Vasco tem o pior aproveitamento no ataque entre os semifinalistas do Carioca

O Vasco da Gama balança as redes uma vez a cada 10 finalizações e aparece atrás em aproveitamento entre os quatro semifinalistas do Carioca.

Pedro Raul comemorando gol contra o Bangu
Pedro Raul comemorando gol contra o Bangu (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Nos dois dias de treinos que restam até o primeiro jogo contra o Flamengo, pela semifinal do Campeonato Carioca, o Vasco vai certamente trabalhar alguns pontos que precisam ser corrigidos ou aprimorados depois da vitória por 2 a 0 sobre o Bangu, em São Januário. Entre eles, a pontaria.

O time de Maurício Barbieri não tem problema algum em gerar oportunidades de gol. Muito pelo contrário: as chances tem acontecido a ritmo industrial, com o Vasco quase sempre mostrando volume de jogo digno de um placar elástico. Mas a bola tem entrado menos do que se espera.

Nos 11 jogos da Taça Guanabara, o Vasco teve 194 finalizações, o que representa uma média de 17,6 por partida. Nem um outro time finalizou mais vezes do que o comandado por Barbieri – o que chegou mais perto foi o próprio Flamengo, com 159.

A questão repousa na eficiência. Com 20 gols marcados na competição, o time cruz-maltino precisa de praticamente 10 finalizações para fazer 1 gol – a média exata é de 9,7. É o pior aproveitamento nesse sentido entre os quatro semifinalistas.

  • Vasco – 194 finalizações e 20 gols – média de 9,7
  • Flamengo – 159 finalizações e 19 gols – média de 8,3
  • Fluminense – 152 finalizações e 20 gols – média de 7,6
  • Volta Redonda – 124 finalizações e 27 gols – média de 4,5

– A gente produziu para fazer mais gols, claro que temos pontos a melhorar – afirmou Barbieri na coletiva de imprensa depois da vitória sobre o Bangu, na quinta-feira.

– Assim como o jogo do Boavista, a gente deu oportunidade que normalmente a gente não dá aos adversários. Mas a gente produziu, gerou situações. Precisamos definir melhor – acrescentou.

Estão incluídas nessa conta as três cobranças de pênalti desperdiçadas pela equipe até aqui no Campeonato Carioca. Na derrota para o Volta Redonda e na vitória sobre o Flamengo, na quinta e décima rodadas, respectivamente, Pedro Raul cobrou nas mãos do goleiro. Já nesta quinta, contra o Bangu, Alex Teixeira foi quem desperdiçou.

Artilheiro do Vasco na temporada, Pedro Raul é com certa folga o jogador com mais chances de gol da equipe: foram 34 finalizações nos 11 jogos do Carioca. Sete delas viraram gol. O atacante tem se cobrado para aprimorar a pontaria – contra o Bangu, o gol saiu nos acréscimos.

– O jogo vai até quando o juiz apitar. Até lá, eu tenho chance de fazer gol. Tenho que ter tranquilidade para, quando vier uma oportunidade dessa, eu colocar ela para dentro. É a minha função, eu trabalho muito para isso e tenho que estar preparado – disse depois do jogo.

Vasco e Flamengo fazem o primeiro jogo da semifinal do Carioca na próxima segunda-feira, às 21h10 (de Brasília), no Maracanã.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Torcida tem razão e Rafael Paiva perde chance de ficar calado

O técnico Rafael Paiva mostrou desconhecimento do histórico recente do Vasco da Gama ao questionar vaias dos torcedores.

Advogado de Messi defende o Vasco em ação contra contra Ramón Díaz

O Vasco da Gama processa Ramón Diaz por quebra de contrato em caso de rescisão e advogado do Clube é o mesmo de Lionel Messi.

Vasco lidera lista de gols sofridos nos últimos 2 Brasileiros

Em um recorte das duas últimas edições do Campeonato Brasileiro, até o momento, o Vasco da Gama é o time que mais sofreu gols.

Flamengo provoca o Vasco em vídeo de projeto do seu estádio

Flamengo lança projeto do novo estádio e provoca o Vasco da Gama em vídeo divulgado nas redes sociais do clube.

Ramón Díaz reencontra o Vasco após saída conturbada e declaração polêmica

Após saída conturbada e uma declaração infeliz recentemente, Ramón Diaz reencontra o Vasco da Gama em duelo contra o Corinthians.

Sair da versão mobile