). Fluminense, Flamengo, Cruzeiro, Fortaleza, Goiás, Ponte Preta, e Red Bull Bragantino bateram na trave e ficaram com o vice.

O Vasco vai, então, para sua oitava participação no certame. Disputou em 2003, 2006, 2007, 2008, 2011, 2018, e 2020. Sua melhor aparição foi em 2011, quando terminou em terceiro, eliminado na semifinal para o futuro campeão Universidad de Chile (CHL). Para chegar lá, avançou de maneira épica por Palmeiras, Aurora (BOL) e Universitario (PER), com direito a goleadas por 8 a 3 e 5 a 2 no caminho.

Desde então, a melhor participação foi exatamente a última, em 2020, quando chegou às oitavas de final. Na ocasião, perdeu por 2 a 1 (agregado) para o Defensa y Justicia (ARG), à época treinado por Hernán Crespo, e que viria conquistar o torneio de maneira inédita.

E em 2025?

O Vasco volta, então, à Sul-Americana em 2025, onde largará na fase de grupos, assim como todos os outros brasileiros classificados via Brasileirão. O sorteio ocorrerá apenas no dia 19 de março, com os jogos dentro das chaves começando em 4 de abril.

  • 2003 – eliminado na fase de grupos
  • 2006 – eliminado na fase preliminar pelo Corinthians
  • 2007 – eliminado nas quartas pelo América (MEX)
  • 2008 – eliminado na primeira fase pelo Palmeiras
  • 2011 – eliminado na semifinal pelo Universidad de Chile (CHL)
  • 2018 – eliminado na segunda fase pela LDU (EQU)
  • 2020 – eliminado nas oitavas de final pelo Defensa y Justicia (ARG)

Fonte: Jogada 10

1 comentário
  • Responder

    Verdade, ainda não temos a Sul Americana, o título que nós ganhamos contra o Palmeiras, na histórica virada por 4 a 3 foi pela MERCOSUL

Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.