Vasco se transforma e tem a 8ª melhor campanha do Brasileiro

Com Vanderlei Luxemburgo, o Vasco da Gama se transformou e termina o 1º turno com a 8ª melhor campanha do Brasileiro.

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro terminou e, para o Vasco, uma metamorfose se viu ao longo dos 19 jogos. Depois de sete partidas sem vencer, a chegada de Vanderlei Luxemburgo ao comando deu mais estabilidade ao time. O LANCE! lembra como o Cruz-Maltino começou, o que aconteceu com a equipe ao longo dos últimos quatro meses e meio.

O primeiro jogo do Cruz-Maltino no Brasileirão foi contra o Athletico-PR, fora de casa. A equipe vinha de uma eliminação na Copa do Brasil, apesar de ter vencido o segundo jogo contra o Santos, em São Januário. Por conta daquela atuação, o padrão tático foi mantido.

O técnico era Marcos Valadares, do Sub-20, interino após a demissão de Alberto Valentim e a demora até a escolha e contratação de Vanderlei Luxemburgo. O time entrou em campo num 3-4-3 que persistiu por outros jogos, sem sucesso.

Miranda foi titular, ao lado de Werley e Ricardo Graça. O trio praticamente não tem mais chances desde que Henrique e Leandro Castan se afirmaram. No caso do capitão, ele precisou se recuperar de lesão, assim como o goleiro Fernando Miguel. Alexander foi o arqueiro, mas Sidão chegaria ainda no início da competição. Daquele time que começou a competição, Lucas Mineiro deixou o clube recentemente e Maxi López fez da quinta rodada a última dele.

O argentino, com problemas para entrar em forma e com divergências junto ao técnico Vanderlei Luxemburgo, deixou o clube na justiça. Alegou falta de salários e, desde então, a posição de centroavante é uma carência do elenco vascaíno.

Ainda no início da competição, o diretor executivo de futebol, Alexandre Faria, foi demitido. O substituto foi o até então pouco conhecido André Mazzuco, que estava no Paraná. Com ele, e já com Vanderlei Luxemburgo, Richard - e o até aqui pouco produtivo Marquinho foram contratados. Clayton só assinou há duas semanas.

Com Luxa, o elenco foi reduzido, um padrão tático foi adotado e as crises de bastidores foram reduzidas no que diz respeito aos efeitos no departamento de futebol. As categorias de base passaram a ter mais espaço. No último jogo, por exemplo, contra a Chapecoense, Yago Pikachu (ponta na gestão anterior) estava suspenso e Cáceres ocupou a lateral direita. O time passou a atuar com três volantes e jogadores com ritmo físico inferior ao da equipe, como Bruno César, passaram a ter poucas chances.

Em resumo, a partir da chegada de Vanderlei Luxemburgo - e, principalmente, com a pausa para a Copa América - o time fez por onde para ter a oitava melhor campanha do Brasileiro. Da lanterna, o time chegou à 12ª colocação.

Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro

Comentários

Últimas notícias

Veja mais notícias »