Vasco tem que sepultar fantasma da síndrome de vice

A última vez que o time de São Januário se sagrou campeão sobre o rival rubro-negro foi em 1988.

Os jogadores do Vasco do atual elenco não viveram a era dos vice-campeonatos para o Flamengo. A última vez que o time de São Januário se sagrou campeão sobre o rival rubro-negro foi em 1988, no Campeonato Carioca – 1 a 0, gol de Cocada. Desde então, os cruzmaltinos jamais levaram a melhor sobre o arqui-inimigo. Domingo, as duas equipes se enfrentam no Engenhão pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Não se trata, na prática, de uma final. Mas a rivalidade entre ambos rotula o clássico desta forma.

Para o Vasco, vale o título brasileiro, o quinto de sua história – vencera em 1974, 89, 97 e 2000. A missão não é simples. Pelo contrário: precisa derrotar a equipe de Ronaldinho Gaúcho e torcer pela derrota do Corinthians para o Palmeiras. Em tempo: Com 68 pontos, o Vasco está a dois do time paulista, que ainda soma duas vitórias a mais que o atual campeão da Copa do Brasil. Como este é o primeiro critério para o desempate caso dois times empatem no número de pontos, para o Vasco não há outra alternativa.

“Temos que acreditar. Chegamos até aqui para ganhar. Este grupo é vencedor e quer ser campeão. Nesta hora, o cansaço vira esforço e vamos com tudo”, discursa o técnico Cristóvão Borges.

Para o Corinthians, o simples empate já lhe garante o quinto título nacional – foi campeão antes em 90, 98, 99 e 2005. No entanto, complicado quanto à combinação de resultados será o lado psicológico dos vascaínos, pois em todas as finais ou fase final o Vasco tem tropeçado diante do Flamengo nestas duas décadas.

Brasileiro de 1992
A escrita começa no Brasileiro de 92. As duas equipes se enfrentaram duas vezes em um quadrangular que tinha ainda Santos e São Paulo. O Flamengo empatou um e venceu o outro jogo. Na sequência, derrotou o time da Vila Belmiro e foi para final contra Botafogo. Sagrou-se campeão.

Carioca 1996
O Flamengo se sagrou campeão a exemplo de 2011 – vencendo os dois turnos de forma invicta. Nas duas finais, teve o Vasco pela frente. Na Taça Guanabara, ganhou de 2 a 0, gols de Romário e Sávio. Na final do segundo turno, no dia 30 de junho, o time rubro-negro dependia do empate. Sob o comando de Joel Santana, o placar de 0 a 0 foi mantido até o fim, rendendo ao clube mais um título estadual.

Brasileiro 1997
O clássico representava o passaporte cruzmaltino para a final. O Vasco precisava apenas do empate, mas Edmundo, inspirado, marcou três golaços. O último, driblando duas vezes Júnior Baiano, lhe deu à época o posto de maior artilheiro em uma mesma edição do campeonato – 29 gols. Júnior Baiano e Maricá completaram o placar de 4 a 1.

Tricampeonato carioca 1999/00/01
O auge da superioridade rubro-negra se deu no tri estadual entre 99 e 01. Nos três campeonatos, o Vasco tinha um elenco superior e chegou às três finais precisando apenas do empate. No primeiro ano, Rodrigo Mendes, de falta, fez o gol da vitória. No ano seguinte, o título foi praticamente conquistado no primeiro jogo da final: 3 a 0. No segundo, porém, outra vitória: 2 a 1.

Mas o tricampeonato foi selado de forma épica. Na primeira partida, em 2001, vitória do Vasco de virada por 2 a 1. Assim, para ser campeão, o Flamengo precisava vencer por diferença de dois gols. O time saiu na frente, com Edilson Capetinha. Juninho Paulista empatou, Edilson deixou o Flamengo na frente novamente no começo do segundo tempo. A partir daí, o clássico ficou bastante equilibrado. Julio Cesar, então goleiro rubro-negro, fez defesas milagrosas. Até que, aos 43 minutos, Petkovic cobrou uma falta com maestria no ângulo esquerdo Helton: 3 a 1.

Carioca 2004
As duas equipes mais vez decidiram o título estadual em dois jogos. O Flamengo venceu o primeiro por 2 a 1. Derrota por 1 a 0 na segunda partida manteria o título na Gávea. Valdir marcou logo no primeiro minuto para o Vasco. Mas era tarde de Jean, que marcou três vezes, dando a vitória ao Flamengo. Pela primeira vez um jogador fazia três gols numa final de estadual.

Copa do Brasil 2006

O Vasco chegava à sua primeira final de Copa do Brasil justamente contra o Flamengo, que levara em 90. Mais uma vez, a torcida rubro-negra provocou os vascaínos com o estigma do “vice de novo”, o que na prática se repetiu. Duas vitórias (2 a 0 e 1 a 0) e bicampeonato foi para a Gávea.

 Carioca 2008
Os dois times se enfrentam pela semifinal da Taça Guanabara. O Vasco saiu na frente com Alan Kardec, Fábio Luciano empatou e Edmundo teve a chance de colocar o time de São Januário novamente em vantagem. Mas o atacante desperdiçou a cobrança. O empate levaria de decisão para os pênaltis, até que Ronaldo Angelim, aos 34 minutos do segundo tempo, virou para o Flamengo: 2 a 1.

Carioca 2011
Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo chegava à final do segundo turno podendo se sagrar campeão carioca invicto e antecipado caso derrotasse o eterno rival. No tempo normal, as duas equipes ficaram no 0 a 0. Nos pênaltis, vitória rubro-negra por 3 a 1, mantendo a escrita sobre os cruzmaltinos.

Fonte: ig

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Personagens ligados ao Vasco não tiveram sucesso nas urnas

Torcedores do Vasco, Roberto Monteiro e Zé Colmeia não conseguiram eleger nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

Vasco vence o Botafogo por 3 x 0 pelo Torneio Guilherme Embry Sub-16

Em confronto válido pela 6ª rodada do Torneio Guilherme Embry, o Vasco da Gama vence o Botafogo por 3×0 e assume a liderança.

Sair da versão mobile