Vasco revê o Santos após lances polêmicos no 1º turno e declaração infeliz de Barbieri

Vasco da Gama x Santos do 1º turno do BR foi marcado por reclamações cruzmaltinas sobre a arbitragem e críticas à coletiva de Barbieri.

Vasco x Santos em São Januário
Vasco x Santos em São Januário (Foto: André Durão)

Após três vitórias seguidas, o Vasco, enfim, deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e sonha em alçar voos maiores na reta final da competição. No próximo domingo (1), a equipe reencontra o Santos, na Vila Belmiro, depois do confronto no primeiro turno, que foi cercado por polêmicas. Na ocasião, o então treinador Maurício Barbieri recebia as primeiras vaias da torcida, em São Januário, com a derrota por 1 a 0, com gol de Deivid Washington.

Esse duelo antecedeu o revés para o São Paulo, quando o Cruz-Maltino entrou de vez no Z4 e por lá ficou dezessete rodadas consecutivas. Durante o confronto, na Colina Histórica, três lances polêmicos tomaram conta dos noticiários no dia seguinte e causaram a revolta dos vascaínos. Diante disso, a direção do clube carioca formalizou uma reclamação junto à CBF.

Em nenhum dos lances, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima (PE) consultou o VAR para averiguar qualquer irregularidade. No primeiro, os jogadores cruz-maltinos reclamaram de um possível pênalti e alegaram que a bola tocou no braço de Messias. Já no segundo, o Vasco salientou que a bola tocou no braço de Joaquim, do Peixe, em uma disputa com Pedro Raul, pelo alto.

No fim da partida, o então camisa 9 recebeu na área e alegou que foi derrubado por Rodrigo Fernández, antes de finalizar para o gol. Por outro lado, Wilson Luiz Seneme, chefe da Comissão de Arbitragem da CBF, disse que esse lance foi interpretativo. Além disso, o profissional informou que o árbitro acertou nas duas jogadas anteriores em não assinalar os possíveis pênaltis.

Declaração infeliz

Depois da derrota para o Santos, Maurício Barbieri complicou ainda mais sua vida no comando do Vasco. O treinador foi infeliz ao dizer que o adversário está acostumado a jogar na elite e nunca foi rebaixado. Quatro dias depois, o então treinador pediu desculpas à torcida, porém viu o relacionamento degringolar de vez e o time se solidificar no Z4 no primeiro turno.

”Para um paciente que está na UTI, não dá para esperar que ele vai pular da cama e sair correndo, mas dá para esperar que ele vai se reerguer. Estamos nesse processo. O Santos nunca foi rebaixado e está acostumado a jogar na elite, e fomos infinitamente superiores. Temos que traduzir isso em resultados finais de jogo”, afirmou o treinador.

”Fiz questão de estar aqui presente. Acho importante na condição de ser humano e responsável por aquilo que faço, pedir desculpas. Escolhi mal as palavras e gerei um desconforto no torcedor, maior patrimônio do clube. Quero me desculpar. Quero reforçar o sentimento de privilégio que tenho por defender essa camisa, essa história e esse escudo. O Vasco é mais do que um clube. Tem uma história de luta por valores e princípios dos quais eu defendo. É um privilégio. Meu maior desejo é ter sucesso com esse clube. O Vasco vai voltar a trilhar os caminhos da vitória como fez anteriormente. Uma história gigante. Por isso gostaria de pedir desculpas ao torcedor”, se desculpou Barbieri.

Arrancada e luta pela permanência

Ao fim do duelo do primeiro turno, a torcida do Vasco vaiou a equipe, que já dava indícios de ineficiência na criação de jogadas. Sem força para reagir, perdeu na semana seguinte para o São Paulo, no Morumbi, e entrou de vez na zona de rebaixamento. O Santos, por sua vez, somava 10 pontos e estava no G6, ainda sob o comando de Odair Hellmann.

