Vasco tenta mudar o perfil de jogadores contratados para 2022

Após o insucesso em 2021, nova direção de futebol do Vasco da Gama tenta uma nova abordagem na procura por reforços.

Yuri em atividade física no CT Moacyr Barbosa
Yuri em atividade física no CT Moacyr Barbosa (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Preparando-se para uma nova temporada em que terá pela frente o desafio de conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o Vasco se movimenta no mercado em busca de reforços, mas em uma direção diferente da que fez em 2021.

Ao menos é o que mostra os nomes que chegaram até aqui e o que indica o próprio técnico Zé Ricardo, que chegou para este ano. Após a frustrada briga pelo acesso, o clube passou por mudanças no departamento de futebol. Sob o comando do diretor executivo Alexandre Pássaro, o Cruz-Maltino apostou em um grupo formado por jogadores mais conhecidos no cenário nacional, mas que não vinham tendo espaço nos respectivos clubes ou estavam em declínio físico.

Nomes como o lateral Zeca, o meia Marquinhos Gabriel, os atacantes Morato e Leo Jabá e os volantes Romulo e Michel desembarcaram em São Januário, sem atingir o resultado esportivo esperado. Todos os citados já se despediram do clube em meio à reformulação que representar a saída de 60% do elenco que encerrou a temporada.

Neste mesmo embalo, o goleiro Vanderlei não faz parte dos planos — assim como o zagueiro Leandro Castan — ele ainda negocia com a diretoria a saída.

Para 2022, o clube já anunciou, além de Zé Ricardo, o goleiro Thiago Rodrigues e o volante Yuri Lara, ambos ex-CSA, o zagueiro Anderson Conceição, ex-Cuiabá, o lateral Edimar, que estava no Red Bull Bragantino, Vitinho, do Corinthians, Isaque, do Grêmio e o equatoriano Luis Cangá.

O atacante Raniel, por enquanto, é o nome que foge da curva. Com passagens por Cruzeiro, São Paulo e Santos, chega à Colina após uma temporada sem grandes oportunidades no Peixe. Ainda assim, a diretoria mantém a procura por um camisa 9 e também olha o mercado sul-americano —Cano, o antigo 9, vai jogar no Fluminense.

“Não só buscar esses jogadores [que foram bem na Série B], mas também os jogadores que a gente acredita que, dentro do perfil que traçamos junto com a diretoria do clube, comportem esses hábitos… E também buscar informações em todos os aspectos para que a gente tenha um grupo coeso, que saiba da responsabilidade que é representar um clube como o Vasco e dos objetivos que temos para a temporada”, disse Zé Ricardo, em recente entrevista coletiva.

Questionado sobre a procura por um “nome renomado”, o comandante cruz-maltino não descarta o acerto com um jogador de peso, mas ressalta que o que vem importando na avaliação é o alinhamento com as ideias que a comissão técnica e diretoria pretendem implementar.

“A direção tem trabalhado muito para trazer jogadores que possam passar confiança para o torcedor, um jogador mais renomado. Sabemos que são jogadores mais valorizados e disputados por outras equipes. Para mim é mais importante ter jogadores alinhados com o nosso pensamento, do que jogadores renomados. Queremos uma equipe com condições técnicas, mas que transpire, como a Série B exige”.

O departamento de futebol do Vasco teve mudanças para a atual temporada. Alexandre Pássaro deixou o clube em novembro. No início de dezembro, Carlos Brazil, que havia sido gerente da base do próprio Cruz-Maltino, foi anunciado como gerente executivo da pasta. Na esteira, houve também “reforços” para o trabalho do dia a dia.

Fonte: Uol

Comente

Veja também
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Jornalista afirma que Fábio Carille é melhor que Filipe Luís

O jornalista Elia Júnior colocou Carille na frente de Filipe Luís, e pontuou que o técnico do Flamengo está no início da carreira.

Tchê Tchê, Payet e Lemos seguem fora; Adson pode voltar contra o Lanús

O atacante Adson treinou normalmente nesta segunda-feira e deve estar na lista de relacionados do Vasco contra o Lanús.

Vasco pode ter mudanças para enfrentar o Lanús

Com possível retorno de Tchê Tchê, Fábio Carille deve promover alterações na equipe titular do Vasco da Gama para enfrentar o Lanús.

Veja os jogadores que mais atuaram sob o comando de Carille no Vasco

Alguns jogadores do Vasco da Gama tem prestígio com Fábio Carille e lideram lista com maior números de partidas em 2025.

Vitória contra o Lanús pode aliviar pressão interna sobre Carille

Além de garantir a liderança do Grupo G, vitória sobre o Lanús pode aliviar pressão interna no Vasco da Gama sobre Fabio Carille.

Confira as datas e horários de Vasco x São José pelas oitavas de final do NBB

Classificado para as oitavas de final da NBB, o Vasco da Gama enfrenta o São José Basketball e a Liga Nacional define datas.

Lanús chega pressionado e com problemas no elenco para enfrentar o Vasco

Próximo adversário do Vasco da Gama na Sul-Americana, Lanús chega com técnico pressionado e vários desfalques.

Vasco lamenta morte do Papa Francisco

Nesta segunda-feira (21), Vaticano anuncia falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, e Vasco da Gama lamenta.

Vasco não quer priorizar competições, mas sequência de jogos preocupa

A sequência de jogos do Vasco começa a desgastar os jogadores, mas Carille diz que usará o que tiver de melhor contra o Lanús

Sair da versão mobile