Vasco tem aproveitamento de Z4 desde que perdeu invencibilidade na Série B
O Vasco da Gama venceu apenas três dos últimos 11 jogos na Série B, aproveitamento semelhante ao do Operário-PR, que está em 17º.
A 13 rodadas do fim da Série B do Brasileirão, mesmo depois da derrota por 2 a 0 para o CSA em Maceió, o Vasco ainda encontra-se em situação confortável na tabela: está a seis pontos de distância do quinto colocado. Mas a sequência recente de resultados liga o alerta.
De acordo com os cálculos do site “InfoBola”, do matemático Tristão Garcia, o Vasco tem no momento 65% de chances de acesso. A conta leva em consideração os próximos adversários, o mando de campo e o histórico na competição.
Emílio Faro, comandante interino da equipe, comentou a situação na coletiva depois da partida no Rei Pelé. Para ele, a luta do Vasco na competição é contra a ansiedade.
– A gente não vai ter o nosso acesso condensado nas cinco próximas partidas. Nós temos um acesso a ser realizado nas próximas 13 partidas. Eu sempre tenho me pautado na situação. Não podemos ter ansiedade. A ansiedade não pode ser o nosso inimigo – disse ele.
“A gente vai ter o acesso, mas dentro de uma sequência de 13 jogos. E não em uma sequência de cinco jogos”, completou.
O Vasco está se garantindo na gordura construída no início do campeonato, quando chegou a ficar 14 rodadas sem perder – a primeira derrota aconteceu apenas na 15ª, para o Novorizontino. Daí em diante, no entanto, o time entrou numa sequência ruim de resultados da qual não consegue sair.
Nos últimos 11 jogos, o Vasco venceu três, empatou três e perdeu cinco. Conquistou apenas 12 dos 33 pontos possíveis, um aproveitamento (33,3%) de time rebaixado: o Operário, 17º colocado, tem os mesmos 33,3% no campeonato todo; Remo e Vitória, que caíram no ano passado, terminaram a competição com 37% e 35%, respectivamente.
O Vasco tem os seguintes jogos pela frente na Série B:
- Bahia (fora)
- Guarani (casa)
- Brusque (fora)
- Grêmio (fora)
- Náutico (casa)
- Cruzeiro (fora)
- Londrina (casa)
- Operário (fora)
- Novorizontino (casa)
- Sport (fora)
- Criciúma (casa)
- Sampaio Corrêa (casa)
- Ituano (fora)
Ao mesmo tempo em que conta com a sorte pelo fato de que os times embaixo também estão tropeçando, o Vasco desperdiça chances e chances de abrir distância para o quinto colocado e encaminhar um fim de Série B tranquilo.
A nível hipotético de comparação: se vencesse os jogos em casa dentro dessa sequência negativa recente, a equipe seria vice-líder da Série B com certo conforto, 12 pontos longe do Tombense, que está em quinto.
Agora o Vasco terá um período longo sem compromissos e só volta a campo no domingo da semana que vem para enfrentar o Bahia, em Salvador, pela 26ª rodada da competição.
Fonte: Globo Esporte
Culpa de quem? Da diretoria que não contratou nenhum técnico desde a saída do outro, que não era grande coisa também, mas era técnico, aí depois só veio experiências, muita falta de responsabilidade dessa diretoria ameaçando assim o acesso, bando de FDP, e a 777 só vendo tudo acontecer e deixando, seu não, tenho a impressão que trocamos seis por meia dúzia
Time fraco sem brilho,sem alma.O vasco nao merece subir mesmo.
Time amarelão, sem sangue, sem vontade de vencer. Não merece subir.