Vasco: retrospectiva 2010

Tudo o que aconteceu no Vasco no ano de 2010, o decepcionante ano da volta.

Após conquistar a Série B no ano passado e garantir a volta para a elite do futebol nacional, os torcedores do Vasco esperavam em 2010 um time competitivo, que pudesse brigar por títulos. No entanto, para a decepção dos cruz-maltinos, a equipe sofreu bastante e terminou a temporada longe da disputa por taças.

O ano até que começou bem sob o comando de Vágner Mancini no Campeonato Carioca. O Vasco chegou a final da Taça Guanabara mostrando um futebol alegre, até goleando o Botafogo no Engenhão por 6 a 0, mas acabou derrotado na final pelo alvinegro. Na Taça Rio, em mau momento, substituiu Mancini por Gaúcho, técnico das categorias de base, parou na semifinal diante do Flamengo.

Na Copa do Brasil, a caminhada não era das mais complicadas até a final. No entanto, os cruz-maltinos acabaram sendo eliminados pelo Vitória. Após perder a partida em Salvador por 2 a 0, os vascaínos fizeram 3 a 1 em São Januário, mesmo com um homem a menos durante quase todo o jogo.

Celso Hoth

Divulgação/Vasco da Gama
Roth assinou com o Vasco, mas deixou o time durante a pausa da Copa do Mundo

Já em meio ao mau momento, o Vasco iniciou sua caminhada no Campeonato Brasileiro. Só que as primeiras rodadas da competição foram muito ruins. Gaúcho voltou para a base e Celso Roth foi contratado. Sob seu comando, o time conseguiu a primeira vitória na Série A, mas ficou na zona de rebaixamento na paralisação por conta da Copa do Mundo. Durante o recesso, Roth preferiu deixar o clube para assumir o Internacional, pegando os dirigentes cruz-maltinos de surpresa. Para seu lugar, Paulo César Gusmão, que estava no vice-líder Ceará, foi contratado.

Com PC Gusmão, e a chegada de reforços de peso como o meia Felipe e os atacante Éder Luís e Zé Roberto, o Vasco conseguiu reagir após a volta do Brasileiro, emplacando uma sequência invicta que tirou a equipe da degola e o colocou na parte de cima da tabela. Só que, aos poucos, o time começou a perder rendimento por conta das lesões de seus principais jogadores. Com isso, o Vasco se fixou no meio da tabela, onde ficou até o fim do campeonato, conseguindo garantir uma vaga para a próxima Sul-americana. Mesmo assim, PC Gusmão fez uma avaliação positiva da temporada.

“Lembro-me que na primeira entrevista coletiva, assim que cheguei aqui, lamentamos estar na zona de rebaixamento. Hoje, se não é o que queríamos, ao menos conseguimos uma vaga na Sul-americana, e isso também é muito bom. É claro que gostaríamos de brigar pelo título, mas esse ano não deu. Muitos me chamaram de louco. Alguns apostavam no Vasco como um possível rebaixado. Terminamos a frente de muitos clubes que estavam na nossa frente. Além de livrar o rebaixamento a quatro rodadas do fim”, disse.

CAMPEONATO CARIOCA

O Vasco iniciou o ano na expectativa de quebrar o jejum que dura desde 2003 sem conquistar o Estadual. Com uma série de reforços e sob o comando de Vágner Mancini, a equipe mostrou um futebol bonito na Taça Guanabara. O ápice da campanha no primeiro turno foi a goleada por 6 a 0 sobre o Botafogo no Engenhão com grandes atuações do atacante Dodô e do meia Phillipe Coutinho. Após passar pelo Fluminense nos pênaltis na semifinal, os cruz-maltinos não repetiram em campo a atuação contra os alvinegros na final e acabaram derrotados por 2 a 0.

Dodô
Divulgação/Vasco da Gama
Dodô começou bem no Vasco, mas teve poucas chances e deixou São Januário

A derrota na final iniciou uma crise dentro do clube e os maus resultados começaram a acontecer. Depois de ser derrotado em São Januário para o Americano, Vágner Mancini acabou sendo demitido. Para seu lugar, o clube preferiu apostar em Gaúcho, técnico dos juniores. Sob se comando, a equipe conseguiu se classificar para a semifinal da Taça Rio. Só que o Vasco acabou sendo eliminado após a derrota para o Flamengo, em um jogo polêmico com a não marcação de um pênalti para a equipe.

