Vasco quebrou tabus traumáticos contra o Flamengo

Eliminar o principal rival Flamengo em duas semifinais de turno, resultou em combustível fundamental para o clube de São Januário na decisão da Taça Rio.

Uma escrita traumática para os vascaínos teve fim nesta temporada após quase 12 anos de espera. Eliminar o principal rival Flamengo em duas semifinais de turno – 2 a 1 na Taça Guanabara e 3 a 2 na Taça Rio – resultou em combustível fundamental para o clube de São Januário na decisão da Taça Rio, contra o Botafogo, domingo, às 16h, no Engenhão.

Até 2012, o Vasco havia vencido o Rubro-Negro em uma partida decisiva pela última vez no dia 23 de abril de 2000. Goleada por 5 a 1 na final da Taça Guanabara. Após o ocorrido, sequência de finais de turnos perdidas, além de decisões de Estaduais e Copa do Brasil. Uma situação que incomodava, mas começou a ser alterada definitivamente a partir da conquista da Copa do Brasil do ano passado. O Cruzmaltino terminou a temporada na “crista da onda” e passou confiança aos torcedores.

Agora, o desejo é único: aproveitar os benefícios do momento e repetir a boa atuação da semifinal no clássico decisivo contra o Botafogo. “Percebíamos que a torcida estava chateada. O clube estava em baixa e essa coisa particular com o Flamengo existia. Havia sempre uma preocupação. Hoje, o Vasco joga contra qualquer equipe com confiança. É um time que não tem medo. Na hora do jogo, a equipe atua com personalidade e bastante seriedade. Domingo será mais um jogo importante e vamos procurar repetir o que estamos apresentando. Quando os grandes se encontram, independente da situação, o que prevalece é o equilíbrio”, afirmou o técnico Cristóvão Borges, ao canal Sportv.

O volante Fellipe Bastos reforçou as palavras do comandante. Em São Januário, o consenso dos benefícios em cima de um triunfo sobre o rival existe. Mas trabalhar para aplicá-los no momento mais decisivo da temporada até o momento trata-se do grande desafio.

“Vasco e Flamengo é outro tipo de campeonato. Sempre será assim. É um jogo em que o vencedor sai com a moral elevada e muito confiante para a sequência. No ano passado, perdemos para eles a final da Taça Rio. Mas, agora, os eliminamos dos dois turnos. Isso não acontecia há muito tempo e sempre soubemos das estatísticas. Mas temos que aproveitar o que ganhamos de bom com isso e aplicar no dia a dia. O que passou, passou. Cabe esquecer, pois foi apenas mais um jogo e não decidiu a competição ainda”, comentou Bastos.

Após a folga para comemorar a vitória sobre o Flamengo, os jogadores do Vasco se reapresentam na tarde desta terça-feira. O técnico Cristóvão Borges vai iniciar a semana com um trabalho regenerativo e planeja palestras motivacionais aos atletas durante os dias que antecedem mais uma possibilidade de título. Os ventos mudaram na Colina, basta o Vasco aproveitar mais uma vez.

uol

Comente

Veja também
Lucas Eduardo do Sub-20 do Vasco
Lucas Eduardo projeta final do Carioca Sub-20 contra o Flamengo

O volante Lucas Eduardo destacou que o jogo será difícil, mesmo disputando em São Januário, mas mira vitória do Vasco.

Torcida do Vasco em São Januário
Torcida do Vasco planeja festa inspirada nos anos 90 para jogo na Copa do Brasil

A torcida organizada do Vasco prepara grande festa para o jogo contra o Atlético-MG e a vaquinha já ultrapassou R$ 60 mil.

Leandrinho em jogo contra o São Paulo
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Equipe Sub-20 do Vasco
Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti em jogo contra o São Paulo
Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.