Vasco tem sua 2ª pior campanha em casa na era dos pontos corridos

Vasco da Gama tenta usar a pausa da data Fifa para equilibrar o desempenho do time como mandante e visitante do Brasileiro.

Torcida do Vasco contra o Santos em São Januário
Torcida do Vasco contra o Santos em São Januário (Foto: André Durão/ge)

O Vasco não vive um bom momento jogando em São Januário. Sem vencer como mandante pelo Brasileirão desde maio, quando derrotou o Fortaleza por 3 a 0 na única vitória de Fernando Diniz no estádio pela competição, a equipe transformou o fator casa, historicamente um trunfo, em um problema. Dos dez jogos disputados como mandante até o momento, com sete em São Januário, um no Maracanã e dois no Mané Garrincha, o aproveitamento é de apenas 40%, com três vitórias, três empates e quatro derrotas.

São apenas 12 pontos conquistados dos 30 possíveis. A má fase se reflete nos números e na história do clube: é o segundo pior aproveitamento do Vasco na Série A na era dos pontos corridos até aqui, atrás apenas de 2015, ano em que foi rebaixado. Veja abaixo a tabela:

Piores aproveitamentos do Vasco como mandante pelo Campeonato Brasileiro

Fonte: Gato Mestre

A queda de rendimento, quando comparada à temporada passada, em que o Vasco teve 61,4% de aproveitamento, é um dos fatores que explicam a instabilidade da equipe na competição. Além dos sete jogos em São Januário, o clube levou outras três partidas para fora do “Caldeirão”, mas não teve sucesso: foi derrotado por Palmeiras e Botafogo no Mané Garrincha, em Brasília, e empatou sem gols com o Flamengo no Maracanã.

Em São Januário, os empates contra Grêmio e Atlético-MG, por exemplo, em que a equipe criou mais e teve oportunidades para vencer o jogo, impactam diretamente na tabela se somadas às derrotas para Bragantino e Corinthians, também em casa. Os dez pontos perdidos nesses quatro jogos na Colina Histórica, essenciais no contexto atual do Vasco de luta contra o rebaixamento, fariam o clube saltar para a sétima posição no Campeonato Brasileiro.

Data Fifa pode indicar mudança de chave na temporada

Diante da pausa para a Data Fifa, a expectativa é de que o técnico Fernando Diniz encontre alternativas para retomar a boa fase como mandante. Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em pontos corridos, em 2003, o Vasco possui uma média de 53,9% de aproveitamento como mandante. Em São Januário, essa média sobe para 57,5%.

Uma das prioridades de Diniz durante a folga no calendário é acelerar o processo de adaptação dos novos reforços contratados na última janela de transferências.

Quatro novos nomes chegaram ao elenco na última semana: Andrés Gómez, Matheus França, Robert Renan e Carlos Cuesta. Os dois últimos da lista chegam para suprir uma carência urgente no sistema defensivo do Vasco, o mais vazado entre todos os times da Série A, com 60 gols sofridos.

Fernando Diniz teve papel fundamental para garimpar os reforços no mercado e foi participativo para convencer os atletas sobre o projeto do Vasco. Além do quarteto, a diretoria também contratou o volante Thiago Mendes, anunciado em julho. As chegadas encorpam o elenco e dão mais opções ao treinador para o calendário após a Data Fifa, com uma sequência dura de jogos já no mês de setembro.

As próximas três partidas do Vasco em casa serão contra adversários com realidades distintas: o Ceará, rival direto contra o rebaixamento, e a dupla Bahia e Cruzeiro, ambos no G-4. Veja abaixo a sequência completa como mandante até o fim do Brasileirão:

  • Vasco x Ceará – 14 de setembro
  • Vasco x Bahia – 24 de setembro
  • Vasco x Cruzeiro – 27 de setembro
  • Vasco x Vitória – 05 de outubro
  • Vasco x Fluminense – 19 de outubro
  • Vasco x São Paulo – 02 de novembro
  • Vasco x Juventude – 09 de novembro
  • Vasco x Internacional – 30 de novembro
  • Vasco x Mirassol – 03 de dezembro

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco deve R$ 10 milhões a Giuliano Bertolucci, empresário de Coutinho

Vasco da Gama tem débito milionário com Giuliano Bertolucci, um dos mais influentes empresários do futebol brasileiro.

Saiba quem é o maior investidor interessado no potencial construtivo de SJ

Vasco da Gama busca meios de angariar dinheiro para viabilizar a tão sonhada reforma do estádio de São Januário.

Quando foi o 1º jogo oficial do Vasco? veja adversário, ano e placar

Fundado em 1898 como clube de remo, Vasco da Gama só foi disputar sua primeira partida de futebol alguns anos depois.

Vasco garante permanência de Rayan e atende pedido de Diniz

Atacante revelado no Vasco da Gama, Rayan vai seguir vestindo a camisa Cruzmaltina, apesar do interesse do futebol estrangeiro.

Vasco inicia preparação para decisão contra o Botafogo na Copa do Brasil

Vasco retornou aos treinos nessa quarta-feira (3), visando o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil diante do Botafogo.

Nuno Moreira se consolida com boas atuações e vira peça importante no Vasco

Meia português contratado pelo Vasco da Gama nesta temporada, Nuno Moreira é um dos grandes destaques da equipe.

Veja a posição do Vasco na lista de clubes que mais faturaram nesta janela

Vendas e empréstimos com compensação financeira, garantiram ao Vasco da Gama uma receita relevante nesta janela.

Garré passa por recondicionamento no Vasco

O último jogo do meia pelo Vasco da Gama aconteceu no dia 10 de agosto, diante do Atlético-MG, pela 19ª rodada do Brasileirão.

Vasco TV regista 1º dia de Carlos Cuesta com elenco; teve trote assista

O colombiano foi apresentado aos companheiros de Vasco da Gama e participou das primeiras atividades no Moacyr Barbosa.

Andrey Santos recusa proposta incrível que renderia milhões ao Vasco; veja cifras

Revelado no Vasco da Gama, o jovem preferiu seguir no projeto esportivo do Chelsea, projetando crescer dentro do futebol europeu.