COPA DO BRASIL

O Vasco iniciou a caminhada para o inédito título da competição contra o Sousa, da Paraíba. Com um time reserva, os vascaínos conseguiram a vitória por 2 a 1, mas não impediram a disputa do jogo de volta. Em um confronto medíocre, a classificação veio após um empate sem gols em casa. Na Segunda Fase, o adversário foi o alagoano ASA. Após um empate no Nordeste em 1 a 1, os cruz-maltinos mostraram força em São Januário e venceram por 3 a 1 para concretizar a classificação.

Na terceira fase, o adversário foi a surpresa Corinthians Paranaense. Em um gramado muito ruim, os cruz-maltinos venceram por 1 a 0 a partida no Paraná. Já no duelo de volta, uma vitória apertada por 2 a 1 e mais um avanço na competição. Já nas quartas-de-final, o Vasco enfrentou o Vitória, primeiro time que disputa a Série A. Em uma atuação muito ruim, os cariocas foram derrotados por 2 a 0 no Barradão.

Com o apoio da torcida, que lotou São Januário na partida de volta, os vascaínos começaram bem e abriram o placar logo no início. No entanto, após bobeada da zaga, os baianos empataram de pênalti. No lance, o volante Nílton foi expulso, deixando a equipe com um a menos.

Quando tudo se encaminhava para uma eliminação medíocre, o Vasco voltou com tudo para a etapa final e fizeram dois gols em poucos minutos. Para melhorar, o Vitória teve um jogador expulso. Os cruz-maltinos pressionaram até o fim, mas não conseguiram o gol da classificação e tiveram que se despedir da competição.

CAMPEONATO BRASILEIRO

O Vasco estava de volta à Série A do Campeonato Brasileiro, mas iniciou a competição em um mau momento. Tanto que a equipe sofreu nas primeiras rodadas e figurava na zona de rebaixamento. Para tentar mudar a situação, a diretoria vascaína contratou o técnico Celso Roth e deixou Gaúcho como auxilar. Com Roth, o time conseguiu a única vitória antes da paralisação da competição para a Copa do Mundo, mas continuava entre os últimos.

Nos primeiros dias após a paralisação do campeonato, Celso Roth anunciou a saída do clube para assumir o Internacional, que estava na disputa da Libertadores. O anúncio pegou os dirigentes cruz-maltinos de surpresa e obrigou-os a procurar outro treinador no mercado. Após uma negociação rápida, PC Gusmão deixou o então vice-líder Ceará para assumir o clube.

Pc Gusmão
Divulgação/Vasco da Gama
PC Gusmão assumiu o comando do time cruz-maltino durante o Brasileirão

Com PC Gusmão, mais as contratações do meia Felipe e dos atacantes Éder Luís e Zé Roberto, o Vasco prometia um time forte para a sequência do Brasileiro. Após a volta, os vascaínos emplacaram uma série invicta na competição, saiu da zona de rebaixamento e encostou na parte de cima da tabela.

Quando o time tentava buscar os líderes do campeonato, passou a conviver com muitas lesões e se viu distante do título. No entanto, uma vaga na Libertadores ainda era almejada. Só que seguidos tropeços, principalmente em São Januário, fizeram com que o Vasco ficasse no meio da tabela. Sem muito o que sonhar, a equipe garantiu presença na Sul-americana de 2011 na última rodada, terminando o campeonato na 11ª colocação.

PROJEÇÕES PARA 2011

A temporada, mesmo que longe de vitoriosa, deixou pontos positivos para 2011. A base do elenco está montada, com a manutenção dos reforços contratados no meio deste ano. Além disso, jogadores como o zagueiro Dedé, o lateral-direito Fágner e os jovens Rômulo e Jonathan ganharam espaço no time. Para o primeiro semestre, a diretoria cruz-maltina não vai fazer grandes contratações, apenas vai negociar para a chegada de atletas para algumas posições consideradas carentes.

Jogadores que estavam emprestados, como o volante Léo Gago, os meias Jéfferson e Enrico, além do atacante Rodrigo Pimpão, devem voltar a fazer parte do elenco a pedido do técnico PC Gusmão, que avaliou o que poderá acontecer em 2011.

“A gente sempre toma s posições em conjunto. Logicamente que a parte de toda a negociação parte do Rodrigo Caetano e de toda a diretoria. A gente dá o nome, mas quando a situação vai para um lado onde vai ter que haver uma negociação, é com eles. Mas sempre em comum acordo. É dessa forma que a gente vem trilhando, que a gente vem caminhando. É dessa forma que a gente espera que a gente possa conseguir tudo o que a gente quer”, declarou.

Já o capitão Carlos Alberto, que conviveu com diversas lesões durante toda a temporada, espera que ano que vem possa ser diferente.

