Léo Jardim tem retrospecto quase perfeito em decisões de pênaltis pelo Vasco
Léo Jardim defendeu seis cobranças em decisões por pênaltis desde que chegou ao Vasco e é a aposta do Clube para o clássico.

Botafogo e Vasco voltam a se enfrentar nesta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos, para decidir uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. O time que vencer avança. E um novo empate leva a decisão para os pênaltis. Neste caso, a equipe vascaína aposta em um goleiro que costuma crescer em ocasiões como essas.
Botafogo e Vasco jogam às 21h30 (de Brasília), com transmissão da TV Globo, sportv e Premiere.
Contratado em janeiro de 2023, Léo Jardim está em sua terceira temporada com a camisa do Vasco. Nesse tempo, tornou-se destaque e titular indiscutível por suas defesas importantes e, também, pela segurança transmitida nas decisões por pênaltis.
Jardim foi herói em quatro classificações decididas na marca da cal desde que chegou ao Vasco, todas elas na Copa do Brasil. Ele garantiu as classificações contra Água Santa (2ª fase de 2024), Fortaleza (3ª fase de 2024), Athletico (quartas de final de 2024) e Operário (3ª fase de 2025). E já “se pagou” só com as premiações arrecadas nessas partidas, por exemplo.
Ao todo, foram seis cobranças defendidas nas decisões: uma contra o Água Santa, uma contra o Fortaleza, uma contra o Athletico e três contra o Operário.
Só perdeu uma
A única decisão por pênalti em que o Vasco foi derrotado com Léo Jardim no gol foi em 2023. Na ocasião, a equipe foi eliminada pelo ABC na segunda fase da Copa do Brasil, em São Januário, depois de empate sem gols no tempo regulamentar.
O time potiguar chegou a desperdiçar uma cobrança, com Walfrido acertando a trave. Mas o Vasco perdeu com Pedro Raul e Orellano e se despediu da competição.
Fonte: Globo Esporte