Vasco tem 10% das ações da SAF penhoradas; entenda o caso

Ação judicial foi executada pela Andrade Figueira Advogados, que prestou serviços para gestão Salgado e para 777 Partners.

Josh Wander e Jorge Salgado
Josh Wander e Jorge Salgado (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

O Vasco teve 10% das ações da SAF penhoradas em uma ação judicial executada pela Andrade Figueira Advogados. O escritório de advocacia prestou assessoria na campanha de Jorge Salgado nas eleições presidenciais em 2020 e, depois, seguiu com serviços jurídicos para o clube no mandato do ex-presidente e também durante a gestão da 777.

O escritório também foi contratado para defender o Vasco nas assembleias formadas pelos sócios para aprovação da SAF e cobra uma dívida referente a honorários no valor de R$ 3.563.918,96.

No processo, a empresa cobra pela prestação de serviços advocatícios e consultoria jurídica contra ações judiciais movidas com o intuito de impedir “a realização da Assembleia Geral Extraordinária, para deliberar sobre a operação de cisão do departamento de futebol e integralização em Sociedade Anônima do Futebol, bem como em eventuais lides que visem anular o resultado da AGE SAF”.

A defesa do Vasco no processo alega que “inexiste qualquer identificação ou reconhecimento de firma no contrato que sustenta a presente execução, não sendo razoável a cobrança acima de 3 milhões de reais acerca de um contrato em condições precárias de validade”.

A entrada da ação judicial aconteceu no dia 27 de maio de 2024 – 12 dias após a liminar que afastava a 777 do controle do futebol do Vasco. O mandado de execução ocorreu no dia 4 de julho. Como medida cautelar, o juízo deferiu a penhora de 10% das ações da SAF do Vasco.

O clube associativo tem confiança em vencer o processo e se resguarda em relação a essa porcentagem penhorada com base na Lei da SAF, que protege essas ações da parte associativa do Vasco e não permite que elas sejam comercializadas ou leiloadas.

Pedido do Vasco negado para não pagar custas judiciais
O Vasco teve o pedido negado para não pagar as custas judiciais de cerca de R$ 100 mil reais para a defesa no processo, que é estimado a partir do valor cobrado na Justiça. O clube associativo alega não ter recursos para arcar com essas despesas neste momento.

Nesta quinta-feira, porém, o juiz titular Antonio Luiz da Fonseca Lucchese, da 44ª Vara Cível da Comarca, negou o pedido e determinou o pagamento das custas por parte do clube. A decisão cabe recurso, e o Vasco já manifestou que entrará com o pedido já nos próximos dias.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Cruzeiro nega interesse em Léo Jardim

O Cruzeiro negou que esteja a procura de um goleiro, após rumores de interesse em Léo Jardim, do Vasco da Gama.

Psicóloga Carol Muniz retorna ao Vasco após passagem pelo Flamengo

Carol Muniz estava trabalhando no Sub-20 do Flamengo e retorna ao Vasco para exercer a função de psicóloga no profissional.

Atlético-MG encerra negociação com o Vasco por Brahian Palacios

O Atlético-MG encerrou negociação com o Vasco decidiu por permanecer com Brahian Palacios, após a venda de Alisson.

Confira detalhes da intertemporada do Vasco no CT Moacyr Barbosa

Com três semanas livres, o Vasco da Gama faz intertemporada no CT Moacyr Barbosa, com foco na parte física, tática e técnica.

Vasco alivia folha salarial com empréstimo de jogadores

Vasco da Gama empresta JP e Lucas Eduardo, para Avaí e Cuiabá, respectivamente, e segue com plano de aliviar folha salarial.

Vasco segue na busca por atacante de lado após negociação por Palacios esfriar

Após Atlético-MG voltar atrás na negociação por Brahian Palacios, o Vasco da Gama segue em busca de um ponta no mercado.

Vasco tem 13 jogadores que encerram contratos no fim de 2025; veja nomes

Com Philippe Coutinho e Payet na lista, Vasco da Gama tem 13 jogadores com contratos se encerrando até o término da temporada 2025.

Vasco permanece no mercado em busca de reforços para compor o elenco

O Vasco da Gama quer achar oportunidades no mercado brasileiro para reforçar a lateral-esquerda e ataque do elenco.

Vasco fará jogo-treino contra o Maricá no sábado no CT Moacyr Barbosa

O Vasco da Gama se prepara para o Brasileiro e fará jogo-treino contra o Maricá para a manhã de sábado, dia 22, no CT Moacyr Barbosa.

Carille precisa ajustar meio-campo do Vasco, que tem disputa acirrada

Fabio Carille aproveitará período sem jogos para ajustar o meio-campo, que passou por mudanças nos últimos jogos.