Vasco resolve pendências com renovações e deve avançar por reforços

Vasco da Gama organizou as negociações por extensão de vínculos do elenco e agora pode focar nas contratações de atletas.

Carlos Cuesta em clássico contra o Botafogo
Carlos Cuesta em clássico contra o Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

É com a mesma postura adotada desde que Pedrinho assumiu o futebol, de pés no chão e sem esbanjar nos gastos, que o Vasco trabalha nesta janela de transferências. A renovação do empréstimo de Carlos Cuesta, que fica até dezembro, foi o movimento mais recente e encerrou o pacote de urgências que precisavam ser resolvidas entre o fim de 2025 e o início de 2026.

Entre os jogadores do atual elenco com contrato perto do fim, faltava bater o martelo apenas no que diz respeito a Cuesta. O zagueiro colombiano estava emprestado somente até esta segunda-feira (dia 5), mas o Vasco ativou a cláusula de renovação do empréstimo mediante o pagamento de 1,5 milhão de euros (R$ 9,7 milhões) ao Galatasaray.

Ainda antes da virada do ano, a diretoria renovou com Puma, cujo vínculo estava prestes a acabar. O uruguaio fica no clube até dezembro de 2027. Já os outros atletas nesse pacote, como Paulinho e Maurício Lemos, foram comunicados de que não estavam nos planos e não são mais jogadores do Vasco.

Também houve o caso de Jean David, que tinha contrato até junho deste ano, mas chegou a um acordo com o clube para a rescisão. Outros jogadores podem ser incluídos na barca, com empréstimos ou saídas em definitivo, mas os cenários serão tratados sem a urgência de contratos prestes a serem encerrados.

Com a tranquilidade de saber com quem poderá ou não contar para 2026, o técnico Fernando Diniz se reapresentou nesta segunda ao lado dos jogadores do elenco principal para dar início à pré-temporada. Coutinho e Rayan, os únicos que não compareceram, são aguardados no CT Moacyr Barbosa nesta terça.

De fora para dentro

O Vasco tocava negociações com reforços paralelamente às conversas para renovações dos jogadores do elenco. Mas, com a permanência de Cuesta, o clube ao menos agora sabe que não vai precisar ir atrás de um zagueiro titular que atua pela direita, por exemplo. É nesse sentido que os planos foram destravados na janela.

Com a concordância de Pedrinho e sua diretoria, o executivo de futebol Admar Lopes planeja os movimentos nesta janela de dentro para fora. Dessa forma, sanadas as situações dos contratos, o clube deve intensificar as negociações por reforços de agora em diante.

A primeira contratação está encaminhada: o meia Johan Rojas, que se despediu do Monterrey e é aguardado no Rio de Janeiro nos próximos dias para assinar com o Vasco. O clube também ouviu uma contraproposta do Colo-Colo e mantém negociações pelo zagueiro Alan Saldivia, antigo desejo de Fernando Diniz.

As duas contratações respeitam o discurso de austeridade financeira e atendem aos moldes que o clube busca no mercado: empréstimos com opção ou obrigação de compra, de baixo custo. Diniz desenhou o cenário depois da derrota para o Corinthians na final da Copa do Brasil, no último jogo do Vasco na temporada:

Obviamente o maior ganho do time é a manutenção da base e depois repor pontualmente. Daquele jeito que vocês sabem, o Vasco tem dificuldade financeira. Todo mundo sabe. Não vamos contratar o Vitor Roque por 25 milhões de euros, ou Paulinho, do Atlético-MG, que é cria do Vasco. Vamos tentar fazer alguma coisa como fizemos na janela do meio do ano, quando fomos bastante assertivos, para poder pontualmente ajustar o elenco – disse.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco renova empréstimo de Cuesta; veja valores e tempo de contrato

Zagueiro colombiano do Vasco da Gama, Carlos Cuesta chegou no meio da temporada passada e rapidamente caiu nas graças da torcida.

Vasco se reapresenta sem suas 2 principais estrelas; veja motivo

Elenco do Vasco da Gama se reapresentou no CT Moacyr Barbosa e realizou a primeira atividade após as férias.

Colo-Colo aceita proposta e Vasco fica próximo de acerto com Alan Saldívia; veja valores

Vasco da Gama chega a um acordo com o Colo-Colo, vai adquirir Alan Saldivia em definitivo e zagueiro deve ser anunciado em breve; veja

Johan Rojas já tem data para se apresentar ao Vasco

Após acordo entre a gestão do Vasco da Gama e Monterrey, Johan Rojas atuará no futebol brasileiro e já tem data para chegar ao Rio de Janeiro.

5 jogadores são registrados no BID e podem voltar a jogar pelo Vasco

Com um time alternativo para o início do Campeonato Carioca, Vasco da Gama terá reforço de 5 jogadores que retornam de empréstimo; veja.

Veja como foi o desempenho de Maxime durante empréstimo ao Toronto

De volta ao Vasco da Gama, Maxime Domínguez tem passagem regular pelo Toronto, da MLS e será reavaliado; veja desempenho do suíço nos EUA.

Torcida do Vasco reage sobre acerto com Johan Rojas

Após acordo entre Vasco da Gama e Monterrey pela contratação de Johan Rojas, a torcida agita as redes sociais; veja.

Imprensa chilena crava acerto de Alan Saldivia com o Vasco

Um dos pedidos de Fernando Diniz, Alan Saldivia, do Colo-Colo, está muito perto de ser anunciado pelo Vasco da Gama.

Felipe faz pedido especial a Diniz após retorno de estrangeiro ao Vasco

Jogador suiço que estava emprestado ao futebol dos Estados Unidos, Maxime Dominguez retorna ao Vasco da Gama nesta temporada.

Vasco terá desafio financeiro nas primeiras rodadas do Carioca; entenda

Vasco da Gama estreia no Campeonato Carioca no próximo dia 15 de janeiro, contra a equipe do Maricá, em São Januário.