Vasco reproduz uniforme usado pelos Camisas Negras; veja fotos

Em homenagem ao centenário dos Camisas Negras, o Vasco da Gama reproduziu o uniforme usado pelo time na época.

Jogadores do Sub-20 com uniformes dos Camisas Negras
Jogadores do Sub-20 com uniformes dos Camisas Negras (Foto: Alexandre Cassiano)

Em homenagem ao centenário dos Camisas Negras, comemorado neste sábado, o Vasco reproduziu o uniforme do histórico time que conquistou o primeiro título carioca do clube, em 1923.

A equipe, formada por negros e pobres em sua maioria, fez história dentro de campo com uma campanha espetacular: 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Além do título, o Vasco marcou o nome na história com a luta para incluir negros e operários em um esporte até então elitista.

Para produzir as réplicas, o Vasco contratou o alfaiate e figurinista especialista em roupas históricas, Lucas Pocian, que, junto com o Centro de História do clube, analisou as fotos daquele time. Com base na pesquisa, o profissional reproduziu o design com o tecido usado na época. O uniforme completo foi refeito: camisa, calção, meião e chuteira. Lucas falou ao ge sobre o processo:

– O Walmer (Santana, historiador do Vasco) me trouxe informações muito importantes e foi fundamental. O tecido na camisa, por exemplo, era brilhoso e descobri que hoje equivale ao tafetá. As partes brancas eram de um tecido usado em roupas de bebê, que ainda é usado hoje. A camisa do goleiro é de tricô, tem gola alta, com o formato da cruz da época, com linhas bem evidentes – disse o figurinista, que acrescentou:

– O meião teve um trabalho de cortar e colocar as tiras. Corri atrás dessa matérias-primas. A Cruz de Malta é bordada a mão e depois costurada na camisa. Usei as tecnologias da época para reproduzir. A chuteira, em couro, foi feita por Antonio Gomes. A maior dificuldade foi entender a coloração por ser fotos em preto e branco. Executamos tudo em duas semanas, foi uma força-tarefa.

Vasco reproduz uniforme dos Camisas Negras em 1923 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

O Vasco preparou um ensaio em São Januário com jogadores da base vestindo os uniformes. Participaram o goleiro Phillipe Gabriel, o zagueiro Lyncon e o meia Lucas Eduardo. Na foto acima, Lyncon segura o quadro da “Resposta Histórica”, redigida em 1924 para informar da desistência de fazer parte da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), que só aceitaria a inscrição do Vasco caso o clube excluísse 12 de seus jogadores, em sua maioria negros e pobres.

Crias do Vasco com uniforme dos Camisas Negras em 1923 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Os uniformes ficarão expostos no Espaço Experiência do Vasco, na exposição “Centenário Camisas Negras”. Neste sábado, o clube preparou uma programação especial em São Januário para celebrar o centenário do primeiro título carioca. Familiares dos Camisas Negras estarão presentes e vão receber as réplicas das camisas produzidas pelo clube.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Camisas Negras
Comente

Veja também
Diniz promete conversa com Loide após gesto polêmico do atacante

Fernando Diniz e Loide Augusto se viram no meio de uma confusão na partida entre Vasco da Gama e Operário, pela Copa do Brasil.

Vasco mostra força mental para avançar na Copa do Brasil

Vasco da Gama estava virtualmente eliminado da Copa do Brasil, mas demonstrou psicológico forte diante do Operário-PR.

Vasco vive noite épica na Copa do Brasil, mas liga alerta na temporada

Vasco da Gama venceu o Operário-PR nos pênaltis depois de uma partida dramática e se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Vasco sofre pane no 2º tempo e Léo Jardim impede tragédia

Vasco da Gama venceu o Operário-PR nos pênaltis e conseguiu garantir vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Bronca com Loide e alívio: veja as reações de Diniz em classificação do Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz não parou à beira de campo a partida contra o Operário-PR na Copa do Brasil.

Diniz vê Vasco abaixo fisicamente e comenta irregularidade do time

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz avaliou a classificação do Cruzmaltino diante do Operário-PR pela Copa do Brasil.

Garré perde espaço no Vasco; Diniz comenta

Durante entrevista coletiva após classificação do Vasco da Gama, Fernando Diniz dá detalhes sobre a situação atual de Garré.

André Rizek vê Vasco dependente de São Januário e faz alerta

Segundo o apresentador do Sportv, São Januário é o verdadeiro craque que decide jogos para o Vasco da Gama.

DESP do Vasco se moderniza e reduz número de lesões

Com Gustavo Caldeira, Departamento de Saúde e Performance (DESP) do Vasco da Gama reduz número de lesões após se modernizar.

Diniz analisa vitória do Vasco nos pênaltis contra o Operário-PR; veja a entrevista

O técnico Fernando Diniz analisou o desempenho do Vasco da Gama abaixo contra o Operário-PR, pela Copa do Brasil.

Sair da versão mobile