Vasco tenta encerrar jejum de 15 anos sem vencer o Juventude

Vasco da Gama enfrenta o Juventude neste sábado (8), às 18h, em São Januário, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Nuno Moreira em Juventude x Vasco
Nuno Moreira em Juventude x Vasco (Foto: Luiz Erbes/AGIF)

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Juventude ficou marcada na memória do torcedor cruzmaltino. Em 2009, diante de mais de 80 mil pessoas no Maracanã, o Gigante da Colina venceu por 2 a 1 e garantiu o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro com quatro rodadas de antecedência.

Na partida, Adriano abriu o placar para o Vasco, mas o Juventude empatou na segunda etapa. O resultado igualado não servia para o Gigante da Colina garantir a vaga. Foi então que, apenas seis minutos após o gol do time do Sul, Carlos Alberto — principal nome daquela campanha — sacramentou a vitória e o acesso ao marcar de pênalti. Sob o comando de Dorival Júnior, o Vasco ainda terminaria a competição como campeão da Série B.

De lá para cá, os caminhos das equipes voltaram a se cruzar, mas o Vasco não conseguiu repetir o triunfo. Desde 2009, os times se enfrentaram três vezes: o Juventude venceu por 2 a 0 em casa em 2024, empatou em 1 a 1 em São Januário — com gol de Dimitri Payet — e levou a melhor novamente neste ano, vencendo por 2 a 0 no primeiro turno, com gols de Nenê e Gabriel Taliari.

Vasco e Juventude se enfrentam com objetivos diferentes

O reencontro deste sábado (8), em São Januário, ganha contornos decisivos para ambos os lados. O Vasco tenta encerrar uma sequência de duas derrotas consecutivas no Brasileirão e ainda manter viva a esperança de conquistar uma vaga na Libertadores. Após os tropeços diante de São Paulo e Botafogo, o objetivo ficou mais distante, mas uma vitória pode recolocar o time na briga.

Já o Juventude encara a partida com outro foco: somar pontos fora de casa para se afastar da zona de rebaixamento. A promessa é de um duelo tenso no Rio de Janeiro, em que o Vasco tentará reviver o espírito de 2009 para reencontrar o caminho das vitórias e reacender a confiança do torcedor cruzmaltino.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Juventude
Comente

Veja também
Sem posição definida, Matheus França busca afirmação no Vasco de Diniz

Jogador de ataque chegou ao Vasco da Gama no meio do ano e tem atuado mais como volante nos times escalados por Fernando Diniz.

Ex-Vasco, Bernardo pode reforçar equipe recém-promovida à elite na Paraíba

Jogador com passagem pelo Vasco da Gama em 2011, Bernardo negocia com o Atlético-PB, atual vice-campeão da segunda divisão do estadual.

Vasco prioriza contratação de volante para próxima janela de transferências

Vasco da Gama já está mapeando o mercado em busca de alternativas para a posição de volante, considerada uma das carências do atual elenco.

Vasco terá reforços e mudanças na escalação contra o Juventude

Com Nuno Moreira e Paulo Henrique de volta, o Vasco da Gama terá mudanças na escalação para a partida diante do Juventude, pelo Brasileiro.

Vasco de Diniz fica 2 jogos sem fazer gols pela 1ª vez no Brasileiro

Entre os melhores ataques do Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama não marca gols há dois jogos e Fernando Diniz atinge pior marca.

Reforços dão equilíbrio ao Vasco, mas vaga de 2º volante segue aberta

Apesar de um equilíbrio do time após a chegada de reforços, Vasco da Gama de Fernando Diniz ainda tem problemas no meio de campo.

Gilmar Ferreira analisa derrota do Vasco no clássico e cita erros de Diniz

Gilmar Ferreira faz análise sobre duelo entre Vasco da Gama x Botafogo e aponta erros de Fernando Diniz que culminaram no revés.

Fernando Diniz não vence o Botafogo há mais de 3 anos

No comando de Fluminense e Vasco da Gama, Fernando Diniz não vence o Botafogo desde junho de 2022; veja retrospecto.

Diniz elogia Tchê Tchê e justifica saída de Hugo Moura do time titular do Vasco

Após mais uma atuação ruim do camisa 3 do Vasco da Gama, Fernando Diniz explica motivo de Hugo Moura ir para a reserva.

Alex Telles elogia Rayan e explica estratégia para neutralizar atacante

Lateral do Botafogo, Alex Telles analisou o clássico contra o Vasco da Gama, no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro.