Vasco vence o Grêmio Prudente
O jogo ficou muito longe de empolgar os torcedores, mas serviu para dar uma tranquilizada.
Foi no sufoco, mas o Vasco, de virada, venceu o lanterna Grêmio Prudente por 2 a 1, nesta quinta-feira, em São Januário. O jogo ficou muito longe de empolgar os torcedores, mas serviu para dar uma tranquilizada no ambiente na Colina e deixar o time mais próximo de assegurar uma vaga na Sul-Americana. O time paulista chegou a abrir o placar, mas o volante Romulo marcou duas vezes para garantir o triunfo cruzmaltino.
Com a vitória, o Vasco chegou a 45 pontos e agora está em 11º lugar. O resultado foi um desastre para o Prudente, que está muito próximo de ficar matematicamente rebaixado. O time está na 20ª posição com 24 pontos.
Vasco toma susto mas vira com dois de Romulo
Os poucos torcedores que foram até São Januário bem que tentaram apoiar o time e, inclusive, gritaram o nome do técnico Paulo César Gusmão antes e depois de a bola rolar. Mas quando o jogo começou, a apatia em campo não ajudou. Apesar de ter menos posse de bola, sobrou ao Grêmio Prudente o que faltou ao Vasco: eficiência. Em seu primeiro bom ataque, o time paulista abriu o placar. Aos nove minutos, Adriano Pimenta driblou Romulo, passou por Dedé e, de perna direita, bateu por baixo de Fernando Prass: 1 a 0.
Após o gol, os vascaínos nas arquibancadas gritaram pedindo “disposição”. Dentro de campo, os jogadores entenderam o recado. Foi só jogar com mais empenho que a equipe começou a ameaçar. Vendo que a equipe precisava de mudança, PC colocou o atacante Rafael Coelho no lugar do volante Rafael Carioca. A alteração fez bem ao time.
Estava para começar a noite da virada. Em dois minutos Romulo colocou o Vasco na frente no placar. Aos 29, Felipe cobrou falta, o volante se antecipou ao goleiro Sidney e mandou de cabeça para o fundo da rede. Logo depois, marcou em lance parecido. Felipe cruzou da direita na medida para o Romulo, que, sem marcação, mandou de cabeça sem chance para o goleiro.
A virada deu mais confiança ao time e amenizou o clima nas arquibancadas. O Grêmio Prudente, novamente no prejuízo, bem que tentou igualar o placar. Perto do fim da primeira etapa, os paulistas chegaram perto do gol com Roberto, mas Fernando Prass fez boa defesa.
Jogo cai de ritmo e fica sonolento
Na volta do vestiário, PC Gusmão surpreendeu e colocou Fumagalli no lugar de Rafael Coelho, que havia entrado aos 19 do primeiro tempo. Com a vantagem no placar, o Vasco adotou uma postura mais cautelosa e apostou na velocidade do seu contra-ataque com Eder Luis e Zé Roberto. Os dois, no entanto, não estavam em um dia dos melhores. O camisa 7, inclusive, deixou o jogo aos 20 minutos por causa de uma lesão muscular. Ele foi substituído por Jonathan.
Os jogadores do Prudente reclamaram muito de um pênalti não marcado pelo árbitro aos dez minutos. Rhayner foi lançado dentro da área e foi derrubado por Jumar. Com a grande dificuldade do Prudente de conseguir armar uma jogada de ataque, o jogo ficou morno e os goleiros foram pouco exigidos. O jogo dava sono nos torcedores que foram a São Januário.
O Vasco só conseguiu assustar o adversário aos 39, em uma cobrança de falta de Jumar. O goleiro Sidney espalmou e mandou para escanteio. Perto do fim, o aqueiro do Prudente salvou novamente, desta vez em chute de Jonathan. E foi só. Os times trocaram passes (e erraram muitos também) até o árbitro dar o apito final.
No próximo domingo, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, o Vasco faz o clássico com o líder Fluminense. O Grêmio Prudente, às 17h, recebe em seu estádio o Goiás.
Os artistas do espetáculo:
Vasco: Fernando Prass; Fagner, Cesinha, Dedé e Max; Jumar, Rafael Carioca (Rafael Coelho – depois Fumagali), Romulo e Felipe; Zé Roberto e Eder Luis (Jonathan). Técnico: PC Gusmão.
Grêmio Prdente: Sidney; Bruno Ribeiro, Anderson Luis, Leonardo, Diego Giaretta (Cleidson); Roberto, João Vitor (Rafael Martins), Adriano Pimenta e Rhayner (Renan); Wesley e Wanderley. Técnico: Fábio Giuntini.
Gols: Adriano Pimenta, aos nove, Romulo aos, 29 e 31 minutos do primeiro tempo. | |
Cartões amarelos: Zé Roberto, Felipe (VAS); Diego Giaretta (PRU). | |
Estádio: Sâo Januário, no Rio de Janeiro. Data: 04/11/2010. Árbitro: André Luiz de Freitas (GO). Auxiliares: Helberth Costa Andrade (GO) e Janette Mara Arcanjo (GO). | |
Público: 2.474 pagantes (4.189 presentes). Renda: R$ 60.270,00
|
globoesporte.com