Vasco tenta melhorar histórico contra rivais do Rio para avançar na Copa do Brasil
Com menos de 20% de aproveitamento em clássicos contra os rivais em recorte recente, o Vasco da Gama tenta melhorar desempenho.

Para avançar na Copa do Brasil, o Vasco terá que reverter um quadro recente preocupante: o péssimo aproveitamento nos clássicos cariocas. Nas últimas 50 partidas contra os rivais do Rio, o desempenho do clube de São Januário foi muito ruim — são apenas 11 vitórias, 11 empates e 28 derrotas no período.
Em 2025, o desempenho é ainda pior. Dos nove clássicos até aqui, o Vasco venceu apenas uma partida, empatou duas e perdeu outras seis. O aproveitamento é de 18,5% na temporada.
Para chegar às semifinais da Copa do Brasil, o Vasco terá que vencer o Botafogo no tempo regulamentar ou empatar a partida e vencer nos pênaltis. Uma estatística que anima, pelo menos, é que o rival alvinegro é o time contra o qual o Vasco tem tido os melhores números.
Das 11 vitórias do Vasco nos últimos 50 clássicos, sete foram em cima do Botafogo.
A única vitória do Vasco em clássicos na temporada também foi contra o Botafogo. A equipe, treinada por Fábio Carille na época, venceu por 1 a 0 o jogo válido pela Taça Guanabara em São Januário. O gol foi marcado por Vegetti, de pênalti.
O jogo também serve para Fernando Diniz tentar conquistar a sua primeira vitória em clássicos como comandante do Vasco. Em três jogos até aqui, o treinador perdeu para Fluminense e Botafogo no Brasileirão e empatou o jogo de ida contra o Alvinegro na Copa do Brasil.
A última vitória de Fernando Diniz sobre o Botafogo foi há três anos, no Brasileirão de 2022. Depois disso, enfrentou o rival alvinegro em outras oito partidas, com dois empates e seis derrotas.
Se vencer o Botafogo, o Vasco se garante na semifinal da Copa do Brasil, fase que alcançou no ano passado. Na ocasião, o clube carioca foi eliminado para o Atlético-MG antes da final do torneio.
Fonte: Globo Esporte