Vasco volta à Argentina, país que faz parte dos últimos títulos internacionais do Clube

O Vasco da Gama volta à Argentina, país que fez parte dos capítulos importantes nos últimos títulos internacionais do Clube.

Vasco goleou o River Plate em 2000
Vasco goleou o River Plate em 2000 (Foto: Acervo do jornal O Globo)

Após mais de dois anos e com desfalques importantes por conta de Covid-19, o Vasco volta à Argentina, dessa vez para enfrentar o Defensa Y Justiça, nesta quinta, pelas oitavas da Copa Sul-Americana. O país fez parte do roteiro e teve capítulos importantes nas últimas conquistas internacionais do clube. E é num passado nem tão distante, mas que deixa saudade no torcedor vascaíno, que o time de Sá Pinto busca inspiração para voltar a voar alto em torneios internacionais.

Já se passaram duas décadas do último título internacional do Vasco: a Copa Mercosul, em 2020. Quando se fala naquela conquista, logo vem à mente a virada épica sobre o Palmeiras, por 4 a 3, na decisão. Menos lembrada, mas certamente marcante, foi a semifinal diante do River Plate, quando o Vasco goleou por 4 a 1, no Monumental de Nuñez.

Esse jogo completou 20 anos no domingo (22). Eram outros tempos, o Vasco era uma máquina dentro de campo, formou a base da Seleção um mês antes, diante da Venezuela e, além da Mercosul, faturou o Campeonato Brasileiro poucas semanas depois.

Embalado por uma classificação contra o Flamengo nos últimos minutos na fase anterior, o River entrou em campo com nomes badalados, como Eduardo Coudet (ele mesmo, ex- técnico do Inter), Pablo Aimar, Ortega e Saviola. Os vascaínos, no entanto, não ficavam atrás, com craques como Romario, Pedrinho, Juninho Paulista, Juninho Pernambucano, Mauro Galvão, entre outros.

O Vasco abriu 4 a 0, com gols de Romário, Junior Baiano, Juninho Paulista e Pedrinho. Saviola descontou no fim. No jogo de volta, uma semana depois, em São Januário, uma vitória mais modesta, por 1 a 0, ratificou a presença do time carioca na decisão contra o Palmeiras. Juninho Paulista, aproveitando passe de Euller, fez o único gol da partida.

Juninho cala o Monumental

Dois anos antes, na penúltima conquista internacional do Vasco, o empate por 1 a 1 com o River Plate em Buenos Aires, pela semifinal da Libertadores, marcou a trajetória do título mais expressivo do clube.

Para a maioria dos torcedores vascaínos, aquele jogo foi mais importante do que a própria decisão da Libertadores, contra o Barcelona-EQU. A classificação na Argentina foi uma espécie de final antecipada, e o belo gol em cobrança de falta de Juninho Pernambucano virou música e é lembrado até hoje nas arquibancadas de São Januário: “Gol do Juninho, Monumental”.

Classificação nos pênaltis e goleadas

Nem só de boas lembranças, no entanto, vive o torcedor do Vasco em relação a jogos na Argentina. Após as atuações memoráveis contra o River Plate em 1998 e 2000, o time carioca passou por maus bocados no país, mas também teve o que comemorar.

O desmanche já era uma realidade no Vasco que marcou época entre 1997 e 2000, mas em 2001 o clube ainda contava com alguns craques. Tanto que o time conseguiu avançar às quartas da Libertadores. Pelo caminho, no entanto, encontrou o Boca Junior de Riquelme, sucumbiu com uma derrota por 3 a 0 na Bombonera e deu adeus ao sonho do bicampeonato.

Onze anos depois, em 2012, o Vasco retornou à Argentina para em outra fase de mata-mata da Libertadores. Após vencer o Lanús por 2 a 1 no Rio de Janeiro, pelas oitavas de final, o time comandado por Cristóvão Borges foi derrotado pelo mesmo placar no estádio La Fortaleza. Nos pênaltis, no entanto, o Vasco converteu todas suas cobranças com Felipe, Juninho, Carlos Alberto, Renato Silva e Alecsandro e avançou para a fase seguinte. Nas quartas de final, caiu para o Corinthians.

A última passagem pela Argentina não traz boas recordações. De volta à Libertadores em 2018, o time foi goleado por 4 a 0 pelo Racing, no estádio El Cilindro. O adversário, comandado por Lautaro Martínez – hoje astro da Inter de Milão – não tomou conhecimento da equipe comandada por Zé Ricardo. O resultado poderia ser ainda pior. Martín Silva defendeu duas cobranças de pênaltis e evitou uma goleada catastrófica.

Do atual elenco, Pikachu e Henrique estiveram em campo no El Cilindro. Fora da viagem por ter sido diagnosticado com Covid-19, Werley ficou no banco. Em 2018, o time argentino e o Cruzeiro avançaram de fase, e o Vasco ficou na terceira colocação, em um grupo que ainda contava com a Universidad de Chile.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Argentina
Comente

Veja também
Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.

Vasco pode confirmar saída de jogadores até esta sexta-feira

Janela extra da CBF para transferências de jogadores que tenham participado dos Estaduais se encerra nesta sexta-feira (11).

Advogada denuncia Payet por ameaça e agressão e pede medida protetiva

Larissa Ferrari, que teve um caso extraconjugal com o jogador do Vasco da Gama, procurou a polícia do Rio e do Paraná alegando que também foi vítima de violência psicológica.

Adversário na Copa do Brasil, Operário-PR traz boas lembranças ao Vasco

Vasco da Gama e Operário-PR fizeram uma partida tensa pelo Campeonato Brasileiro da Série B, no ano de 2022.

Acerto do Vasco para uso do Maracanã dependerá de calendário e gramado

Vasco da Gama ainda precisará conversar com Flamengo e Fluminense para viabilizar suas partidas no Maracanã.

Vasco tem sofrido com instabilidade de técnicos na era SAF; veja números

Atual treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille é mais um que está com o cargo ameaçado no comando do Cruzmaltino.

Vasco alega questões financeiras para mandar jogos no Maracanã

Vasco da Gama considerou a parte econômica para justificar escolha do Maracanã ao invés de São Januário no mando de algumas partidas.

Atacante do Sport projeta jogo com o Vasco e revela preocupação com Vegetti

Vasco da Gama e Sport se enfrentam neste sábado (12), em São Januário, pela terceira rodada do Brasileiro.

Vasco negocia amistoso contra clube alemão

Vasco da Gama conversa com a Bundesliga para jogar uma partida no Maracanã na época em que será disputado o Mundial de Clubes.