Vasco venceu a única final de Taça Guanabara contra o Fluminense

Vasco e Fluminense só se encontraram uma vez na decisão do torneio, e os cruz-maltinos ficaram com a taça.

Vasco e Fluminense fazem domingo no Engenhão a decisão da Taça Guanabara, no Engenhão. Os dois rivais só se encontraram uma vez na decisão do torneio, e os cruz-maltinos ficaram com a taça. Em 1994, no dia 3 de abril, o time de São Januário goleou o rival por 4 a 1 no Maracanã (confira no vídeo ao lado). Naquele mesmo ano, ainda conquistaria o único tricampeão estadual da sua história, ao vencer novamente a equipe das Laranjeiras, na última rodada do quadrangular final do Campeonato Carioca.

O lateral-direito Pimentel abriu o placar, aos 20 minutos do primeiro tempo. Apenas dois minutos depois, o atacante Valdir ampliou. Na etapa final, o Fluminense pareceu reagir. Logo no primeiro minuto, o centroavante Ézio descontou. Porém, o meia Yan fez o terceiro do time de São Januário aos 13. Valdir marcou o segundo na partida e fechou a goleada aos 25.

O título foi ainda a última conquista do atacante Dener, morto em acidente de carro na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, apenas 16 dias após a partida.

O Vasco soma 11 títulos da Taça Guanabara, tendo o Fluminense duas vezes como vice-campeão. No entanto, em 1987, a disputa era em turno único e pontos corridos, e não houve final. A forma de disputa era a mesma nos anos de 1985 e 1983, quando o Tricolor foi o campeão e o cruz-maltino acabou em segundo lugar. A equipe das Laranjeiras conta com oito conquistas da Taça.

Veja a ficha técnica daquela partida:

VASCO 4 x 1 FLUMINENSE

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Carlos Elias Pimentel
Gols: Pimentel, aos 20, Valdir, aos 22 do primeiro tempo; Ézio, a um minuto, Yan, aos 13, e Valdir, aos 25 do segundo tempo.

VASCO: Carlos Germano; Pimentel, Alexandre Torres, Ricardo Rocha (Jorge Luís) e Sidney (Cássio); Leandro Ávila, França, Yan e William; Valdir e Dener. Técnico: Jair Pereira.

FLUMINENSE: Ricardo Cruz; Alfinete, Luís Eduardo, Márcio Costa e Lira; Cláudio, Rogerinho, Wallace e Leonardo (Gallo); Mário Tilico e Ézio. Técnico: Delei.

globo esporte

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Saiba quais jogadores emprestados pelo Vasco podem retornar ao Clube em 2025

Vasco da Gama conta com 12 jogadores que estão defendendo as cores de outros times espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Reta final! Confira os últimos jogos do Vasco em São Januário antes da reforma

Previsão do Vasco da Gama é poder iniciar as obras de revitalização em São Januário imediatamente após o fim do Campeonato Brasileiro.

Sforza ou Cocão? Veja números dos volantes que brigam por vaga no Vasco

Jovens meias do Vasco da Gama, Sforza e Mateus Cocão tem se revesado no time titular comandado por Rafael Paiva.

Sem vencer há 6 jogos, Vasco vive maior jejum de vitórias na temporada

A última vitória do Vasco da Gama aconteceu no início de setembro, quando o Cruzmaltino venceu o Vitória por 1×0.

Presidente do Conselho Fiscal do Vasco explica ‘reservas’ da aprovação de contas de 2023

João Marcos Amorim, falou sobre a “aprovação com reservas” das contas de 2023, último ano de gestão do ex-presidente Jorge Salgado.

Sair da versão mobile