Vasco revive drama de 2024 com tropeços na reta final do Brasileiro

Vasco da Gama vislumbrava uma vaga na Libertadores, mas após quatro derrotas seguidas o Clube passou a flertar com a zona de rebaixamento.

Robert Renan em Vasco x Juventude
Robert Renan em Vasco x Juventude (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)

A quarta derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro fechou o caixão das esperanças do Vasco por uma vaga no G-6. A derrocada do time no torneio traz uma nova frustração ao torcedor vascaíno, que viveu um cenário similar justamente no ano passado.

Sob comando de Rafael Paiva, o Vasco chegou a viver grande fase no meio da temporada de 2024. A equipe emplacou oito jogos de invencibilidade, com três vitórias consecutivas, que afastaram o discurso de briga contra a zona de rebaixamento e deixaram o time mais próximo do pelotão de cima na tabela do Brasileirão.

Ali, o próprio discurso de Paiva e do elenco havia mudado. A equipe pulou para a oitava posição depois dos triunfos em sequência, e o então treinador citou em entrevista coletiva que o Vasco precisava ter a Libertadores como intenção e “buscar o limite sempre mais alto”.

Em 2025, o torcedor viu novamente esse discurso aflorar ao chegar, mais uma vez, à oitava posição e viver lua de mel com as quatro vitórias consecutivas. Em vídeos dos bastidores divulgados pelo próprio clube, o presidente Pedrinho apareceu no vestiário com um discurso inflamado e afirmou que a luta do Vasco seria “lá em cima”, por uma vaga na Libertadores. Coutinho também deu entrevista alinhado à fala do dirigente.

Nos dois anos, no entanto, o ânimo deu lugar à frustração. Em 2024, depois do triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória no Barradão, o Vasco viveu uma derrocada. Foram oito jogos sem vencer, somando Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro – e, a cada rodada, a chance de uma vaga na Libertadores ficava cada vez mais distante.

Assim como em 2025, a equipe vascaína também havia se classificado às semifinais da Copa do Brasil, mas acabou eliminada para o Atlético-MG durante o período de jejum de vitórias.

Na atual temporada, o Vasco chegou a ver a distância para o G-6 diminuir para cinco pontos, depois da vitória sobre o Bragantino, a quarta da sequência de triunfos. Em três semanas, o cenário mudou por completo. A distância para o pelotão da Libertadores, agora, é de 11 pontos, e a equipe volta a olhar para a segunda parte da tabela.

Coincidentemente, Rafael Paiva também sofreu quatro derrotas em sequência na reta final do Brasileiro. E não resistiu. O técnico perdeu para Botafogo, Fortaleza, Internacional e Corinthians. Depois da derrota para o time paulista, foi demitido. Felipe Loureiro comandou o Vasco nas últimas rodadas, quando a equipe já não disputava mais uma vaga pela Libertadores e estava estacionada no meio da tabela, na zona de classificação à Copa Sul-Americana.

A principal diferença em relação ao ano passado é que Fernando Diniz continua com respaldo da diretoria vascaína e comandará a equipe no duelo contra o Bahia para evitar o quinto revés em sequência. A partida acontece neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Escassez de finalizações agrava crise do Vasco no Brasileiro  

Mesmo tendo o quinto melhor ataque do Brasileiro, Vasco da Gama não tem conseguido chutar a gol nas últimas partidas.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Vasco avança por renovação com Rayan e projeta venda milionária

O Vasco se aproxima de acordo para renovar com Rayan, que vem sendo cobiçado por vários clubes do exterior.

Vasco terá 3 reforços para o jogo contra o Bahia

O Vasco da Gama terá o retorno de três jogadores para o duelo contra o Bahia, neste sábado, pela 35ª rodada do Brasileiro.

Veja quais jogadores disputam vaga de Coutinho contra o Bahia

Philippe Coutinho recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do jogo contra o Bahia, neste domingo, em Salvador.

Diniz vê pressão aumentar após sequência negativa no Vasco

Fernando Diniz vê pressão aumentar após o Vasco sofrer quatro derrotas consecutivas pela primeira vez neste Brasileiro.

Vasco perde título do Carioca Sub-20 e jogo termina com confusão; veja vídeo

O Vasco da Gama ficou em segundo lugar no Carioca Sub-20 após perder nos pênaltis para o Botafogo, no Nivaldo Pereira.

3 jogadores que fizeram muita falta ao Vasco contra o Grêmio

Sem eles, o Vasco da Gama encontrou dificuldades para se impor fisicamente, permitindo que o Grêmio controlasse o ritmo do jogo.

7 motivos da queda de rendimento do Vasco no Brasileiro

O Vasco da Gama chegou a brigar por uma vaga na Libertadores e agora pode terminar a rodada em 14ª colocação.