Vasco reencontra o Sport na Ilha do Retiro 3 anos após confusão

Final antecipada por acesso à Série A e confusão marcaram o último encontro entre Vasco da Gama x Sport na Ilha do Retiro.

Jogadores do Sport correm em direção a Raniel após comemoração do gol
Jogadores do Sport correndo em direção a Raniel após comemoração do gol de empate do Vasco pela Série B 2022 (Foto: Rafael Vieira/AGIF)

A data era 16 de outubro de 2022. Vasco e Sport lutavam ferrenhamente pelo acesso à Série A do Brasileirão, quando se enfrentaram pela 35ª rodada da Segundona do citado ano. E, em jogo quente, com confusão e que sequer terminou, o Cruz-Maltino saiu com um importantíssimo empate em 1 a 1, mantendo a quarta colocação e, assim, a vantagem perante o rival pernambucano, que ficou estacionado em quinto com três pontos a menos que os cariocas.

Pouco menos de três anos depois, chegou a vez do Vasco voltar à casa do Sport, agora em jogo válido pela elite do futebol brasileiro. Será neste domingo (31), às 20h30, pela 22ª rodada do Brasileirão. Relembre com o Jogada10, então, como foi aquela epopeia na tarde pernambucana.

Jogo era “final antecipada”

O Vasco chegou para aquele jogo na quarta colocação, com 55 pontos. A quatro rodadas do fim da Série B, apenas o Cruzeiro tinha vaga assegurada na primeira divisão, já que abrira 20 pontos em relação ao quinto colocado. O Grêmio, em segundo, com 57, tinha vaga encaminhada. Já Bahia (terceiro, com 56), Vasco (quarto, com 55), Sport (quinto, com 52) e Ituano (sexto, com 51) lutavam ferrenhamente pelas vagas restantes ao acesso.

Assim, a Ilha do Retiro estava completamente abarrotada para o duelo em questão, válido pela 35ª rodada. Afinal, caso ganhasse, o Sport iria alcançar o Cruz-Maltino em pontos e em vitórias, ficando atrás apenas pelo saldo de gols. Facundo Labandeira, aos 20′ da etapa final, colocou o time da casa na frente, levando o estádio ao delírio.

No fim do prélio, porém, um “velho conhecido” da torcida do Sport seria o pivô de uma grande confusão. Afinal, o atacante Raniel, que saíra do banco no intervalo para o lugar de Nenê, tem história com o Santa Cruz, rival histórico do Leão. O à época camisa 9 do Vasco iniciara a carreira nas categorias de base do Santinha.

Dessa forma, com o Vasco atrás no placar, precisou sair para o ataque para buscar pelo menos um empate. Já aos 42′, Gabriel Pec chutou, Saulo deu rebote e derrubou Alex Teixeira na sequência do lance. Após sete minutos de revisão do VAR, o árbitro Raphael Claus optou por marcar pênalti a favor dos visitantes.

Confusão inicia após gol do Vasco

Calmo e sereno, Raniel foi para a bola e anotou o gol que deixaria tudo igual. Ao sair para comemorar em frente à torcida organizada do Sport, torcedores invadiram o gramado, iniciando uma gigantesca confusão. Não à toa, jogadores do Vasco foram correndo para o vestiário, com o árbitro encerrando o prélio antes do fim por conta da violência atrás do gol.

O STJD entrou na jogada, punindo o Sport com oito mandos de campo sem torcida. Além disso, uma punição de R$ 100 mil e também a perda dos pontos do jogo, declarando o Vasco vencedor por 3 a 0 (isso, a posteriori, ou seja, após o fim do torneio). No entanto, voltou atrás com parte da decisão, reduzindo para seis jogos de punição e voltando com o placar original do cotejo (1 a 1).

O empate serviu de excelente grado ao Cruz-Maltino, que terminaria a competição em quarto, com 62 pontos, e garantindo vaga de volta à Série A após dois anos na Segundona. O Sport, por sua vez, seguiu seu calvário, terminando em sétimo, com 57 pontos, e permanecendo mais dois anos na Segunda Divisão. Em 2024, porém, conquistou o sonhado acesso, retornando à elite após quatro anos longe.

Fonte: Jogada10

Comente

Veja também
CBF divulga parecer sobre lance polêmico em Vasco x Botafogo

Após lance polêmico em Vasco da Gama x Botafogo, CBF divulga parecer realizado pelo Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI).

Rayan na Europa: o que o jovem do Vasco pode oferecer ao Velho Continente

O Vasco da Gama trabalha nos bastidores para proteger os interesses do atleta e do Clube, diante das inúmeras sondagens.

Vídeos recentes de Cauan Barros: a nova promessa que encanta no Vasco

Uma nova joia da base está despontando, e o Vasco da Gama tem em mãos um volante que pode se tornar referência no meio-campo.

Vasco trabalha para ter Paulo Henrique contra o Botafogo

Vasco da Gama quer aproveitar a pausa no calendário para recuperar Paulo Henrique a tempo da decisão diante do Botafogo.

Além de Brayan Grance, Vasco negocia com Santos Torrealba, do Zamora

O Vasco da Gama negocia a chegada de Brayan Grance, volante do Olimpia, e Santos Torrealba, ponta do Zamora.

Vasco abre mão de R$ 1,3 milhão por quebra de contrato do América-MG

Vasco da Gama desistiu de cobrar quantia do América-MG por conta de um imbróglio judicial nas negociações de Cauan Barros e Matheus Henrique.

Diego Carlos no Vasco: veja como joga o zagueiro de salário milionário

Saiba os valores envolvidos, o perfil do jogador e o estágio atual da negociação do Vasco da Gama, que precisa reforçar a defesa.

Se o Vasco tivesse dinheiro: o time que Admar Lopes está moldando

Admar Lopes transforma o Vasco da Gama com estratégia ousada: veteranos experientes e jovens promessas se unem no projeto em curso.

Figueiredo vendido! Confira quanto o Vasco embolsa com negociação inesperada

Relembre também a trajetória do atacante em São Januário, seus gols marcantes e o papel do Vasco da Gama como formador de talentos.

Veja como foram as estreias do Robert Renan ao longo da carreira

Novo zagueiro do Vasco da Gama, Robert Renan pode fazer sua estreia neste domingo (31), contra o Sport, pelo Brasileiro.