Vasco tem a 2ª maior torcida no Rio de Janeiro, aponta pesquisa

O Vasco da Gama tem a 2ª maior torcida do Rio, com 14,5% da preferência, segundo pesquisa feita pelo instituto Prefab Future.

Torcida do Vasco em jogo contra o Internacional
Torcida do Vasco em jogo contra o Internacional (Fonte: Matheus Lima/Vasco)

Uma pesquisa realizada pelo instituto Prefab Future confirmou a predominância do Flamengo na preferência dos torcedores no Rio de Janeiro. No levantamento realizado entre 3 e 7 de fevereiro deste ano, 58,9% dos pesquisados responderam, espontaneamente, torcer pelo Rubro-Negro. Ou seja, o clube tem mais torcedores do que a soma de Botafogo, Fluminense e Vasco no estado.

Quem está em segundo lugar é o Vasco, com 14,5% da preferência. Botafogo e Fluminense têm 7,3% cada. Dessa forma, o tamanho da torcida do Vasco é praticamente igual ao das torcidas de Flu e Bota, cuja soma é 14,6%.

Um dado relevante é o percentual de eleitores que disseram não torcer por time algum, ou que não souberam responder. Com 9,7%, o grupo dos sem clube apresenta índice superior aos de Botafogo e Fluminense isoladamente.

Flamengo lidera em todos os recortes do estudo

A hegemonia do Flamengo se estende por todos os recortes da pesquisa. Na divisão por sexo, o clube tem 57,7% da preferência das mulheres e 60,3% no público. Já o Vasco registra 13,9% no público feminino e 15,2% no masculino, refletindo sua posição como segunda força entre as torcidas no Rio de Janeiro.

Fla tem domínio ainda maior entre os mais jovens

Um dado muito importante demonstra que o domínio do Flamengo pode vir a ser ainda maior no futuro. No recorte por faixa etária, o clube tem 66,3% dos torcedores entre 16 e 24 anos. Entre 25 e 34 anos, 65,8% declararam torcer pelo Rubro-Negro. Apesar do predomínio em todas as faixas, a única em que o Fla não tem mais de 50% é entre os 60 anos ou mais, com 49,9%.

O Vasco, novamente, é quem mais se aproxima, principalmente nas faixas etárias mais elevadas. Entre 45 e 59 anos, tem 15% e, de 60 para cima, o clube tem 16,8%. Botafogo e Fluminense também têm seus melhores números na faixa mais elevada, de 60 anos para cima, com 10,7% cada um.

Clubes de fora do Rio aparecem com números residuais

Quando analisada pela escolaridade, a pesquisa indica que o Flamengo tem mais de 60% dos torcedores com ensino médio ou incompleto. Entre os que concluíram o ensino superior, o Rubro-Negro domina com 58,5%. Os dados acabam por se refletir também na renda, com o clube da Gávea tendo mais de 50% em todas as faixas pesquisadas – até três salários mínimos, de três a cinco, e acima de cinco salários mínimos.

Com um predomínio tão grande, o Flamengo está à frente em todos os recortes do estudo. Por religião, lidera em todos os segmentos, com mais de 60% entre os evangélicos e mais de 55% entre os católicos. Quando está em análise a ótica regional, o Rubro-negro tem 59% na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que engloba a capital fluminense e munícipios do entorno. No Norte e Noroeste Fluminense, tem índices acima de 60%.

Por fim, a pesquisa demonstra a forte regionalização da preferência esportiva, pois clubes de outros estados aparecem com percentuais apenas residuais, todos abaixo de 1%. São os casos de Corinthians, Palmeiras, Atlético Mineiro e Grêmio.

O levantamento contou com 2.006 entrevistas presenciais em todo o estado e tem margem de erro de 2,19 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Rio de Janeiro
Comente

Veja também
Vasco ampliará empréstimo de zagueiro por mais 3 meses

O zagueiro Robert Renan tem contrato como Vasco da Gama até o fim de junho, mas o Clube vai ampliar por mais três anos.

Vasco estaria interessado em volante argentino do Talleres

O Vasco demonstrou interesse e pode fazer uma oferta pela contratação do volante Matías Galarza, que pertence ao Talleres.

Cria do Vasco foi herói da classificação do Juventude no Gauchão

Ray Breno está emprestado pelo Vasco da Gama até o fim da temporada ao Juventude, onde vem se destacando no time.

Novo 9 argentino reforça estratégia do Vasco dos últimos 9 anos

Claudio Spinelli, de 29 anos, é o quinto argentino a vestir a camisa do Vasco nas nove últimas temporadas do Clube.

Vasco mira retomada histórica como mandante no Brasileiro após 15 anos

O Vasco da Gama tenta figurar entre os melhores mandantes do Campeonato Brasileiro, após 15 anos da melhor campanha.

Veja como o Vasco define prioridades nas competições de 2026

O planejamento traçado pelo Vasco da Gama coloca ao Campeonato Brasileiro como a principal prioridade para 2026.

Novo atacante do Vasco chega com desafio deixado por conterrâneos

Após Cano e Vegetti, o Vasco contratou o argentino Claudio Spinelli para reforçar o seu ataque nesta temporada.

Saldivia ganha espaço no Vasco e acirra disputa com Cuesta

Alan Saldivia vem ganhando espaço aos poucos na zaga e ameaça a titularidade de Carlos Cuesta no Vasco da Gama.

Bruno revela que tinha acerto para defender o Vasco

Bruno revelou que tinha acordo com o Vasco, mas o acerto não avançou por conta de sua situação judicial na época.

Vasco negocia patrocínio máster com a BYD

O Vasco tem negociações avançadas com a BYD para fechar um acordo de patrocínio máster, com valor que pode chegar a R$ 80 milhões.