Vasco retoma atividades do basquete; Gigante disputará torneio sub-22

O Vasco da Gama disputará o LDB Sub-22 para, posteriormente, poder voltar ao Novo Basquete Brasil, principal torneio do País.

Time de basquete do Vasco
Time de basquete do Vasco

O Club de Regatas Vasco da Gama retorna oficialmente com o basquete, após dois anos inativos. Projeto iniciado com as categorias de base visa a disputa da LDB sub-22 deste ano e, futuramente, o retorno ao Novo Basquete Brasil, conhecido como NBB.

Gegê Chaia, ex-atleta e multicampeão da NBB, está como coordenador técnico da pasta e Pedro Ortega vem como um dos apoiadores da modalidade sendo fundamental na captação de patrocinadores.

– A retomada do Vasco não é só uma retomada, é um processo. É reiniciar uma máquina. A gente precisa fazer a máquina girar pra chegar no objetivo que a gente quer. Eu acho que não faria sentido a gente voltar com o profissional primeiro já que o maior espelho são os meninos da base, os meninos mais novos, que almejam chegar no adulto. Acreditamos que o primeiro passo para essa retomada seria voltar com as atividades na base, que é o nosso ponto de equilíbrio. Nosso foco é que esses meninos que estão começando aqui hoje, daqui a 10 anos, possam estar fazendo parte de um time sub-22, de um elenco profissional.

O basquete retorna de maneira totalmente autossustentável e estruturado para que o Vasco volte a formar atletas para a modalidade e a figurar no cenário nacional. O cruzmaltino tem somado às suas conquistas dois Campeonatos Sul-Americanos de Clubes (1998 e 1999), duas Ligas Sul-Americanas de Basquete (1999 e 2000), dois Campeonatos Brasileiros (2000 e 2001) e 16 títulos do Carioca. Sabendo disso, o gestor Gegê comentou sobre a falta que fez o Vasco nas principais competições da modalidade.

– A gente sabe a grandeza do Vasco da Gama historicamente e também a grandeza do Vasco no basquete, em âmbito estadual, nacional e internacional. A falta que o Vasco fez na modalidade foi muito grande e comoveu muita gente, então desde o momento que surgiu a oportunidade de voltar com as atividades aqui, todo mundo que está participando dessa retomada se dedica 200% para fazer a coisa acontecer.

Gegê Chaia frisou também que uma das principais escolhas para essa retomada foi a escolha dos profissionais que estariam nesse start.

– A escolha foi feita pensando não somente no desenvolvimento esportivo dos meninos, mas também no desenvolvimento de vida de cada um deles, entendendo que isso influencia diretamente nos cidadãos que se tornarão. O Vasco oferece hoje no basquete uma estrutura de profissionais capacitados, dois ginásios aptos para receber treinos e jogos, material esportivo e histórias a serem escritas.

As categorias sub-13, sub-14 e sub-15 já estão em atividade disputando o Campeonato Estadual e o Vasco tem como próximo compromisso a disputa da LDB sub-22, com data de início em junho.

– Nossa ideia além de voltar com a modalidade é deixar um legado pro club com um trabalho sério, bem feito, profissional e entregue de maneira exemplar numa instituição grandiosíssima.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Mais sobre:Basquete
Comente

Veja também
Vasco encerra preparação para enfrentar o Corinthians

O Vasco da Gama realizou último treino antes do jogo contra Corinthians nesta sexta-feira, no CT do Palmeiras, em São Paulo.

Vasco e Flamengo fazem acordo e clássico será no Maracanã

O clássico entre Vasco e Flamengo pelo Brasileiro será disputado no Maracanã com divisão de 50/50 entre os torcedores.

Joel Santana analisa empate e mostra preocupação com futuro do Vasco

Ex-técnico do Vasco da Gama, Joel Santana analisa desempenho do time contra o Melgar, faz críticas e fala sobre o futuro.

Vasco tem grande missão em jogo contra Corinthians na Neo Química Arena

O Vasco da Gama enfrenta o Corinthians pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro e tenta quebrar tabu na Neo Química Arena.

Veja como está o trio de reforços estrangeiros do Vasco

Nuno Moreira é o que mais se adaptou ao time do Vasco, Garré ainda não engrenou e Loide não conseguiu ser titular.

Jogo entre Corinthians e Vasco terá operação especial de segurança

O jogo terá operação especial devido à rivalidade entre as torcidas organizadas e confusão no último duelo em Itaquera.

Crias do Corinthians, Adson, João Victor e Piton reforçam laços de amizade no Vasco

Adson, João Victor e Lucas Piton fortaleceram os laços de amizade no Vasco e reencontram o Corinthians neste sábado.

Contratados por Pedrinho em 2024 não emplacam no Vasco; Coutinho é exceção

Pedrinho contratou 6 jogadores no meio do ano passado, mas apenas Philippe Coutinho segue com espaço no Vasco.

Vasco é condenado a plantar quase 200 árvores; veja motivo

O Vasco da Gama não repôs o corte irregular de seis árvores feito na Sede Náutica da Lagoa. , há quase 20 anos.

Vasco treinará nesta sexta-feira no CT do Palmeiras

O elenco do Vasco já está em São Paulo para o jogo contra o Corinthians e treinará no CT do Palmeiras antes do duelo.

Sair da versão mobile