Vasco repete enredo dramático do último Brasileiro

Vasco da Gama estacionou nos 42 pontos no Campeonato Brasileiro e ainda sonha com uma vaga na Libertadores.

Vasco x Juventude em São Januário
Vasco x Juventude em São Januário (Foto: Thiego Mattos)

O torcedor vascaíno tem vivido uma sensação de déjà-vu nesta edição do Campeonato Brasileiro. A campanha do Vasco em 2025 guarda semelhanças com a de 2024 — desde o início conturbado, passando pela reação no meio do campeonato, até a oscilação nas rodadas finais que ameaça frustrar novamente o sonho de uma vaga na Libertadores.

Em 2024, o Vasco começou o Brasileirão com o técnico Ramón Díaz no comando das sete primeiras rodadas, e depois teve uma breve passagem do português Álvaro Pacheco, que dirigiu o time entre a 7ª e a 10ª rodada. O início foi preocupante: em dez jogos, o Cruzmaltino somou apenas sete pontos e ocupava a 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento.

A virada começou quando o então auxiliar técnico, Rafael Paiva, assumiu o comando na 11ª rodada após a saída de Pacheco. Sob seu comando, o Vasco apresentou uma clara evolução e encerrou o primeiro turno com 26 pontos, já fora da zona e iniciando uma reação. A equipe chegou a flertar com a parte de cima da tabela, mas voltou a oscilar nas rodadas finais.

Na reta final do Brasileirão, após uma sequência de quatro derrotas consecutivas, Paiva foi demitido na 35ª rodada, e o então diretor técnico Felipe Loureiro assumiu o time nas últimas três partidas do campeonato. O Vasco terminou o Brasileirão de 2024 na 11ª colocação, com 50 pontos, encerrando uma temporada de altos e baixos, mas marcada pela recuperação após um início turbulento.

Em 2025, o roteiro voltou a se repetir — com nomes diferentes, mas dramas muito parecidos. O início do Brasileirão foi novamente turbulento, desta vez sob o comando de Fábio Carille, que não conseguiu dar regularidade à equipe nas primeiras rodadas. A mudança veio na nona rodada, com a chegada de Fernando Diniz, mas o impacto inicial também foi tímido: o Vasco seguiu oscilando e encerrou o primeiro turno com apenas 19 pontos em 19 jogos, ocupando a primeira posição fora da zona de rebaixamento.

A reação, contudo, ganharia força na segunda metade do campeonato. Com ajustes táticos, maior eficiência defensiva e um time mais equilibrado, o Vasco reencontrou o bom futebol e engatou uma sequência positiva no returno. Na 30ª rodada, o Gigante da Colina já figurava entre as três equipes que mais haviam pontuado na segunda metade da competição, reacendendo o ânimo da torcida e o sonho de uma arrancada semelhante à do ano anterior.

Hoje, após três derrotas seguidas nas últimas rodadas, o Vasco aparece em 10º lugar, com 43 pontos — desempenho quase idêntico ao do mesmo ponto em 2024. No returno, o time ocupa a 6ª colocação, com 23 pontos em 14 jogos, números que refletem a melhora, mas também a irregularidade de um time que ainda alterna bons e maus momentos.

A semelhança entre as campanhas vai além dos números. Em ambos os anos, o Vasco teve um início ruim, uma reação sustentada por quatro vitórias consecutivas e uma queda de desempenho nas rodadas finais, o que acabou custando uma vaga na Libertadores.

Resta saber se o Vasco conseguirá, desta vez, mudar o final do filme. A equipe demonstra evolução e competitividade sob Diniz, mas o torcedor cruz-maltino, que já viu esse filme antes, prefere aguardar — esperançoso de que, em 2025, o roteiro não termine da mesma forma.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Há 2 anos, Payet fez gol à la Dinamite no Vasco e emocionou a torcida; veja relatos

Ex-jogador do Vasco da Gama, Payet fez uma pintura contra o América-MG em dia de homenagens para Roberto Dinamite em São Januário.

Em alta fisicamente, Coutinho segue devendo participações em gols no Vasco

Craque do Vasco da Gama, Philippe Coutinho tem atuado com regularidade, mas sem conseguir números expressivos dentro de campo.

Vasco volta aos treinos e já prepara mudanças no time

Os jogadores do Vasco da Gama se reapresentaram nesta terça-feira, após dois dias de folga para a semana de treinos.

Vasco renova contrato com Walace Falcão até 2027

O Vasco da Gama acertou a renovação do contrato com Walace Falcão, zagueiro do Sub-20, até dezembro de 2027.

Reforço de R$ 15 milhões não engata em 2025 e vai para o fim da fila no Vasco

O meia argentino chegou para ser titular do Vasco, mas esteve apenas 10 minutos em campo nos últimos 90 dias

Paulo Henrique voltará da Seleção em avião de Leila Pereira

O lateral-direito Paulo Henrique retornará ao Brasil após jogo da Seleção no avião particular de Leila Pereira.

Carpini conta como motivou Nenê antes de jogo com o Vasco

Autor de um dos gols contra o Vasco da Gama na virada do Juventude, Nenê teve conversa inspiradora no vestiário.

Há 80 anos, Vasco conquistava o inédito título de ‘Terra e Mar’

Há exatos 80 anos, o Vasco da Gama conquistava pela primeira vez o título de futebol e remo, no emblemático ano de 1945.

Veja pontos que o Vasco precisa ajustar até a semifinal da Copa do Brasil

Vasco da Gama terá cinco jogos pelo Brasileiro antes da semifinal da Copa do Brasil contra o Fluminense; veja o que time precisa ajustar.

Saiba a média de jogos e quanto o Vasco pagará pelo aluguel do Nilton Santos

Vasco da Gama mandará seus jogos no Nilton Santos durante reforma de São Januário; saiba a média de jogos e valor do aluguel.