Vasco tem 15% da torcida de Niterói segundo pesquisa

O Vasco da Gama tem 15% da torcida de Niterói, sendo que 15, 5% dos torcedores são homens.

Localidade: Niterói/RJ

Instituto: GPP

Amostra: 600 entrevistas, em 02 de março de 2008

Margem de erro: 4 p.p

Niterói não é apenas umas das mais belas cidades do Rio de Janeiro. É também um município de grande importância econômica, além do maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. Neste contexto, o Blog Teoria dos Jogos desembarca pela primeira vez em terras fluminenses visando responder à seguinte pergunta: como andariam as torcidas cariocas – tão espalhadas nacionalmente – praticamente em seu quintal?

Cliquem nas imagens para visualização mais nítida

Como podemos ver, a configuração de torcidas na antiga capital do estado é a mesma da atual. Flamengo em primeiro (44,3%), totalizando mais do que seus três rivais somados. Em seguida, Vasco (15%), Fluminense (12,4%) e Botafogo (11,6%). Chama atenção a proximidade vascaína frente a tricolores e botafoguenses – considerando que o clube ainda não havia sido rebaixado, o que veio a ocorrer ao final de 2008.

Por sexo e faixa etária:

Constata-se entre os homens a torcida tricolor como a segunda de Niterói, além do Botafogo nos calcanhares do Vasco – todos em situação de empate técnico. Por idade, a tendência de “quanto mais jovens, mais Flamengo” se confirma. Entretanto, ao contrário do convencional, o maior número de rubro-negros foi verificado na faixa dos 25 aos 34 anos: incríveis 59,7%. Já o crescimento da torcida do Botafogo é admirável. Geralmente apontado como clube de torcida envelhecida, o alvinegro sai de 6,9% na faixa dos idosos para 14,7% mediante os jovens. Entre eles, haveria duas vezes mais botafoguenses do que tricolores.

Por grau de instrução:

Nesta estatística, a torcida do Fluminense começa a mostrar por que é chamada de “torcida de elite”. Em movimento oposto ao flamenguista, tricolores saem da última posição entre os menos estudados (9,2%) para o segundo posto entre os mais letrados (19,8%). Rubro-negros com nível superior completo seriam 29,4%, com vascaínos e botafoguenses praticamente idênticos nesta categoria (13,7% a 13,4%).

Por nível de renda:

Eis a tabela mais importante da pesquisa. Segundo ela, a torcida mais abastada de Niterói seria a do Fluminense. Em meio àqueles com renda superior aos 10 salários mínimos, 25,9% seriam torcedores do clube das Laranjeiras. O Flamengo, em segundo, marca apenas 23,4%. Trata-se de uma situação inédita, sem paralelo nem na própria cidade do Rio de Janeiro. Ainda nesta faixa, a torcida do Botafogo (17,3%) supera a do Vasco (14,6%).

Geograficamente:

Notadamente região de maior concentração de renda, Charitas, São Francisco e Icaraí (Praias da Baía I) seriam onde a torcida tricolor possui mais presença. A maior concentração rubro-negra se daria nas regiões norte do município (sempre acima dos 50%). No Centro e no Ingá, bom número de botafoguenses. Em Santa Rosa, número acima da média de vascaínos.

Por hábitos de leitura:

Uma interessante informação trazida pelo Instituto GPP tem relação com as publicações mais lidas por cada torcida. Percebem-se flamenguistas mais afeitos a jornais populares como o Extra e o Meia Hora – além da publicação local O Fluminense. Com algumas exceções, vascaínos, tricolores e botafoguenses demonstram perfil de leitura mais diluído.

Por fim, e apenas a título de curiosidade (por se tratar de estatística menos relevante no tocante ao marketing esportivo), a distribuição das torcidas segundo religião praticada:

Um grande abraço e saudações!

blog teoria dos jogos

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.

CBF define árbitro do 2º jogo entre Vasco e Atlético-MG pela semifinal da Copa do Brasil

Vasco e Atlético-MG se enfrentam no dia 19, às 18h30min, em São Januário, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.

Membros da banda Living Colour ganham camisas do Vasco

Conhecida por romper barreiras no rock and roll e ter todos os integrantes negros, a banda Living Colour ganha camisa do Vasco da Gama.

Sair da versão mobile