Vasco tem menos chances de cair do que o Bahia; veja números
Na 17ª colocação, o Vasco da Gama tem menos probabilidade de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro que o Bahia.
Com a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro em andamento, o Vasco, que enfrenta o Fortaleza na próxima quarta-feira, tem 33% de chances de rebaixamento. É o que aponta o site Infobola, do matemático Tristão Garcia. Mesmo estando no Z-4 neste momento, na 17ª colocação, o Cruz-Maltino tem menos probabilidade de cair do que o Bahia, o primeiro time fora da zona de rebaixamento, que já jogou nesta rodada e empatou com o Goiás, outro concorrente contra a queda. O Tricolor de Aço, que tem o mesmo número de pontos do que o Gigante da Colina, mas uma vitória a mais, tem 51% de chance de cair.
Outro site especializado em probabilidade no futebol aponta cenário semelhante. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Vasco tem 33,5% de chance de ser rebaixado, enquanto o Bahia tem 49,3%.
Apesar do Campeonato estar perto do fim e o Vasco ainda estar brigando contra o rebaixamento, o técnico Vanderlei Luxemburgo prefere não revelar as contas que tem feito para saber quantos pontos precisa para livrar o Cruz-Maltino da “zona da confusão”.
– Se vocês (imprensa) não conseguem fazer (as contas para a nota de corte)… Está difícil. Quando você acha que vai ganhar, perde. Quando achávamos que iríamos ganhar do Coritiba, perdemos. O Fluminense ganha do Bahia. Não dá para saber. Tenho a matemática, mas não podemos falar – afirmou Luxemburgo, antes de completar:
– Se não conseguirmos, vamos ter que buscar pontos em algum lugar que não era (previsto), como contra o Atlético-MG. O nosso campeonato, na realidade, é esse. O nosso campeonato é aqui embaixo. Tenho que preparar nossos jogadores para nos mantermos na primeira divisão
Até o fim do Campeonato Brasileiro, além do Fortaleza, no Castelão, o Vasco ainda enfrenta o Inter (casa), Corinthians (fora) e Goiás (casa).
Confira as chances de rebaixamento
Infobola (Tristão Garcia):
14ª – Sport: 9%
15º – Fortaleza: 16%
16º – Bahia: 51%
17º – Vasco: 33%
18º – Goiás: 92%
19º – Coritiba: 99%
20º – Botafogo – Rebaixado
Departamento de Matemática da UFMG
14ª – Sport: 11.3%
15º – Fortaleza: 14.8%
16º – Bahia: 49.3%
17º – Vasco: 33.5%
18º – Goiás: 91.2%
19º – Coritiba: 99,8%
20º – Botafogo – Rebaixado
Fonte: Esporte News Mundo