Vasco tem o pior índice de finalizações do Brasileirão
Na temporada, o Vasco da Gama ainda tem o quinto pior volume entre os clubes da Série A, atrás de Corinthians, Santos, Coritiba e Cruzeiro.
Após um bom início de Campeonato Brasileiro, vencendo o Atlético Mineiro fora de casa e empatando com o Palmeiras no Maracanã – os dois últimos campeões nacionais -, o Vasco vem acumulando uma sequência ruim de resultados. Já são quatro jogos sem vencer, com três empates e uma derrota. Contra o Coritiba, nesta quinta-feira, no 1 a 1 no Couto Pereira, o time voltou a mostrar um de suas principais deficiências: o ataque.
O Coxa abriu o placar no fim do 1º tempo e obrigou a equipe do técnico Maurício Barbieri a sair mais para o jogo em busca do empate. Porém, apesar dos 62,4% de posse de bola na etapa final, o Cruz-Maltino finalizou apenas quatro vezes, sendo somente uma em gol, exatamente a de Erick Marcus, que definiu a igualdade no marcador.
A falta de criatividade do time e de eficiência do seu ataque tem se refletido também nos números. O Vasco é a equipe que menos finalizou até agora no Brasileirão. Passadas cinco rodadas, foram apenas 45 arremates, sendo somente 15 na direção certa. Com seis gols marcados – apenas dois nas últimas três partidas -, tem a sétima pior marca até o momento.
Na temporada, as estatísticas também não são favoráveis. Com 33 bolas na rede em 20 jogos, os vascaínos têm o quinto pior volume entre os 20 clubes da Séria. Apenas o Corinthians, com 31, o Santos, com 29, o Coritiba, com 24, e o Cruzeiro, com 21, tiveram um desempenho pior nesta primeira metade da temporada.
TIMES COM MAIS FINALIZAÇÕES NO BRASILEIRÃO 2023
Times com mais finalizações do Brasileirão 2023
* Dados do Footstats
- 1º – Palmeiras – 92
- 2º – Fortaleza – 88
- 3º – Flamengo – 86
- 4º – Cruzeiro – 83
- 5º – América-MG – 77
- 6º – Red Bull Bragantino – 76
- 7º – Fluminense – 74
- 8º – Goiás – 71
- 9º – Atlético-MG – 69
- 10º – Internacional – 67
- São Paulo – 67
- 12º – Botafogo – 65
- 13º – Coritiba – 62
- 14º – Bahia – 61
- Corinthians – 61
- 16º – Santos – 54
- Athletico-PR – 54
- 18º – Grêmio – 53
- 19º – Cuiabá – 52
- 20º – Vasco – 45
Fonte: Lance!
E o técnico Barbiere exalta a posse de bola de seu time , como si isto fosse uma vantagem , a posse de bola resulta de troca de passes entre zagueiros e meio de campo sem resultar chutes a gol e , este problema vem desde dos anos anteriores , ontem por exemplo , contra o Curitiba em 45 minutos do primeiro tempo apenas dois chutes sem perigo e uma cabeçada também sem qualquer risco para o time adversário , no segundo tempo com algumas modificações chutou uma bola que resultou em gol .O resultado de 1 a 1 , ficou de bom tamanho ,justo seria mais uma derrota de no mínimo com diferença de dois gols .
Tem este problema há muitos anos. Não chuta a gol. Fica nesta de passe para o lado até perder a bola.