Alan Minda recusa o Vasco e explica decisão
Alan Minda ficou balançado com a proposta do Vasco da Gama, mas no momento quer jogar no Real Betis, da Espanha.

Alvo do Vasco, o atacante Alan Minda recusou abrir conversas com o Clube de São Januário com a intensão de ficar na Europa. Ele tem contrato com o Cercle Brugge, da Bélgica, e quer se transferir para um mercado mais competitivo.
A Agência RTI Esporte apurou que a proposta do Vasco foi considerada financeiramente boa e balançou Alan Minda. Isso porque a diretoria ofereceu quase o dobro do que o jogador ganha atualmente no futebol belga. Apesar disso, ele e sua família entenderam que ainda não é o momento de retornar para América do Sul.
Recentemente, o atacante teve uma conversa com Bernd Storck, e o técnico disse que contava com ele no Cercle Brugge para a temporada 2025/2026. O treinador alemão reforçou o desejo de mantê-lo no elenco e disse que o vê como peça importante para o time.
O fato de a família estar adaptada à Bélgica também pesou para que Alan Minda decidisse ficar na Europa. Ele está no Cercle Brugge há duas temporadas. O ponta-direita, no entanto, não fechou as portas para um eventual acerto com o Vasco no futuro.
Ainda segundo apurou a reportagem, Alan Minda é um dos nomes desejados pelo técnico Mauricio Pellegrini para reforçar o Real Betis. O clube espanhol vem se posicionando no mercado da bola com com sua estratégia de adquirir jogadores jovens e de alto valor. Perfil no qual Alan Minda se encaixa perfeitamente.
Em contrato com a Agência RTI Esporte um integrante do estafe do jogador confirmou o interesse do Vasco: “Sim, recebemos contato deles (Vasco). Mas, Alan (Minda) quer jogar no Betis. É um grande clube na Espanha e na Europa. Por isso, entendemos que será importante para o desenvolvimento dele essa mudança”, disse.
Quando o Cercle Brugge pede para negociar Alan Minda?
Antes de mais nada, Alan Minda foi revelado pelo Independiente del Valle em 2020. Pelo clube equatoriano, disputou 38 partidas e marcou 4 gols. Em junho de 2023, teve os direitos econômicos adquiridos pelo Cercle Brugge.
O clube empenhou 2 milhões de euros (R$ 12,9 milhões, à época) e firmou contato até junho de 2028. Para negociá-lo com o Real Betis, os belgas 6 milhões de euros (R$ 38,9 milhões, na cotação atual). O Vasco, por outro lado, descarta fazer um investimento desta magnitude.
Fonte: RTI Esporte