Vasco sofre a virada e perde para o Juventude em São Januário
O Vasco perdeu de virada para o Juventude por 3x1, neste sábado, em São Januário, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Vasco não fez bom jogo e perdeu de virada para o Juventude por 3 a 1, neste sábado (8), em São Januário, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Rayan colocou o Cruz-Maltino em vantagem, mas Marcelo Hermes e Nenê balançaram a rede para acabar com a festa ainda no primeiro tempo. Já na reta final, Ewerthon fechou o placar. A derrota fez com que o time gaúcho ampliasse um tabu de 16 anos sem ser superado pela equipe carioca.
Com o resultado, o Gigante da Colina permaneceu nos 42 pontos e caiu para a 10ª posição na tabela. O próximo compromisso será contra o Grêmio, quarta-feira (19), às 21h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio, pela 34ª rodada da competição nacional.
O jogo
O Vasco tentou tomar o controle de início, mas não levou perigo à meta do Juventude. Primeiro, Coutinho chutou para fora. Depois, Nuno Moreira finalizou fraco, nas mãos de Jandrei. Carlos Cuesta também tentou. Ele aproveitou um bate e rebate na área após cobrança de escanteio e mandou por cima. Do outro lado, o time gaúcho apostava nas bolas longas – sem sucesso.
Aos 26, Coutinho fez ótimo lançamento para Lucas Piton. O lateral-esquerdo foi no fundo e cruzou para Rayan, que cabeceou firme e abriu o placar. A comemoração, porém, foi prorrogada: a arbitragem pegou impedimento no lance, mas o VAR interveio e validou o gol da joia cruz-maltina.
O Gigante da Colina seguiu em cima e teve oportunidades para ampliar, com Rayan e Andrés Gómez. No entanto, não conseguiu e levou um banho de água fria. Aos 38, Gabriel Taliari levantou na área e Marcelo Hermes, sozinho, deixou tudo igual. Pouco depois, o Alviverde desperdiçou chance de virar. Nenê acionou Gabriel Taliari que, cara a cara, errou o domínio e viu Léo Jardim afastar.
Em seguida, após boa defesa, o goleiro arriscou e saiu jogando com Nuno Moreira – que estava pressionado. O português dormiu no ponto e perdeu para Nenê, na frente da área. O camisa 10 do Juventude teve tranquilidade e não perdoou: driblou a marcação e fez valer a lei do ex, aos 45.
Na volta do intervalo, Fernando Diniz colocou Tchê Tchê na vaga de Hugo Moura. Logo no começo da segunda etapa, Nuno Moreira ficou com a sobra no escanteio, bateu firme e a bola explodiu no peito de Jandrei. Foi o último ato do número 17, que saiu para a entrada de Matheus França. Antes da substituição, a equipe gaúcha chegou em cobrança de falta de Nenê, defendida por Léo Jardim.
Em meio à tentativa de pressão do Vasco, mais uma mudança: Vegetti no lugar de Andrés Gómez. Apesar disso, foi o Alviverde quem esteve perto de marcar. Após cruzamento, Luis Mandaca assustou ao acertar o travessão. Então, Puma Rodríguez e GB foram chamados – saíram Carlos Cuesta e Lucas Piton.
Aos 42, Paulo Henrique levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Um minuto depois, Giovanny recebeu lançamento e tocou para Ewerthon, que fez o terceiro e selou a vitória do Juventude. A arbitragem pegou impedimento, mas, novamente, o VAR interveio e validou a jogada.
Vasco 1×3 Juventude
- Data e hora: 08/11/2025, às 18h
- Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
- Árbitro: Fernando Antonio Mendes (PA)
- Gols: Rayan, aos 26 min/1ºT (1-0); Marcelo Hermes, aos 38 min/1ºT (1-1); Nenê, aos 45 min/1ºT (1-2); Ewerthon, aos 43 min/2ºT (1-3).
- Cartões amarelos: Coutinho, Carlos Cuesta e Paulo Henrique (VAS); Rodrigo Sam, Gabriel Taliari, Nenê e Igor Formiga (JUV).
- Cartões vermelhos: Paulo Henrique (VAS).
Vasco (Técnico: Fernando Diniz)
Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta (Puma Rodríguez), Robert Renan e Lucas Piton (GB); Barros, Hugo Moura (Tchê Tchê) e Coutinho; Nuno Moreira (Matheus França), Andrés Gómez (Vegetti) e Rayan.
Juventude (Técnico: Thiago Carpini)
Jandrei; Igor Formiga, Luan Freitas, Rodrigo Sam, Wilker Ángel (Marcos Paulo) e Marcelo Hermes; Caíque (Jadson), Peixoto (Giovanny) e Nenê (Ewerthon); Gabriel Taliari e Rafael Bilu (Luis Mandaca).
Fonte: O Dia