Cinco meses depois, o cenário é bem diferente. Ao longo desse tempo, a SAF cruz-maltina foi ao mercado e trouxe reforços certeiros, que têm dado conta do recado. Com Ramón Díaz à beira do campo, o Gigante da Colina voltou a ser competitivo e emendou três vitórias seguidas, deixando o Z4 para trás.

Do outro lado, o Peixe venceu o Bahia na última rodada, contudo ainda patina na competição e vê o perigo de uma queda inédita se tornar cada vez mais forte. De acordo com dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe comandada pelo interino Marcelo Fernandes tem 55.6% de chance de cair. Por outro lado, o time carioca diminuiu as chances para 24.3% e vê um sopro de esperança com as recentes atuações.

Fonte: Jogada 10

4 comentários
  • Responder

    Será que ninguém vai comentar a recente visita de Alexandre Gallo, coordenador do Santos, à sede da comissão nacional de arbitragem, no Rio de Janeiro, sob a desculpa de ” estreitar relações “?
    Eis o que saiu no próprio site do Santos:
    ““O objetivo é estreitar ainda mais a relação com a entidade máxima do futebol e discutir assuntos pertinentes ao Santos nessa sequência do Brasileirão””.

    É ou não é , praticamente, um anúncio de tramoia anunciada?

  • Responder

    Ainda falta uns 15 jogos pra terminar o campeonato,o Vasco tem E pôde sonhar sim com uma colocação ainda melhor, se continuar jogando desse jeito.
    Como o Botafogo pode perder a liderança se jogar como nos últimos jogos.
    Tem muita água pra rolar, nada esta resolvido, o Vasco está jogando o que não jogou o ano todo, e o Botafogo está dando sinal que é cavalo Paraguai,foi trocar o técnico e o técnico fez um monte de m., botou uma baranga ( Diego Costa) .

  • Responder

    Se depois desse jogo o canalha do PAULO BRACKS tivesse demitido Barbieri, tudo que aconteceu depois não tinha acontecido, esse pilantra do Paulo BRACKS tinha que indenizar o Vasco e todos comerciantes da barreira

  • Responder

    Então , com todas as mazelas ou atitudes não aceitas por parte da torcida feitas por Eurico Miranda , mas duvido que após este jogo com o Santos e a infeliz declaração de Barbiere ,ele não seria demitido ,isto sem falar que o CEO Melo e o próprio Barbiere com raízes no maior rival seriam aceitas no Vasco .

Comente

Veja também
Vasco evita igualar pior sequência negativa neste século

O Vasco não vence há 9 jogos seguidos e usa vencer o Fortaleza para evitar igualar sua pior sequência de resultados neste século.

Olho no rival! Escalação do Fortaleza contra o Vasco

Confira a escalação do Fortaleza para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, em São Januário, pelo Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Fortaleza

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo deste sábado, contra o Fortaleza, pela 9ª rodada do Brasileiro.

Canais que transmitem o jogo entre Vasco e Fortaleza

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Fortaleza, jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Fortaleza

Arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Fortaleza neste sábado, em São Januário, às 19h, pela 9ª rodada do Brasileiro.

Arquiteto Sérgio Dias detalha planos da reforma de São Januário

Arquiteto responsável pela modernização do Estádio de São Januário, Sérgio Dias revelou que o projeto dialoga com o passado.

Relacionados do Fortaleza para o jogo contra o Vasco

O técnico Vojvoda relacionou 24 jogadores para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, em São Januário.

Rayan é convocado para amistosos da Seleção Brasileira Sub-20

O atacante Rayan desfalcará o Vasco da Gama para defender a Seleção Brasileira Sub-20 nos três amistosos, no Egito.

Vasco pode ativar cláusula no contrato de Léo Jardim

O goleiro Léo Jardim já atingiu 60% dos jogos do Vasco no ano e pode ter seu contrato renovado automaticamente.

Vasco enfrenta o Fortaleza neste sábado pela 9ª rodada do Brasileiro

A partida entre Vasco da Gama e Fortaleza será disputada no Estádio de São Januário, a partir das 18h30min.