Vasco vence o Botafogo e enfrentará o Flamengo na semifinal do Carioca
O Vasco da Gama venceu o Botafogo pelo placar de 1x0 e se classificou para a semifinal do Campeonato Carioca.

O Vasco derrotou por 1 a 0 o Botafogo, neste domingo, em São Januário. Com o resultado, os cruzmaltinos chegaram a 17 pontos e avançaram para a semifinal do Campeonato Carioca. Já os alvinegros ficaram com 13, em nono, lugar, e deram adeus ao Estadual.
O gol da vitória cruzmaltina aconteceu no primeiro tempo, com Vegetti, de pênalti.
O Vasco terminou na quarta posição da Taça Guanabara, com 17 pontos, atrás do Fluminense pelos critérios de desempate. Com isso, os cruzmaltinos terão pela frente o Flamengo na semifinal.
O jogo
O Botafogo começou a partida tendo o controle da posse de bola. Só que os alvinegros não conseguiam criar boas chances no ataque. Tanto que o primeiro chute foi do Vasco, aos dez minutos. Rayan arriscou de fora da área, mas John fez a defesa sem dificuldade.
Os cruzmaltinos eram mais objetivos e abriram o placar aos 17 minutos. Paulo Henrique tentou o cruzamento e a bola foi no braço de Cuiabano. O árbitro marcou pênalti, convertido por Vegetti.
O Botafogo aumentou a intensidade em busca do empate. Aos 21 minutos, Igor Jesus foi lançado na área e chutou para boa defesa de Léo Jardim. Em seguida, o atacante alvinegro parou novamente no goleiro cruzmaltino.
O Vasco conseguiu segurar o ímpeto do adversário e voltou a crescer na partida. Tanto que os donos da casa quase marcaram com Tchê Tchê e Coutinho. Só que o placar se manteve o mesmo até o intervalo.
Assim como no primeiro tempo, o Botafogo iniciou a etapa final com mais posse de bola. Mais uma vez foi o Vasco que criou a primeira chance, aos sete minutos. Após cobrança de falta na área, Lucas Freitas cabeceou para grande defesa de John.
O lance animou os cruzmaltinos, que quase marcaram aos dez minutos, com Vegetti. Novamente, John apareceu para salvar o Botafogo.
Após os sustos, o Botafogo equilibrou o clássico. Só que os alvinegros criaram boa chance somente aos 33 minutos. Cuiabano foi lançado na área e mandou pela linha de fundo. Depois, foi a vez de Savarino desperdiçar boa chance.
Nos minutos finais, o Vasco segurou a posse de bola. Assim, os donos da casa impediram uma pressão do Botafogo para sair de campo com a vitória de São Januário.
Ficha técnica
Vasco 1 x 0 Botafogo
- Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
- Data: 23 de fevereiro de 2024 (Domingo)
- Horário: 18h30(de Brasília)
- Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
- Assistentes: Thiago Corrêa Farinha (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho
- VAR: Grazianni Maciel Rocha
- Cartões amarelos: João Victor, Paulinho, Payet e Coutinho (Vasco); Cuiabano e Newton (Botafogo)
- GOL: VASCO: Vegetti, aos 17min do primeiro tempo
Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê (Jair), Lukas Zuccarello (Paulinho) e Philippe Coutinho (Payet); Rayan (Puma Rodríguez) e Pablo Vegetti
Técnico: Fábio Carille
Botafogo: John, Vitinho (Mateo Ponte), Newton, Jair e Cuiabano; Gregore (Jeffinho), Marlon Freitas e Jefferson Savarino; Matheus Martins (Kayke), Rwan Cruz (Yarlen) e Igor Jesus
Técnico: Cláudio Caçapa
Fonte: Gazeta Esportiva
Que técnico ruim, fora BURILLE!