Vasco sofre pressão interna por nova venda da SAF

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho sofre pressão interna para que encontre um novo gestor para a SAF do Clube.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho em entrevista coletiva (Foto: Dikran Sahagian/Vasco)

A diretoria do Vasco vê crescer sobre si a pressão para revender a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), empresa que gere o futebol do clube. Com a alta cúpula vascaína à frente dos trabalhos, após liminar impetrada em maio do ano passado, ainda não foi possível encontrar um novo investidor, já que a pendenga com a 777 Partners continua na Justiça. A situação incomoda sócios beneméritos e conselheiros do clube, que pressionam para que se encontre um novo gestor para a empresa.

Na última semana, Clóvis Munhoz e Júlio Brant, duas importantes figuras da política vascaína, renunciaram a seus cargos no conselho deliberativo do clube. Ambos acusam a diretoria do Vasco de lentidão e falta de transparência no processo. Desde maio passado, quando entrou com a liminar, a diretoria busca novos compradores, mas não houve avanços significativos nestas conversas. Atualmente, 39% das ações da SAF estão em arbitragem, isto é, dependerão de análise judicial para saber se o Vasco ou a 777 têm razão em suas reclamações.

“Uma hora falam que não tem interessado, outra hora falam em três, quatro, em cinco interessados. Aí, outra hora falam que o processo está andando muito rápido, outra hora falam que está andando muito devagar. Não há transparência com relação ao processo e o sócio quer ver o investimento entrando na nossa SAF. Esse é o desejo do sócio. Então, a atual gestão precisa respeitar e entender que o clube não tem dono, é formado por sócios e os sócios tomaram uma decisão em ampla maioria e essa decisão precisa ser respeitada. É o que vamos cobrar nessa nossa saída do conselho deliberativo do clube”, afirma Brant.

O grego Evangelos Marinakis apontou que só seguirá adiante nas conversações quando estas questões estiverem resolvidas do ponto de vista judicial. Embora o presidente Pedrinho tenha destacado várias vezes que seu maior desejo é vender a SAF, também admitiu que não houve nenhuma proposta oficial neste sentido. O clube entrou em fevereiro com um pedido de recuperação judicial, que foi acatado pela Justiça. A dívida total do clube corresponde a cerca de R$ 1,4 bilhão.

Brant: ‘Faz o processo andar’

Júlio Brant também projeta que o Vasco não deverá suportar muito tempo sem investimentos de grande porte. Embora não haja salários atrasados entre jogadores e funcionários, o Vasco não fez contratações vultosas e claramente esteve em desvantagem comparado a outros clubes nas últimas janelas de transferências. A falta de grandes recursos fez a diretoria demorar a contratar novos nomes para setores como a zaga e o ataque. Na opinião do agora ex-conselheiro, apenas o modelo da SAF – e não o associativo – é que pode garantir a melhor saúde financeira do Vasco para os próximos anos:

“É óbvio que o Vasco precisa mais do que nunca de investidores e parceiros estratégicos para fazer o futebol crescer e dar o resultado que a gente quer. O sócio e o torcedor vascaíno não aguentam mais a participação do associativo, a política influenciada no futebol. Os investimentos necessários para o futebol são hoje muito altos, então não tem como você fazer de forma orgânica pelo associativo, precisa do investidor. Não é garantia de sucesso, mas a gente tem que pressionar para que o desejo do sócio e do torcedor, manifestado lá na Assembleia Geral Extraordinária, que deu mais de 75% de votos da SAF, seja respeitado. Ah, a 777 não deu certo? Tudo bem, troca o sócio. Tem um monte no mercado querendo entrar como parceiro do Vasco. Qualifica o sócio, faz o trabalho que não foi feito na outra gestão. Mas faz o processo andar. O que não pode é sentar em cima e tocar o Vasco como uma associação, que é o que está acontecendo hoje”.

Fonte: Itatiaia

Mais sobre:SAF
2 comentários
  • Responder

    Esse Júlio foi um dos responsáveis junto com o Salgado de colocar a 777 estelionato S/A no Vasco. Agora deve ter outra empresa fake pra ganhar um qualquer na venda. O que fez o Vasco ser essa vergonha internacional hoje sempre foi seus políticos ambiciosos. Deve ter acabado a comissão da 777 né Júlio…

  • Responder

    Cadê os bilhões do leven siano?
    Cadê os milionários vascainos?
    Cadê o amigo Sheik do Catar do Felipe maestro ?
    O Pedrinho deixou prolongar muito esse assunto…

Comente

Veja também
Diniz exalta torcida do Vasco e cita busca por conexão: ‘É essencial’

Apresentado de forma oficial pelo Vasco da Gama nesta quinta-feira, Fernando Diniz exalta torcida e cita busca por conexão.

Ex-jogador do Vasco elogia Diniz, mas faz alerta

Ex-jogador do Vasco da Gama, Kleber Gladiador elogia Fernando Diniz, mas destaca que técnico precisa de um bom elenco.

Diniz diz que está de olho na base e comenta momento que vive na carreira

Apresentado de forma oficial nesta quinta-feira (15), Fernando Diniz revela que está monitorando a base do Vasco da Gama.

Fernando Diniz elogia Coutinho em apresentação e vê potencial no elenco do Vasco

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Fernando Diniz exalta presença de Coutinho no Clube e fala sobre elenco.

Crias do Vasco, Marlon Gomes e Eguinaldo conquistam Copa da Ucrânia

Com jogadores revelados na base do Vasco da Gama em campo, Shakhtar Donetsk empilhou sua 15ª taça na competição.

Zinho elogia Diniz e revela o que espera do técnico à frente do Vasco

Comentarista da ESPN Brasil, o ex-jogador Zinho destacou o trabalho de Fernando Diniz, novo técnico do Vasco da Gama.

Vasco defende escrita histórica contra o Fortaleza

Vasco da Gama e Fortaleza se enfrentam neste sábado (17), em São Januário, nona rodada do Campeonato Brasileiro.

PC Vasconcellos aponta missão de Diniz para recuperar futebol de Coutinho

Comentarista do Sportv, PC Vasconcellos avaliou o desafio que Fernando Diniz terá no Vasco da Gama com Philippe Coutinho.

Vasco emplaca pior sequência sem vitórias em quase 2 anos

Derrota por 1 a 0 para o Lanús-ARG, pela Sul-Americana, marcou a nona partida do Vasco da Gama sem vencer.

Do melhor ao pior: veja ranking de reforços do Vasco na era Pedrinho

Sob o comando do presidente Pedrinho, Vasco da Gama trouxe diversos jogadores no último ano para reforçar o Cruzmaltino.