Vasco renova empréstimo de Cuesta; veja valores e tempo de contrato
Zagueiro colombiano do Vasco da Gama, Carlos Cuesta chegou no meio da temporada passada e rapidamente caiu nas graças da torcida.

O Vasco da Gama renovou o empréstimo do zagueiro Carlos Cuesta até o fim de 2026. O contrato anterior se encerraria nesta segunda-feira, mas havia uma cláusula prevista no acordo com o Galatasaray que permitia a extensão por mais uma temporada mediante o pagamento de 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 9,7 milhões) ao clube turco.
O novo vínculo já consta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF desta segunda-feira, oficializando a permanência do defensor. Além da renovação do empréstimo, o acordo entre Vasco e Galatasaray prevê a opção de compra definitiva dos direitos econômicos do jogador por 5,75 milhões de euros (aproximadamente R$ 36,6 milhões).
A permanência de Carlos Cuesta era um desejo da diretoria vascaína. O zagueiro de 26 anos tem a confiança do técnico Fernando Diniz e apresentou bom nível de rendimento nos quatro meses em que esteve no Clube, sendo considerado uma peça importante no sistema defensivo.
Apesar da avaliação positiva interna, Cuesta também enfrentou críticas de parte da torcida, especialmente após sua atuação no segundo jogo da final da Copa do Brasil, contra o Corinthians. Ainda assim, o entendimento da comissão técnica é de que o jogador tem potencial para seguir evoluindo com sequência e estabilidade.
A renovação do empréstimo faz parte de um planejamento mais amplo do Vasco, que trabalha para manter em definitivo atletas que chegaram por empréstimo na última janela de transferências. A ideia da diretoria é dar continuidade ao projeto esportivo e evitar mudanças bruscas no elenco.
Além de Cuesta, o Cruzmaltino também manifesta interesse em adquirir de forma definitiva o zagueiro Robert Renan e o atacante Andrés Gómez. A dupla, no entanto, ainda possui contrato vigente apenas até o fim de junho deste ano, o que mantém as negociações em aberto para os próximos meses.