Vasco trabalha estrategicamente para evitar lesões nos jogadores nesta temporada
Após ter o Departamento Médico quase vazio em 2023, o Vasco da Gama monta estratégia para evitar lesões nesta temporada.
O Vasco monta estratégia para evitar lesões nos atletas na temporada de 2024. Com acompanhamento do Departamento de Saúde e Performance durante 24 horas, o Clube já colheu frutos no ano de 2023.
Em uma entrevista exclusiva para o portal Globo Esporte, a fisiologista Sarah Ramos deu detalhes sobre o acompanhamento. De acordo com a profissional, o departamento fica de olho nos jogadores desde o momento que eles chegam para os treinos. Bem como, monitora o período que estão em casa ou realizando outros atividades.
– Desde o momento que eles chegam para treinar ou no dia do jogo, estamos com eles. Temos os questionários de bem-estar para saber como é que foi esse “gap” que a gente tem do fim de um treino até o próximo. Quando eles estão em casa, estão fazendo outras atividades, então monitoramos tudo. É muito importante para ajustar como cada um lidou com o treino anterior – disse ao GE.
Fisiologista do Vasco detalha monitoramento pelo GPS
Além do acompanhamento diário, a fisiologista explicou que monitoram a carga externa pelo GPS. Assim, o departamento mede quanto tempo os atletas correram, qual a velocidade, intensidade e outros detalhes.
– Fazemos esse monitoramento da carga externa pelo GPS, que vai ser o quanto que ele correu. Quantos quilômetros, qual foi essa intensidade, se foi uma alta velocidade, ou não foi. Quantas acelerações ele fez, qual foi a velocidade máxima – detalhou.
Para concluir, Sarah Ramos afirmou que as primeiras avaliações dos jogadores na pré-temporada de 2024 tiveram saldo positivo. De acordo com a fisiologista, a maioria conseguiu melhorar em relação ao ano anterior.
– Fizemos as avaliações nos primeiros dias da temporada e vimos que a maioria manteve ou até tinha melhorado as avaliações físicas do ano.