Vasco sofreu mais da metade dos gols da temporada de bola aérea
Setor defensivo do Vasco da Gama tem sofrido muito com as jogadas de bolas alçadas na área neste começo de ano.

A bola aérea tem sido o calcanhar de Aquiles do Vasco neste início de temporada. Dos sete gols sofridos em 2026, quatro foram oriundos de cruzamentos, acendendo um alerta no setor defensivo.
Contra o Bahia, na quinta-feira (11), a derrota em casa surgiu justamente assim. Em jogada ensaiada, Everton Ribeiro bateu escanteio preciso para Juba emendar a finalização e fazer o gol do jogo. Veja o que disse o treinador:
— Quando tomamos gol de bola aérea não foi falha do Cuesta ou do Saldívia, geralmente alguem falha na marcação individual e hoje foi uma falha de posicionamento. Ficou um vazio ali, eles atraíram a gente para dentro da pequena área e a gente foi. Eles fizeram uma jogada pra trás, tinha que ter pelo menos um jogador ali naquela posição onde a bola entrou. Foi uma jogada parecida com a que fizemos contra o Corinthians, que o Thaigo Mendes quase fez o gol de cabeça, mas a diferença é que o Juba foi com o pé. A gente tem procurado trabalhar o máximo para evitar esses gols de bola aérea e de bola parada.
Analisando os gols, a fala do treinador encontra fundamento. Desses quatro, um foi contra, um por falha de posicionamento e outro por erro de tomada de decisão. Veja abaixo.
Mirassol
Depois de abrir o placar com um golaço de Coutinho, o Vasco sofreu o empate em gol contra de Cuesta. Em jogada pela direita, o Mirassol levantou a bola na área e Renato Marques escorou para o meio da pequena área. O zagueiro vascaíno, na tentativa de fazer o corte, marcou contra a própria meta.
Flamengo
Nesse caso, a jogada que gerou o gol foi originada num levantamento de Léo Pereira na área. Piton fez o corte de cabeça para a entrada da área, ficando à feição para Carrascal emendar de primeira e fazer o gol que garantiu a vitória do Flamengo
Placar do jogo: Flamengo 1 x 0 Vasco
Maricá
O primeiro gol sofrido de escanteio na temporada foi contra o Maricá, pelo Carioca. Aos 16 do segundo tempo, Marcelo subiu perto da marca do pênalti para cabecear e fazer o segundo do time. No momento da finalização, o jogador estava livre, havendo apenas um marcador entre ele e seu companheiro, que subiram juntos. Cuesta, que deveria estar acompanhando a marcação, estava alguns passos à frente da jogada.
Placar do jogo: Vasco 4 x 2 Maricá
Próximo jogo do Vasco
O Vasco volta a campo no sábado (14), às 21h30, para enfrentar o Volta Redonda em duelo decisivo pelas quartas de final do Campeonato Carioca.
Fonte: Lance!