Vasco: Ricardo Gomes deixa o time ofensivo
Ricardo Gomes tem surpreendido pelo poderio ofensivo adotado ao Vasco no seu comando.
A melhor defesa é o ataque. A frase, apesar de ser pra lá de batida, traduz bem o atual momento do Vasco, que, após a chegada do técnico Ricardo Gomes, tem surpreendido pelo poderio ofensivo. Sob seu comando, o time passou a ter média de 3,1 gols por partida. Mas não é por menos. Afinal, com tantos jogadores com características ofensivas…
Do time considerado titular, apenas o goleiro Fernando Prass ainda não balançou a rede. Do lateral-direito ao camisa 9, todos já marcaram. Até zagueiro tem sido goleador. Dedé, por exemplo, já fez três gols e Anderson Martins, dois.
Com tanto jogador balançando as redes, o time passou a ter o ataque mais positivo do Campeonato Carioca, com média de 2,4 gols por partida. Na Copa do Brasil, o Cruz-Maltino, com oito marcados em três jogos, só fica atrás do Palmeiras, que fez 11.
Na última partida, na vitória por 2 a 1 sobre a Cabofriense, a goleada não veio, mas o próprio técnico Ricardo Gomes atentou para a quantidade de chances criadas. E esse é um dos segredos deste time, que também é o que mais finaliza no Campeonato Estadual (128 finalizações em 14 jogos).
O treinador vascaíno gosta da forma ofensiva pela qual o time vem jogando, mas lembra que, para fazer do ataque a melhor defesa, é preciso mostrar superioridade.
– Para que essa forma de jogar seja eficiente, é preciso ser superior em todos os sentidos, tanto tecnicamente, quando taticamente e fisicamente. No 0 a 0 com o Fluminense, por exemplo, as forças se anularam e quase não teve jogo. Mas o time tem atuado bem desta forma e, o mais importante, sem se desorganizar – destacou Gomes.
Agora as competições entram em momentos decisivos. Se este time será vitorioso, ainda não dá para dizer. Mas o certo é que o Vasco se tornou sinônimo de gols.
Fonte: lancenet