Vasco vence o Vitória e avança na briga por Libertadores

O Vasco da Gama venceu o Vitória pelo placar de 1x0 na noite deste domingo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

João Victor comemora gol contra o Vitória
João Victor comemora gol contra o Vitória (Fotos: Matheus Lima/Vasco)

Embalado e em busca de objetivos maiores ao fim da temporada, o Vasco deu mais um passo importante na noite deste domingo (1), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Barradão, em Salvador, o time comandado por Rafael Paiva superou a pressão inicial do Vitória, teve calma na segunda etapa e conquistou o triunfo pelo placar de 1 a 0 para encostar ainda mais na luta por uma vaga na próxima Libertadores.

Com o resultado, o Cruz-Maltino foi a 34 pontos na tabela e se vê em situação favorável na pausa para a Data Fifa. O próximo compromisso será apenas no dia 11, contra o Athletico-PR, fora de casa, mas pela volta das quartas de final da Copa do Brasil – na ida, vitória por 2 a 1, de virada, em São Januário, com gols de Puma Rodríguez e Hugo Moura.

Léo Jardim inspirado

Em campanha de arrancada para se aproximar do grupo que disputará a próxima Libertadores, o Vasco encontrou dificuldade diante do Vitória nos primeiros 45 minutos. Com um esquema diferente do habitual, sem um meia de ofício para construir as jogadas, o técnico Rafael Paiva apostou em quatro homens de frente para explorar os espaços.

Ainda que com posse de bola maior, o Cruz-Maltino pouco assustou e viu um número impressionante de chegadas do Leão, que finalizou 14 vezes só no primeiro tempo. Um domínio da equipe da casa, que, na luta contra o rebaixamento, foi para a pressão total.

Léo Jardim foi o nome do primeiro tempo. Com uma defesa exposta, em um sistema que não encaixou a marcação, o goleiro brilhou com quatro grandes intervenções em finalizações de Osvaldo, William Oliveira, Alerando e Carlos Eduardo. O Vasco foi para o vestiário precisando arrumar a casa em um dia muito ruim.

Alterações elevam o nível

Rafael Paiva optou por retomar o esquema com uma peça central para organização e construção, e promoveu as entradas de Payet e Jean David. Com isso, o Gigante da Colina começou a trabalhar melhor a bola no campo de ataque e foi criando oportunidades no terço final. Na defesa, melhor posicionamento. Receita para o sucesso.

Mais forte, inteligente e organizado, o Vasco conseguiu acalmar o jogo e abriu o placar aos 27 minutos da segunda etapa. Payet cobrou escanteio pela direita e João Victor subiu no meio da área para cabecear no contrapé de Lucas Arcanjo.

Foi uma atuação consistente do Cruz-Maltino no segundo tempo. Ligado na marcação, pouco deixou o Vitória ocupar espaço no campo de ataque e repetir a dose da primeira etapa. O Leão, encaixotado principalmente após a entrada de Mateus Carvalho e Leandrinho – formando dobradinha na esquerda com Lucas Piton – apostou na bola aérea. A última chance foi aos 53 minutos, com Gustavo Mosquito acertando a trave na dividia com Léo Jardim, protagonista da noite. Três pontos para o Vasco em Salvador e sonho vivo por um lugar alto no Brasileirão.

Ficha técnica

Vitória 0 x 1 Vasco

Local: Barradão, em Salvador
Data e hora: 1/9 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Arbitragem: Daniel Paulo Ziolli
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Fernando Antônio Mendes

Gols: João Victor 27’/2ºT (VAS)

Cartões amarelos: Neris e Williean Lepo (VIT); João Victor (VAS)

Vitória: Lucas Arcanjo, Raúl Cáceres (Willean Lepo), Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Luan, Willian Oliveira e Machado (Everaldo); Osvaldo (Gustavo Mosquito), Carlos Eduardo (Zé Hugo) e Alerrandro (Janderson). Técnico: Thiago Carpini.

Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Maicon e Lucas Piton; Hugo Moura (Mateus Carvalho) e Sforza; Rayan (Jean David), Emerson Rodríguez (Payet), David (Leandrinho) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.

Fonte: O Dia

Comente

Veja também
Roger Flores faz cobrança a Coutinho e destaca líderes do Vasco

O comentarista Roger Flores afirmou que Coutinho precisa chamar a responsabilidade dentro e fora de campo no Vasco.

Denilson reprova vaias da torcida em derrota do Vasco

Denilson afirmou que as vaias da torcida só vai prejudicar o Vasco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Corinthians tem 3 desfalques para enfrentar o Vasco

Memphis Depay terá que cumprir suspensão na partida contra o Vasco, já Yuri Alberto e Félix Torres estão lesionados.

Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Sair da versão mobile