Vasco será homenageado pelos 100 anos da Resposta Histórica
O Vasco da Gama receberá uma placa da Suderj nesta segunda-feira, referente aos 100 anos da Resposta Histórica.
Em 2024, a inesquecível Resposta Histórica completa 100 anos. Trata-se da carta assinada pelo presidente José Augusto Prestes, se negando a retirar 12 jogadores negros e pobres do elenco, que em 2023 havia sido campeão do Campeonato Carioca.
Foi o primeiro título do Gigante na competição e o esquadrão, que venceu de forma invicta, ficou eternizado como Camisas Negras. A Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), no centenário do momento pioneiro no futebol brasileiro, homenageará o Cruzmaltino.
Nesta segunda-feira (11), a pasta, na figura do responsável, Renato de Paula, entregará a Pedrinho, atual mandatário vascaíno, uma placa exaltando o feito emblemático na luta contra o racismo. A homenagem terá um detalhe que vai desagradar rivais do Rio de Janeiro.
Precisamente, estará inscrito que o Vasco não expulsaria negros e pobres do seu tempo, conforme projetou Flamengo, Fluminense, Botafogo, América-RJ e outros times. A informação é do site O Globo. Em seu começo no Brasil, o futebol era um esporte bastante elitista, um obstáculo para o Gigante.