Vasco reencontra o ABC na Copa do Brasil após 3 anos e tem bom retrospecto; números

O Vasco da Gama disputou 7 jogos contra o ABC pela Copa do Brasil, sendo 3 vitórias do Gigante, 3 empates e uma derrota.

Felipe em ação pelo Vasco contra o ABC pela 2ª fase da Copa do Brasil 2011
Felipe em ação pelo Vasco contra o ABC pela 2ª fase da Copa do Brasil 2011

ABC e Vasco se encontram pela quinta vez em uma Copa do Brasil. O Cruzmaltino avançou de fase em três oportunidades – 1994, 2011 e 2020 – e o time potiguar se classificou uma única vez – em 2014.

Em sete jogos pela competição, são três vitórias do Vasco, três empates e uma vitória do ABC.

O confronto desta vez será pela segunda fase do torneio, em jogo único, em São Januário, nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília). Não há vantagem para nenhum lado e, em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

O último encontro entre as duas equipes ocorreu em 2020, também pela segunda fase da Copa do Brasil. O Vasco venceu por 1 a 0 no Maracanã, com gol do argentino Germán Cano. A partida também ficou marcada por um gol “inacreditável” perdido pelo atacante Paulo Sérgio, do ABC, livre na pequena área.

O primeiro encontro entre as duas equipes no torneio ocorreu em 1994. O Vasco bateu o ABC por 2 a 0 no jogo de ida, realizado no antigo estádio Machadão, em Natal. Os gols foram marcados por Denner (que morreria no mesmo ano) e Valdir Bigode. Em 2011, em São Januário, o Cruzmaltino se classificou ao vencer por 2 a 1, de virada, em jogo que até hoje a torcida do ABC lamenta um pênalti marcado pelo árbitro Emerson de Almeida Ferreira.

A única vitória do ABC veio em 2014 – por 2 a 1, na Arena das Dunas, em Natal – e valeu a classificação para as quartas de final, consolidando a melhor campanha da equipe potiguar na competição. Esta também foi a única vez que o Alvinegro de Natal venceu o Vasco na história.

Histórico dos confrontos

  • 1994 – ABC 0 x 2 Vasco (Gols: Valdir e Denner) | Vasco 1 x 1 ABC (Gols: Valdir e Renílson)
  • 2011 – ABC 0 x 0 Vasco | Vasco 2 x 1 ABC (Gols: Alecsandro e Bernardo; Cascata)
  • 2014 – Vasco 1 x 1 ABC (Gols: Kleber e João Paulo) | ABC 2 x 1 Vasco (Gols: Madson e Marlon; Maxi Rodriguez)
  • 2020 – Vasco 1 x 0 ABC (Gol: Cano)

Veja vídeos

2011

2014

2020

Fonte: Globo Esporte

2 comentários
  • Responder

    Vasco jogando igual time de pelada aqui da minha rua esse time lixo do Vasco

  • Responder

    Vai toma no cu Vasco lixo

Comente

Veja também
Maurício Lemos sofre fratura na costela e não enfrenta o Sport

Maurício Lemos sofreu uma fratura na costela durante jogo contra o Puerto Cabello e será poupado neste sábado.

Raphael Vianna deixa o cargo de CFO do Vasco

Raphael Vianna deixou o cargo no Vasco por motivos familiares e teve seu desligamento formalizado nesta sexta-feira.

Olho no rival! Escalação do Sport para o jogo contra o Vasco

Confira a escalação do Sport para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, nem São Januário, pela 3ª rodada do Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Sport

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo deste sábado, contra o Sport, em São Januário, ela 3ª rodada do Brasileiro.

Sport tem 4 desfalques para o jogo contra o Vasco

O Sport enfrenta o Vasco da Gama neste sábado, às 21h, pela 3ª rodada do Brasileiro e tem 4 desfalques para o duelo.

Coutinho treina e deve ser titular contra o Sport; Adson pode ser relacionado

O meia Coutinho treinou normalmente e pode ser titular contra o Sport; Já Adson pode ficar no banco de reservas.

Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Sport

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Sport neste sábado, em São Januário, pela 3ª rodada do Brasileiro.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Sport

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Sport, válido pela 3ª rodada da Série A do Brasileiro.

Vasco tem o 2º valor médio de ingresso mais caro no início do Brasileiro 2025

O Vasco da Gama teve na partida contra o Santos pelo Brasileiro, o ticket médio em São Januário foi de R$ 74.

Paulo Henrique lamenta pouco tempo de preparação e projeta jogo contra o Sport

O lateral-direito Paulo Henrique mira do Vasco na partida contra o Sport, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.