Vasco tem 2 jogadores no top 3 dos que mais desarmam no Brasileiro

Retomada do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro passa pela melhora do sistema defensivo da equipe nos últimos jogos.

Jogadores do Vasco contra o Atlético-MG
Jogadores do Vasco contra o Atlético-MG (Foto: Gilson Lobo/AGIF)

Apesar da derrota no último domingo (21), contra o Atlético Mineiro, a campanha do Vasco no Brasileirão vem em uma crescente. Pela primeira vez em doze anos, a equipe emendou quatro vitórias seguidas no torneio, e deixou de brigar pelo Z-4 para encostar na parte de cima da tabela. Em dezoito rodadas, são 23 pontos conquistados. A última vez que o Cruzmaltino terminou o primeiro turno com a mesma pontuação foi em 2019. O time ainda pode superar a marca, caso pontue contra o Grêmio na próxima partida.

Dentre outros fatores, o desempenho recente é fruto da melhora defensiva. A equipe conta com dois atletas entre os Top 3 com mais desarmes no Campeonato Brasileiro deste ano: Paulo Henrique e Mateus Carvalho. Eles contribuíram com 39 e 37 bolas roubadas, respectivamente. William, lateral do Cruzeiro, é o único na frente deles, com 47.

Na última partida, contra o Galo, Mateus teve dez desarmes, melhor marca para um jogador vascaíno no Brasileirão desde 2016. Na goleada de 4 a 1 contra o São Paulo, em junho, ele travou os adversários nove vezes. Desde que Álvaro Pacheco deixou o clube e Rafael Paiva assumiu, há cerca de um mês, o volante foi titular em todos os jogos que foi relacionado. São sete escalações consecutivas entre os onze iniciais. Em 28 jogos, ele ainda marcou dois gols na temporada.

Quem também se destaca no elenco é o lateral-direito Paulo Henrique. Titular absoluto da posição, ele tem dado conta do recado na defesa e apoiado bem no ataque. Entre os laterais do Brasileirão, PH é o que mais acertou dribles (21) e o segundo em duelos ganhos no chão (79). No quesito interceptações, ele fica em terceiro lugar, com 23 bolas cortadas. Com menos espaço na curta “era Pacheco”, o jogador ganhou mais minutos com Rafael Paiva.

Desde a chegada do treinador, o Vasco marcou treze gols e foi vazado sete vezes em oito partidas. Antes, até a 10ª rodada, já havia sofrido 22 tentos e feito apenas sete. A evolução do Gigante da Colina dentro de campo é comprovada pelas estatísticas, que mostram uma nítida mudança na postura do time sob Paiva. Além do técnico, nomes como Paulo Henrique e Mateus Carvalho são fundamentais na temporada.

O Cruzmaltino volta a campo no próximo domingo (28), contra o Grêmio. Válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o jogo será na Arena Condá, em Chapecó (SC). Os gaúchos vêm de três pontos conquistados contra o Vitória, mas ainda ocupam o Z-4. Com a sequência de invencibilidade interrompida, o Gigante da Colina ocupa a 11ª primeira colocação na tabela.

Fonte: Esportes News Mundo

1 comentário
  • Responder

    Cocão e o Hugo Moura estão jogando muito. O problema foi o Klaus, juiz de merda, ter dado um cartão amarelo para ele no primeiro tempo.

Comente

Veja também
Tensão e alívio: Casimiro reage ao empate entre Vasco e Flamengo

O influenciador digital Casimiro Miguel, torcedor do Vasco da Gama, analisou os lances do empate entre o Cruzmaltino e o Flamengo.

Querendo demais! Coutinho dormiu em câmara hiperbárica para acelerar volta

Recuperado de lesão, Philippe Coutinho saiu do banco de reservas para fazer o gol que garantiu o empate contra o Flamengo.

Maicon destaca luta do Vasco e valoriza empate contra o Flamengo

Zagueiro do Vasco da Gama, Maicon teve boa atuação no empate do Cruzmaltino diante do Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.

Gol de empate do Vasco contra o Flamengo foi todo construído por reservas

De volta após mais de 40 dias, Philippe Coutinho marcou o gol que decretou o empate entre Vasco da Gama e Flamengo, pelo Brasileiro.

Tite reclama da arbitragem em lance que originou gol do Vasco contra o Flamengo

Treinador do Flamengo, Tite também criticou os critérios do árbitro Raphael Claus na partida contra o Vasco da Gama, pelo Brasileiro.

Sair da versão mobile