“O meu presente de aniversário e de Natal é que, ano que vem, eu tenha uma proteção maior não só para mim, mas para todos os companheiros e jogadores do futebol brasileiro. Este ano, no que diz respeito à parte física, foi ruim. Papai do Céu já me deu tanto, acho que não ter lesões é a única coisa que eu tenho para lhe pedir”, comentou. Até o momento, o Vasco anunciou dois nomes para 2011: o zagueiro Anderson Martins, ex-Vitória, e o atacante Marcel, que estava no Santos.

CAMPEONATO CARIOCA

16/01 – São Januário – Vasco 1 x 0 Tigres (Fagner)
20/01 – Engenhão – América 1 x 2 Vasco (Nilton e Carlos Alberto)
24/01 – Engenhão – Botafogo 0 x 6 Vasco (Dodô – 3, Philippe Coutinho – 2 e Léo Gago)
28/01 – São Januário – Vasco 4 x 0 Macaé (Léo Gago, Rafael Coelho, Nilton e Magno)
31/01 – Raulino de Oliveira – Friburguense 0 x 3 Vasco (Dodô – 3)
04/02 – Raulino de Oliveira – Resende 0 x 1 Vasco (Dodô)
07/02 – Sã Januário – Vasco 2 x 2 Madureira (Nilton e Thiago Martinelli)
13/02 – Maracanã – Vasco 0 (6) x 0 (5) Fluminense
21/02 – Maracanã – Vasco 0 x 2 Botafogo
28/02 – São Januário – Vasco 2 x 1 Volta Redonda – (Phillipe Coutinho e Élton)
03/03 – Engenhão – Bangu 0 x 2 Vasco (Dodô e Fernando)
07/03 – São Januário – Vasco 1 x 0 Boavista (Carlos Alberto)
14/03 – Maracanã – Flamengo 1 x 0 Vasco
20/03 – Engenhão – Olaria 1 x 0 Vasco
24/03 – São Januário – Vasco 2 x 3 Americano (Élton e Léo Gago)
28/03 – Maracanã – Vasco 3 x 0 Fluminense (Thiago Martinelli, Dodô e Fagner)
04/04 – Raulino de Oliveira – Duque de Caxias 3 x 4 Vasco (Dodô – 2, Fagner e Élton)
11/04 – Maracanã – Flamengo 2 x 1 Vasco (Thiago Martinelli)

COPA DO BRASIL

10/02 – Almeidão – Sousa-PB 1 x 2 Vasco (Tiago e Élton)
25/02 – São Januário – Vasco 0 x 0 Sousa-PB
17/03 – Nelson Feijó – ASA-AL 1 x 1 Vasco (Phillipe Coutinho)
31/03 – São Januário – Vasco 3 x 1 ASA-AL (Élton – 2 e Magno)
14/04 – Durival de Britto – Corinthians-PR 0 x 1 Vasco (Léo Gago)
21/04 – São Januário – Vasco 2 x 1 Corinthians-PR (Élton e Carlos Alberto)
28/04 – Barradão – Vitória-BA 2 x 0 Vasco
05/05 – São Januário – Vasco 3 x 1 Vitória-BA (Magno, Ramon e Carlos Alberto)

