Vasco venceu maioria dos mata-matas contra o Botafogo nesta década

Vasco da Gama enfrenta o Botafogo pelas quartas de final da Copa do Brasil e tem vantagem nos mata-matas nesta década.

Jogadores do Vasco em São Januário
Jogadores do Vasco em São Januário (Foto: Matheus Lima/Vasco)

As quartas de final da Copa do Brasil terão um sabor especial para o Rio de Janeiro. Vasco e Botafogo irão protagonizar um dos dois clássicos desta fase — em Minas Gerais, Atlético-MG e Cruzeiro serão responsáveis pela rivalidade. Nos últimos 10 anos, as equipes se encontraram seis vezes em fases eliminatórias das competições, com quatro triunfos do cruz-maltino e dois do Glorioso.

O último encontro entre as equipes em um mata-mata foi na final da Taça Rio de 2021. No jogo de ida, o Botafogo venceu por 1 a 0 no Nilton Santos, e, na volta, o Vasco devolveu o placar em São Januário. Nos pênaltis, o cruz-maltino sagrou-se campeão por um placar de 3 a 0, graças às três defesas do goleiro Vanderlei.

Em 2020, as equipes também se encontraram na Copa do Brasil, mas na quarta fase. O Botafogo venceu a ida por 1 a 0 e segurou o resultado em um empate sem gols em São Januário, eliminando o Vasco e avançando às oitavas da competição.

No Carioca de 2018, o Botafogo foi campeão, nos pênaltis, sobre o Vasco. Na ida, no Nilton Santos, o cruz-maltino venceu por 3 a 2, mas na volta foi superado em casa por 1 a 0 — com direito a gol salvador de Joel Carli aos 50 minutos do segundo tempo. Um dos heróis da decisão foi o goleiro Gatito Fernández, que defendeu duas cobranças e garantiu o título alvinegro.

Mas nos três anos anteriores, os triunfos foram cruz-maltinos. O Vasco venceu o Botafogo na final do Campeonato Carioca de 2015 (1 a 0 na ida e 2 a 1 na volta, no Maracanã) e de 2016 — por 1 a 0 na ida e 1 a 1 na volta, também como o Estádio Mário Filho como o palco. No ano seguinte, o duelo foi pela final da Taça Rio, quando o cruz-maltino venceu o jogo único por 2 a 0.

No retrospecto recente, em todas as competições, o placar é mais equilibrado. Nos últimos 10 jogos, entre Série A, Série B e Campeonato Carioca, foram cinco vitórias do Botafogo, quatro do Vasco e um empate.

Fonte: Extra/Globo

Mais sobre:Botafogo
1 comentário
  • Responder

    Vão começar a secar? O Botafogo é o favorito. Pronto!

Comente

Veja também
Paulo Nunes analisa jogo decisivo entre Vasco e Botafogo pela Copa do Brasil

Comentarista da rede Globo, Paulo Nunes faz análise do confronto entre Vasco da Gama x Botafogo e não indica favoritismo.

Vasco será o mandante no 1º jogo contra o Botafogo na Copa do Brasil

O Vasco da Gama terá pela frente o Botafogo pelas quartas de final da Copa do Brasil e será mandante na primeira partida.

Vasco pretende mandar jogo contra o Botafogo em São Januário

Vasco da Gama enfrenta o Botafogo pelas quartas de final da Copa do Brasil e pretende mandar jogo de ida em São Januário.

Admar confirma negociações por reforços e revela que Vasco pode vender atletas

Representante do Vasco da Gama no sorteio da Copa do Brasil, Admar Lopes comenta sobre negociações em curso.

Veja como Fernando Diniz pode utilizar Andrés Gómez no Vasco

Nova contratação feita pelo Vasco da Gama, o colombiano Andrés Gómez chega para reforçar o ataque Cruzmaltino.

Vasco tem acordo com Carlos Cuesta e aguarda resposta do Galatasaray

Vasco da Gama encaminha acerto com o zagueiro comlombiano Carlos Cuesta, que está no Galatasaray, da Turquia.

Vasco enfrenta o Botafogo nas quartas de final da Copa do Brasil

O Vasco da Gama enfrenta o Botafogo nas quartas de final da Copa do Brasil, e caso vença pegará o vencedor de Fluminense x Bahia.

Problema no joelho impede Estrella de ter sequência no Vasco

O jovem Estrella participa da maioria dos treinos com do elenco do Vasco, mas ainda sofre com problema no joelho.

Vasco prioriza contratação de Carlos Cuesta, mas busca outros zagueiros

Vasco da Gama segue monitorando a situação do colombiano Carlos Cuesta, mas não descarta outros nomes para a defesa.