Vasco reencontra o Nova Iguaçu de olho em quebrar tabu contra rival
Equipe do Nova Iguaçu será o próximo adversário do Vasco da Gama, em duelo válido pela segunda fase da Copa do Brasil.

Na primeira fase da Copa do Brasil, Fluminense e Vasco fizeram o dever de casa e venceram com sobras seus adversários. Enquanto o Vasco bateu o União Rondonópolis, do Mato Grosso, por 3 a 0, o Fluminense atropelou o paraense Águia de Marabá por 8 a 0 e empolgou seus torcedores. Na próxima fase da competição, no entanto, a tarefa será mais difícil,com adversários mais qualificados.
Com a moral elevada, o tricolor enfrentará o Caxias, do Rio Grade do Sul. O time gaúcho, que disputa a Série C, é semifinalista do Estadual, e decide no sábado uma vaga na decisão, precisando reverter o placar de 2 a 0 sofrido contra o Internacional no jogo de ida, em casa.
Em dez jogos, entre Gauchão e Copa do Brasil, a equipe tem apenas três derrotas, e um aproveitamento de 56,7%. A estatística é ligeiramente maior do que a do Fluminense, que já entrou em campo 12 vezes neste ano e tem aproveitamento de 55,6%.
A principal arma do Caxias é o meia Tomas Bastos. Camisa 10 clássico, o jogador tem como a principal característica os passes precisos para levar perigo ao adversário. Mas também fica atento para as oportunidades que surgem no ataque.
Ele marcou os dois gols da vitoria sobre o Dourados-MS e garantiu o avanço na Copa do Brasil. Tomas comemora seus gols apontando para o bigode, sua marca registrada.Na segunda fase, o Caxias vai receber o Fluminense no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Já o Vasco medirá forças contra um adversário bem conhecido. Destaque do Campeonato Carioca nos últimos anos, o Nova Iguaçu ficou a apenas um ponto de garantir a vaga nas semifinais desta edição, e desponta como o favorito a vencer a Taça Rio.
No retrospecto recente, o cruz-maltino leva a pior, com apenas uma vitória nos últimos cinco encontros — duas partidas foram vencidas pela Laranja da Baixada e duas terminaram empatadas. A disputa mais marcante foi em 2024, quando o Nova Iguaçu deixou o Vasco para trás nas semifinais do Carioca e avançou para a decisão.
No Estadual deste ano, as equipes se enfrentaram logo na primeira rodada e empataram em 1 a 1 — o cruz-maltino estava jogando com uma equipe alternativa enquanto os titulares realizavam pré-temporada. Mas essa não foi a única vez que o Nova Iguaçu impediu um dos quatro grandes de pontuar: a equipe venceu Flamengo e Botafogo, e perdeu apenas para o Fluminense. No ano, o aproveitamento no ano é de 52,8%.
Na Copa do Brasil, a Laranja da Baixada não tomou conhecimento do estreante Barcelona-RO, e carimbou o passaporte para a segunda fase com um 4 a 1 no placar. Nenhum jogador marcou mais de uma vez, o que reflete a característica coletiva do Nova Iguaçu.
Fonte: Extra