Vasco tem uma das maiores torcidas em Natal- RN

O Vasco da Gama tem uma das maiores torcida em Natal, Rio Grande do Norte, segundo o instituto Índice Pesquisa.

Detalhamento da pesquisa:

Localidade: Natal/RN

Instituto: Índice Pesquisa

Amostra: 1.053 entrevistas, em abril de 2012;

Margem de erro: 3 p.p

Sede da Copa do Mundo de 2014. Um dos principais destinos turísticos do Brasil. Cidade de geografia estratégica e belezas pouco vistas. Eis Natal, nossa aprazível capital do Rio Grande do Norte. Há tempos sem um estudo que mensurasse a paixão do torcedor potiguar, o Blog Teoria dos Jogos trabalhou em busca de nova parceria – desta vez com o instituto Índice Pesquisa. Em meio a dunas e coqueiros, eis o mapeamento do balneário:

Pule-de-dez: dá Flamengo em Natal. O Mais Querido do Brasil é dominante em todo o Nordeste, sendo a maior torcida em seis das nove capitais da região. Sendo assim, os 23,2% de rubro-negros garantem ao clube mais uma liderança folgada e fora da margem de erro.

Em seguida, percebe-se ainda haver força no futebol local. Com 16,6% das preferências, o ABC se solidifica como “O Mais Querido” entre os locais, tendo quase o dobro do rival América (9,4%). Percebam que o somatório de ambos supera a torcida do Flamengo em tamanho – algo que não se verifica em capitais vizinhas como João Pessoa. Por fim, surgem Vasco (6,7%), Corinthians (5,6%), São Paulo (4,5%), Palmeiras (2,8%), Botafogo e Santos (1,5% cada) e Fluminense (1,1%).

Por sexo:

Apenas Corinthians e Palmeiras apresentaram mais mulheres em seus quadros. Entre homens, a quantidade de vascaínos frente ao bando de loucos é ligeiramente maior – tendo sido registrado um são paulino a mais que corintiano.

Por idade:

Três processos são claramente verificados quando se analisa o perfil etário em Natal:

1) A torcida do Flamengo é cada vez maior. Pula de 16,4% (60 anos ou mais) para 32,4% entre jovens. Em suma, o dobro do tamanho – apontando para uma Natal mais rubro-negra nos próximos anos.

2) As torcidas paulistas crescem a olhos vistos. Corinthians (6,8%) e São Paulo (6,3%) ultrapassam o Vasco (5%). Santos (3,1%) descola de Fluminense (meros 0,4%) e Botafogo (1,8%).

3) Os clubes da cidade perdem força – em especial o ABC. Na comparação entre velhos e jovens, o alvinegro cai de 23% para 13,6%. Já o alvirrubro apresenta queda menos acentuada, de 13,1% para 9,5%.

O ABC perde para o Flamengo nas duas faixas mais jovens, empata na terceira (35 a 44 anos) e se torna a maior torcida da cidade em meio àqueles com mais de 45. Já o América é estável no terceiro posto, caindo apenas na faixa intermediária (35 a 44 anos), onde o Vasco é maior. Justamente desta faixa em diante que cruzmaltinos tornam-se maiores que paulistas, solidificando o quarto lugar no cômputo geral.

blog teoria dos jogos

Comente

Veja também
Vasco tem o 5º pior ataque do Brasileiro; veja opções e números dos atacantes

Com o 5º pior ataque do Brasileiro, o Vasco da Gama busca soluções para solucionar o problema, já quem tem baixas no setor.

Gabriel Pec revela desejo de voltar ao Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Gabriel Pec tem sido um dos destaques do LA Galaxy, dos Estados Unidos.

Vasco tinha confiança em reverter datas das semis da Copa do Brasil

Decisão do STJD na última sexta-feira (11) manteve os jogos no fim de semana e frustrou os planos do Vasco da Gama.

Vaso não vence o São Paulo no Morumbi há 12 anos

Próximo adversário do Vasco da Gama no Brasileiro, São Paulo mantém tabu de mais de uma década contra o Cruzmaltino no Morumbi.

Desfalques no ataque do Vasco fazem Rafael Paiva buscar soluções no elenco 

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva quebra a cabeça para definir o setor ofensivo da equipe após baixas por lesões.

Sair da versão mobile