Vasco tem retrospecto favorável contra times da Venezuela

O Vasco da Gama conta com o retrospecto positivo contra venezuelanos para vencer o Caracas nesta quarta-feira.

Ricardo Sá Pinto durante treino do Vasco
Ricardo Sá Pinto durante treino do Vasco (Foto: Roberto Rosendo/Vasco)

O Vasco entra em campo, nessa quarta-feira, para enfrentar o Caracas, pela Copa Sul-Americana, contando com um retrospecto positivo contra venezuelanos para encerrar o atual jejum de vitórias. A equipe não vence desde 13 de setembro, quando bateu o Botafogo por 3 a 2, pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, foram sete derrotas, dois empates e nenhum triunfo. Série negativa que o time pretende frear esta noite, em São Januário.

Essa será a primeira vez que o clube terá pela frente uma equipe da Venezuela em um duelo de Sul-Americana, no entanto, na Libertadores, já ocorreram três encontros. Em 1980, o Cruz-Maltino entrou no Grupo 3 da competição, ao lado do Internacional e de dois venezuelanos: os Deportivos Táchira e Galícia. Contra o primeiro, duas vitórias por 1 a 0, com Jorge Mendonça e Peribaldo marcando os gols. Contra o segundo, um empate em 0 a 0 fora, mas uma goleada por 4 a 0 no Rio de Janeiro, com Peribaldo – novamente -, duas vezes, Jorge Mendonça e Paulinho construindo o placar.

Em 2001, quando o Vasco foi semifinalista da Libertadores, um novo encontro com venezuelanos. E, mais uma vez contra o Táchira, duas vitórias vascaínas: 1 a 0 fora, com gol de Euller, e 3 a 2 na Colina, com dois de Romário e um de Dedé Panterinha.

A única derrota dos cariocas para um time da Venezuela aconteceu em 1969, num torneio amistoso. Um 1 a 0 para o Deportivo Itália – hoje chamado de Deportivo Patare – pela Copa Carnaval de Caracas, que contou também com a participação do Dínamo de Moscou, da Rússia.

Quatorze anos depois, em 83, um outro duelo em uma competição não-oficial: o Torneio Bicentenário Simon Bolivar. Com dois gols de Roberto Dinamite e um contra de Escarpécio, o Cruz-Maltino triunfou por 3 a 0.

Agora, contra o Caracas, o Vasco espera que o bom retrospecto contra venezuelanos seja mantido, para que as vitórias retornem à São Januário. Pode ser a primeira com o português Ricardo Sá Pinto no comando técnico do time.

Fonte: Lancenet

Mais sobre:Sul-Americana
Comente

Veja também
Técnico do Melgar projeta jogo contra o Vasco

Wálter Ribonetto, técnico do Melgar, revelou suas expectativas para o duelo contra o Vasco da Gama nesta quarta-feira.

É hoje! Vasco enfrenta o Melgar às 19h pela Copa Sul-Americana

O Vasco da Gama enfrenta o Melgar no Estadio Monumental Virgen de Chapi, nesta quarta-feira, em estreia na Sul-Americana.

Definida a arbitragem para Melgar x Vasco pela Sul-Americana

Confira a arbitragem para o jogo entre Melgar e Vasco da Gama nesta quarta-feira, pela estreia na Sul-Americana 2025.

Escalação do Vasco contra o Melgar

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Melgar, nesta quarta-feira, pela estreia na Sul-Americana.

Vasco tem retrospecto favorável contra times peruanos; veja números

Com 80% de aproveitamento contra times peruanos, o Vasco enfrenta o Melgar nesta quarta-feira pela estreia na Sul-Americana.

Veja como chega o Melgar para o duelo contra o Vasco

Melgar é o atual líder do Peruano, com 100% de aproveitamento, e encontra o Vasco pela 1ª vez na Sul-Americana.

Léo Jardim projeta jogo contra o Melgar e revela já sentir efeitos da altitude

Léo Jardim espera jogo difícil contra o Melgar, mas disse que a equipe está preparada para fazer uma boa partida.

Vasco vence o Mazagão no jogo de ida das quartas da Copa do Brasil Sub-17

O Vasco venceu o Mazagão por 3×1, no estádio Glicério Marques, pelo jogo de ida das quartas da Copa do Brasil Sub-17.

Carille deve repetir escalação do Vasco para enfrentar o Melgar

O técnico Fábio Carille deve repetir a equipe que venceu o Santos para a estreia na Sul-Americana, contra o Melgar.

Com a presença da torcida, Vasco treina em Arequipa antes de enfrentar o Melgar

Cerca de 40 torcedores locais, acompanharam o treino do Vasco da Gama no Estádio Municipal de Sachaca, nesta terça.