Vasco questiona interferência externa em jogo contra o Flamengo pela Copa Super 8

Após confusão no duelo entre Vasco da Gama e Flamengo pelas quartas de final do Supor 8, o Cruzmaltino se pronuncia em nota.

Flamengo x Vasco NBB 2024 Maqruinhos
Flamengo x Vasco NBB 2024 Maqruinhos (Foto: Julia Reis / CRF)

O Vasco questionou, em nota oficial, interferência externa na partida contra o Flamengo, marcada por uma confusão generalizada neste domingo (26), pelas quartas de final do Super 8. Após o técnico Léo Figueiró e o atleta Eugeniusz, ambos do Vasco, serem excluídos da partida pelo número de faltas, a torcida rubro-negra arremessou copos na direção do banco de reservas vascaíno. O time saiu de quadra e a partida ficou paralisada. O Vasco alegou falta de segurança e apontou “influência de terceiros” na partida.

Em nota oficial, o clube destaca um momento, mostrado na transmissão oficial do evento pelo sportv, em que o árbitro de quadra atente a um telefonema repassado pelo delegado da partida. O fato ocorre durante a paralisação do jogo já no quarto final. O comunicado ainda ressalta que “o árbitro responsável pelo Instant Replay também recebeu uma ligação durante a análise dos acontecimentos”.

– Ao término da partida, fomos surpreendidos por imagens da transmissão oficial que mostram o árbitro principal utilizando um celular entregue pelo delegado da partida. As imagens mostram que existiu uma interferência externa em um momento tão delicado da partida. Além disso, o árbitro responsável pelo Instant Replay também recebeu uma ligação durante a análise dos acontecimentos, reforçando que existiu interferência e influência de terceiros nas decisões que foram tomadas contra o R10 Score Vasco – descreve o pronunciamento oficial.

Além do questionamento sobre a interferência, o Vasco destaca que nenhuma medida imediata foi tomada para garantir a segurança dos atletas e comissão técnica do clube.

– Em um ambiente claramente hostil e sem qualquer garantia de segurança para nossa equipe, o coordenador geral, Gegê Chaia, prontamente comunicou à arbitragem e ao delegado da partida a falta de segurança no ginásio, mas, lamentável e estranhamente, nenhuma medida foi tomada de imediato. Com os arremessos continuando e sem qualquer garantia mínima de segurança, nossa equipe tomou a acertada decisão de se retirar da quadra até que providências fossem tomadas. A agressividade da torcida adversária aumentou diante da postura firme do R10 Score Vasco em não tolerar tal comportamento – expôs a nota oficial.

No domingo, dia 26, a LNB optou por não se pronunciar oficialmente, apenas garantiu que todos os protocolos seriam seguidos para avaliar a situação que ocorreu no Maracanãzinho. O Flamengo também não se posicionou oficialmente sobre o caso.

Veja o comunicado do Vasco na íntegra:

Nota de esclarecimento

O Club de Regatas Vasco da Gama vem a público esclarecer os fatos ocorridos na partida deste domingo, dia 26/01, pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que colocaram em risco a segurança dos nossos atletas e comissão técnica.

Após a polêmica marcação da terceira falta técnica contra o banco de reservas do R10 Score Vasco, nosso técnico Léo Figueiró e o jogador Eugeniusz, ao se retirarem da quadra rumo ao vestiário, foram alvejados por objetos arremessados pela torcida adversária. Em um ambiente claramente hostil e sem qualquer garantia de segurança para nossa equipe, o coordenador geral, Gegê Chaia, prontamente comunicou à arbitragem e ao delegado da partida a falta de segurança no ginásio, mas, lamentável e estranhamente, nenhuma medida foi tomada de imediato.

Com os arremessos continuando e sem qualquer garantia mínima de segurança, nossa equipe tomou a acertada decisão de se retirar da quadra até que providências fossem tomadas. A agressividade da torcida adversária aumentou diante da postura firme do R10 Score Vasco em não tolerar tal comportamento. A chegada de um pequeno contingente da Polícia Militar não foi o suficiente para garantir a segurança necessária, independente dos esforços dos policiais. Ainda assim, mesmo em um cenário onde as condições continuavam impróprias, voltamos unicamente para evitar sanções, mesmo sabendo que, apesar da decisão contrária do delegado da partida, estávamos expostos ao ambiente que permanecia longe de ter condições de segurança.

Por fim, ao término da partida, fomos surpreendidos por imagens da transmissão oficial que mostram o árbitro principal utilizando um celular entregue pelo delegado da partida. As imagens mostram que existiu uma interferência externa em um momento tão delicado da partida. Além disso, o árbitro responsável pelo Instant Replay também recebeu uma ligação durante a análise dos acontecimentos, reforçando que existiu interferência e influência de terceiros nas decisões que foram tomadas contra o R10 Score Vasco.

O Club de Regatas Vasco da Gama lamenta profundamente os episódios registrados e informa que já está tomando todas as providências cabíveis para que a situação seja apurada com rigor e transparência. Nosso compromisso é com a ética, o respeito ao basquete e a segurança de todos os envolvidos.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:FlamengoSuper 8
Comente

Veja também
Vasco acerta com Larisse para o Futebol Feminino

O Vasco da Gama acertou a contratação da atacante Larisse para reforçar o elenco feminino na temporada de 2025.

Veja o que mudou no Vasco desde a goleada para o Flamengo

O presidente Pedrinho fez mudanças drásticas no futebol do Vasco da Gama depois da goleada para o Flamengo em 2024.

Fala de Rossi sobre clássico no Maracanã revolta torcedores do Vasco

Rossi, goleiro do Flamengo, falou sobre as expectativas para o jogo contra o Vasco no Maracanã e declaração revolta vascaínos.

Vasco terá Coutinho e outras mudanças para o clássico; Tchê Tchê segue fora

Além do retorno de Coutinho, o técnico Carille deve fazer realizar mais mudanças no time do Vasco para enfrentar o Flamengo.

Payet sofre estiramento no joelho e está fora contra o Flamengo

Payet sofreu um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito e deve demorar para retornar às atividades.

Vasco tenta reverter péssimo retrospecto recente contra o Flamengo

São apenas duas vitórias, com 11 empates e 17 derrotas nos últimos 30 jogos entre Vasco da Gama e Flamengo, retrospecto péssimo.

Vegetti busca 1º gol contra o Flamengo em 2025

O atacante do Vasco da Gama enfrentou o Flamengo em três oportunidades, não venceu nenhuma delas, nem balançou as redes.

Saiba quantas vezes o Vasco fez mais de 60 pontos no BR de pontos corridos

Marca muito negativa, que demonstra que o Vasco da Gama pouco conseguiu ser competitivo desde o início do formato de disputa.

Preço médio de ingressos para jogos do Vasco é um dos maiores no BR; veja ranking

O Palmeiras lidera a lista de clubes que cobra ingressos mais caros no Brasileiro, e o Vasco da Gama também cobra caro.

Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Sair da versão mobile