CAMPEONATO BRASILEIRO

09/05 – Mineirão – Atlético-MG 2 x 1 VASCO (Élton)
16/05 – São Januário – Vasco 0 x 0 Palmeiras
23/05 – Ressacada – Avaí 2 x 0 Vasco
27/05 – São Januário – Vasco 3 x 2 Internacional (Élton, Philippe Coutinho e Nilton)
30/05 – Engenhão – Botafogo 1 x 1 Vasco (Ernani)
03/06 – São Januário – Vasco 0 x 1 Guarani
06/06 – Vila Belmiro – Santos 4 x 0 Vasco
14/07 – Serra Dourada – Goiás 0 x 0 Vasco
17/07 – São Januário – Vasco 3 x 1 Atlético-PR (Jonathan, Nunes e Léo Gago)
21/07 – Olímpico – Grêmio 1 x 1 Vasco (Nunes)
24/07 – São Januário – Vasco 2 x 0 Atlético-GO (Nilton e Fumagalli)
01/08 – Maracanã – Flamengo 0 x 0 Vasco
08/08 – São Januário – Vasco 1 x 0 Vitória (Zé Roberto)
15/08 – Prudentão – Grêmio-SP 1 x 2 Vasco (Éder Luís e Nilton)
22/08 – Maracanã – Vasco 2 x 2 Fluminense (Éder Luís e Fagner)
25/08 – Morumbi – São Paulo 0 x 0 Vasco
28/08 – São Januário – Vasco 1 x 1 Cruzeiro (Zé Roberto)
04/09 – Castelão – Ceará 0 x 2 Vasco (Zé Roberto e Fellipe Bastos)
09/09 – São Januário – Vasco 1 x 1 Atlético-MG (Éder Luís)
12/09 – Pacaembu – Palmeiras 0 x 0 Vasco
16/09 – São Januário – Vasco 1 x 1 Avaí (Ramon)
19/09 – Beira-Rio – Internacional 1 x 0 Vasco
22/09 – Engenhão – Vasco 2 x 2 Botafogo (Ramon e Éder Luís)
25/09 – Brinco de Ouro – Guarani 1 x 0 Vasco
28/09 – São Januário – Vasco 3 x 1 Santos (Fagner, Felipe e Éder Luís)
01/10 – São Januário – Vasco 3 x 2 Goiás (Éder Luís, Max e Zé Roberto)
06/10 – Arena da Baixada – Atlético-PR 0 x 0 Vasco
09/10 – São Januário – Vasco 3 x 3 Grêmio (Éder Luís, Cesinha e Fellipe Bastos)
13/10 – São Januário – Vasco 2 x 0 Corinthians (Zé Roberto e Éder Luís)
17/10 – Serra Dourada – Atlético-GO 2 x 0 Vasco
24/10 – Engenhão – Vasco 1 x 1 Flamengo (Cesinha)
30/10 – Barradão – Vitória 4 x 2 Vasco (Nunes e Fumagalli)
04/11 – São Januário – Vasco 2 x 1 Grêmio-SP (Romulo – 2)
07/11 – Engenhão – Fluminense 1 x 0 Vasco
14/11 – São Januário – Vasco 1 x 1 São Paulo (Éder Luís)
21/11 – Arena do Jacaré – Cruzeiro 3 x 1 Vasco (Renato Augusto)
28/11 – Pacaembu – Corinthians 2 x 0 Vasco
05/12 – São Januário – Vasco 2 x 0 Ceará (Dedé e Bruno Paulo

COPA DA HORA

30/06 – Ressacada – Vasco 3 x 1 Avaí-SC (Dedé, Rafael Coelho e Léo Gago)
03/07 – Ressacada – Grêmio-RS 3 x 0 Vasco
05/07 – Ressacada – Vasco 3 x 2 Coritiba-PR (Thiago Martinelli, Allan e Fumagalli)

AMISTOSOS

13/01 – Engenheiro Araripe – Seleção Capixaba 1 x 1 Vasco (Fumagalli)
17/11 – Albertão – Vasco 1 x 0 Santos-SP (Rafael Coelho)

ESTATÍSTICAS

Jogos: 68
Vitórias: 30
Empates: 21
Derrotas: 17
Gols Pró: 96
Gols Contra: 72
Saldo: + 24

Artilheiros: Dodô: 11
Éder Luís: 9
Élton: 9
Léo Gago: 6
Nilton: 6
Fagner: 5
Philippe Coutinho: 5
Zé Roberto: 5
Carlos Alberto: 4
Fumagalli: 4
Thiago Martinelli: 4
Magno: 3
Nunes: 3
Rafael Coelho: 3
Ramon: 3
Cesinha: 2
Fellipe Bastos: 2
Romulo: 2
Dedé: 2
Allan: 1
Ernani: 1
Felipe: 1
Fernando: 1
Max: 1
Tiago: 1
Renato Augusto: 1
Bruno Paulo: 1

gazeta esportiva

Comente

Veja também
Praxedes em ação pelo Vasco contra o Corinthians
Praxedes pode deixar o Vasco em breve

A diretoria do Vasco da Gama tenta diminuir a folha salarial e estaria tentando devolver Praxedes ao Red Bull Bragantino.

Lucas Oliveira, zagueiro do Cruzeiro
Vasco tem interesse em Lucas Oliveira, zagueiro do Cruzeiro

O Vasco tem interesse na contratação de Lucas Oliveira, mas negociação é difícil pois o Cruzeiro quer vender o zagueiro.

São Januário recebe melhorias para o Brasileirão
Vasco fará 3 jogos contra times da parte baixa da tabela no Rio após clássico

Após enfrentar o Botafogo, o Vasco fará 3 jogos em São Januário contra times que estão na parte baixa da tabela do Brasileiro.

Jogadores do Vasco em jogo contra o São Paulo
Inteligência Artificial aponta técnico ideal para o Vasco

A Inteligência Artificial analisou o mercado e traçou o perfil ideal para o novo treinador do Vasco da Gama.

Emerson Rodríguez, atacante do Inter Miami
O que esperar de Emerson Rodríguez no Vasco? Jornalistas opinam

Jornalistas apontam qualidades e defeitos de Emerson Rodríguez, que será o novo reforço do ataque do Vasco da Gama.